(Fotos: Divulgação)
Em concorrida e inesquecível noite de posse, a AVL (Academia Voltarredondense Letras), fundada em 2005, empossou seus mais novos integrantes: Jean Carlos Gomes, Aline Reis e José Huguenin. Completou assim seu quadro de 35 acadêmicos. A solenidade aconteceu nas dependências do Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), Teatro II. Dezenas de pessoas foram prestigiar e dar boas vindas aos novos acadêmicos. Depois de compor a mesa e ouvirem os hinos Nacional e de Volta Redonda, os novos integrantes foram chamados para a posse, recebendo das mãos de seus padrinhos e madrinhas o diploma e a estola. Juntos fizeram o Compromisso Acadêmico e a reverência à bandeira da AVL.
Já empossado, o acadêmico, José Huguenin discursou em nome dos demais, uma fala te puro brilhantismo e de grande exaltação a inúmeros pontos pertinentes a esse momento histórico para as letras da Cidade do Aço. O nobre confrade fez a apresentação do site da Academia. Ao final, a apresentação do poema "Chaminé", da acadêmica Nelita Teixeira, pelos alunos da professora de teatro e acadêmica Stael de Oliveira. O encerramento foi com um delicioso coquetel e confraternização entre as cerca de cem pessoas que ali estiveram dividindo e sentindo um pouco da alegria dos novos acadêmicos pela importância da conquista, resultante da dedicação pelo gosto, produção e disseminação da literatura.
> Jair Gomes da Silva (cadeira 29) - O poeta, que morreu em dezembro de 2012, nasceu no interior de Minas Gerais, e precisou trabalhar desde muito cedo. Assim, foi para Volta Redonda, onde conseguiu estudar, casou-se, teve quatro filhos e, incentivado pela mulher, iniciou na poesia e não parou mais. Logo conquistou o reconhecimento, ingressou no Grêmio Literário de Autores Novos de Volta Redonda, participou de diversas coletâneas organizadas pelo Glan e ele mesmo foi organizador de duas coletâneas na entidade, mantendo-se em atividade desde a década de 80. Foi premiado no1º Concurso de Poesia do Projeto Volta Redonda, Sua História, Nossa História, recebeu distinção municipal pela significativa contribuição ao desenvolvimento cultural do município e o certificado francês de autenticidade, conferido à sua poesia "Águia negra guerreira". Ocupou a cadeira 29 da AVL, desde a sua fundação.
> Jean Carlos Gomes (atual ocupante da cadeira 29) - Este colunista nasceu em Volta Redonda, onde moro e trabalho. Dedico-me à produção e divulgação da poesia. Lancei meu primeiro livro em 1998, "Bolas de sabão", de sonetos e poemas, em parceria com Pedro Viana Filho, premiado escritor de saudosa memória. Sou poeta, editor, filatelista, integrante das Academias Barramansense de Letras, de História, Academia Evangélica de Letras do Brasil e da Academia de Artes e Ciências e Letras do Brasil. Já recebi inúmeras distinções culturais. Em 2008 lancei o livro de poesias "Cardápio poético". Sou idealizador das "Antologias Poéticas de Diversos Autores - Vozes de Aço", já no 16º volume e das "Coletâneas Século XXI", no 5º volume. Sou o titular da PoeArt Editora, que recentemente editou seu 30. livro.
> Aline Reis (atual ocupante da cadeira 18) - Nasceu em Brasília (DF), foi para Volta Redonda com 1 ano. Formou-se em letras - português e literaturas, tem especialização em literaturas de língua portuguesa (Brasil, Portugal e África), especialização em literatura Infanto-juvenil e é mestre em literatura brasileira, pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É professora de literatura, pesquisadora, tutora a distância, integrante do Núcleo Docente Estruturador (NDE) de uma das faculdades em que leciona, em Volta Redonda. Escreveu "Enzo", seu primeiro livro infantil, "Contos que eu conto" e "Ideias avulsas". É convidada do Instituto Oldemburg, no projeto O Rio de Machado de Assis e seus Poemas, com texto e discurso de abertura para a exposição sobre o referido escritor, em homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.
> Dora de Araújo Rocha (cadeira 17)
> José Augusto Oliveira Huguenin (atual ocupante da cadeira 17) - O professor é natural de Santa Rita da Floresta, Cantagalo, Estado do Rio. Casado com Juliane Yoneda Huguenin e tem um filho, Davi Yoneda Huguenin. Bacharel em física pela Universidade Federal Fluminense. É doutor em física pela Universidade Federal Fluminense, com estágio de doutorado no Laboratoire Kastler Brossel - Paris - França. É professor do quadro permanente, um dos fundadores e primeiro Diretor do Instituto de Ciências Exatas da Universidade da Federal Fluminense em Volta Redonda, onde mora. Tem publicados dezenas de artigos científicos. Escreve poesias desde a adolescência, tendo recebido vários prêmios literários com poesias e contos. É membro correspondente da Academia de Letras do Brasil - Seccional Araraquara (SP) e já participou de nove antologias. Publicou o livro de poesias "Vintém"; o livro de crônicas "De manga a jiló provei na terra onde me batizei"; e o livro de divulgação científica "Estranhezas e mitos da mecânica quântica".