Publicidade

RH

Solidariedade

Doutoraços do Riso e de tudo que vale a pena

Tendo a palhaçaria como arte principal, em menos de um ano grupo já conta com mais de 50 voluntários, com visitas em asilos, orfanatos e campanhas para arrecadação de alimentos

Colunistas  –  11/04/2016 11:13

Publicada: 20/01/2016 (19:23:49) . Atualizada: 11/04/2016 (11:13:56)

1

(Fotos: Divulgação)

Fazer o bem: Marcelo Reis, Wescley José, Rayane e Cláudia partilham do mesmo pensamento 

A origem da palavra Solidariedade vem do latim “solidare”, que significa etimologicamente “solidificar”. É a mesma origem do adjetivo “sólido”, significando consistência, que não é oco e que não se deixa destruir facilmente. Essa definição combina muito bem com o trabalho da equipe Doutoraço do Riso, que ainda não completou um ano de existência, mas o sucesso é enorme e, ao conversar com eles, é fácil perceber que cada um corresponde ao que se propõe quando o assunto é fazer a diferença na vida do semelhante. 

Marcelo Reis, o idealizador do grupo, conta que sempre gostou de fazer trabalhos voluntários totalmente livres de quaisquer fins lucrativos. Sempre sentiu a necessidade de que havia algo a ser feito pelo próximo. 

Movido pela ideia de concretizar esse sentimento e transformá-lo em ação, convidou seus amigos Wescley José, Rayane Garcia e Cláudia Leandro, que também partilhavam desse mesmo pensamento, para a formação do grupo. 

- Eu estava dirigindo e pensando em um nome para nos apresentarmos - diz Marcelo.

- Quando vi a logomarca da cidade de Volta Redonda impressa no ônibus, assimilei a curva do rio com um sorriso e assim nasceu o nome Doutoraço do Riso. Logo depois chegou a Simone Cury, que também já participava de outros movimentos sociais e se juntou a nós - acrescenta. 

2Tendo a palhaçaria como arte principal de entretenimento, muitas pessoas foram chegando para somar e hoje já contam com mais de 50 voluntários, com frequentes visitas em asilos, orfanatos, participação em campanhas para arrecadação de alimentos e outras doações. 

Pequenos gestos se tornam grandiosos quando empenhados pela motivação de ser capaz de se mover em direção ao benefício alheio. Seja um abraço “grátis”, um sorriso, uma conversa informal para a sorte de quem recebe e principalmente de quem doa. É uma via de mão dupla. 

- Senti uma diferença enorme na minha vida depois que passei a fazer esses trabalhos. Sinto-me muito melhor em todos os sentidos - conta Rayane Garcia. 

Alguns estudos revelam que, após a pessoa promover uma atitude solidária, o cérebro libera a substância endorfina, o que acaba provocando a sensação de felicidade. Diz-se que o prazer de quem pratica auxílio ao próximo é sempre maior do que a gratidão de quem o recebe.

Em tempos de isolamentos virtuais e descasos humanos explícitos, o comprometimento com as boas ações está mais aberto. Atualmente encontra-se mais pessoas dispostas ao trabalho da sensibilização e da suavidade das relações. O que é sólido não se deixa destruir facilmente, conforme já descrito acima, e não serão pelas dificuldades cotidianas que o Doutoraço do Riso deixará de fazer alguém sorrir e ampliar o lado positivo da vida que vale a pena ser conhecido e o lado bom do ser humano que vale a pena ser vivido.

> Contato: Facebook

Por Elisa Carvalho  –  elisacarvalho.br@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Rayane Garcia

    Muito orgulho em fazer parte dessa trupe linda! <3