(Foto: Reprodução)
Blog trata dos principais assuntos que interessam
a todos que buscam um lugar mais digno para si
A coluna está em festa. Fomos procurados por Johnes Hebert, do blog Juventude BM, que trata dos principais assuntos que interessam não só a essa faixa etária, mas a todos que buscam um lugar mais digno para si. Assuntos como cultura, saúde, educação estão em pauta nos dois blogs. Em entrevista à “#FicaaDica!”, ele explica o motivo de insistir numa juventude tão banalizada e “ferida pela falta de cultura na região, principalmente em Barra Mansa”. Confira o bate-papo:
> O que é o Juventude Barra Mansa?
- É um blog pessoal que exponho minhas opiniões a respeito de assuntos do interesse dos jovens, como educação, cultura, política e outros temas. Assim como reproduzo matérias para informar os jovens de Barra Mansa em especial e aos jovens de Volta Redonda e região.
> Qual o intuito do blog? Para qual público é voltado?
- O blog é destinado a todos os públicos, tento focar mais os jovens em prol dos mesmos serem muito carentes de informação na cidade. O objetivo era apenas para poder transmitir informação e opinião, mas com o passar do tempo virou algo muito além, pois expresso opinião sempre, passo mensagem com foco informativo e hoje é um hobby que agrada a centenas e centenas de jovens diariamente.
> Como surgiu a ideia de criar um blog desse tipo?
(Foto: Divulgação)
Johnes Hebert: “O jovem não tem medo de arriscar,
de dar a volta por cima quando erra, de voltar atrás”
- A ideia surgiu após um período que eu não encontrava lugares específicos para poder me expressar na cidade, como fóruns de debate e outros. Então, fiz o blog para poder me expressar de forma rápida e transmitir mensagens informativas aos jovens da cidade. Não tinha em mente a dimensão e força que ele estaria a chegar como está. Em janeiro, completaremos três anos já com muito amor e dedicação.
> Se inspirou em alguém?
- Não. A ideia eu diria que brotou mesmo em prol da necessidade de falta de espaços específicos para poder falar, debater e discutir temas. E que não via na mídia tradicional as notícias que de fato interessam à juventude. A mídia tradicional na região não se adequou ao público jovem ainda. Ainda traz informação de interesse para pequenos grupos da sociedade e públicos distintos do qual o nosso blog defende.
> O que te motiva a lutar pelos direitos dos jovens, numa época em que tudo está tão banalizado?
- A juventude é banalizada como uma série de coisas e é maltratada pelo poder público municipal, tanto Executivo quanto Legislativo dos últimos anos em Barra Mansa. Quando digo que maltratam é porque não investem em educação, cultura, primeiro emprego, geração de renda, e nenhuma outra política pública. Por sinal, convido-os a ler o artigo que publiquei no blog sobre isso, que chama “A juventude de Barra Mansa merece e exigirá respeito”. E eu acredito que a juventude, não apenas de Barra Mansa, mas por um todo, seja o presente para mudanças e transformações que a sociedade necessita. O jovem não tem medo de arriscar, de dar a volta por cima quando erra, de voltar atrás. O jovem não provém de velhos vícios em diversos setores da sociedade, acredito que a juventude é o meio mais rápido para suprir uma demanda de mudanças que precisamos.
> Há algum movimento? Quem se interessar, como faz para participar?
- Há poucos movimentos na região com foco nos jovens. O movimento que acho bacana, pois é rápido e prático, é os jovens poderem nos mandar matérias do seu interesse para serem publicadas, é nos mandar temas para debate e, juntos, mobilizar nas redes sociais os anseios da juventude. Quem tiver interesse em ficar mais por dentro é só conferir o blog, e caso queira se comunicar conosco tem as redes sociais ou o formulário de acesso no portal.