Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Produções Literárias

Lançamentos de livros

Quatro obras ganham destaque no cenário cultural da região

Colunistas  –  26/03/2016 18:50

Publicada: 22/03/2016 (21:22:44)
Atualizada: 26/03/2016 (18:50:39) 
  • Luiza com os amigos escritores: José Fleming, Tito Rodrigues, Mércia Christani, Aline Reis, Silvia Helena, Antônio Pena e este colunista

  • Jean exibindo a página do livro com a devida homenagem a Luiza

  • Os livros lançados no Grebal

  • Alzira Ramos, José Fleming, Jean Carlos, Rozan Silva e Nikson Salem

  • Livro da Luiza

(Fotos: Divulgação)

Por ocasião do seu aniversário, a poeta Luiza Pettersen Marconi lançou, em 24 de janeiro, seu sexto livro de poesias, “Tempo de uma vida”, que traz em seu bojo suas vivências, relatos e fatos que essa escritora sempre iluminada consegue nos mostrar por meio de suas palavras cheias de encantamento e beleza, que tocam profundo em nossa alma. Foi um almoço de domingo realmente delicioso e inesquecível, onde amigos e parentes puderam prestigiar e ver mais uma vez que a cada estação nossa Poeta Maior vem superando com muita fé e determinação os inúmeros obstáculos vividos. O livro tem 150 páginas com quase cem textos. Abaixo um acróstico por mim escrito que consta no livro em sua homenagem: 

Exaltação à poeta Luiza 

Luminosidade intensa a cada estação,
Universo de experiências, de coisas boas,
Irmã de muitas causas e causos que viveu e vive,
Zelosa com seus feitos e afazeres, transmite uma
Amizade sincera para todos que a rodeiam... 

Poeta de grande beleza,
Está sempre encantando com suas palavras,
Transmitindo leveza...
Traduz suas inúmeras vivências,
Exala o amor ao próximo...
Realista com suas definições,
Sensata em suas decisões,
Exemplar em atitudes e ações,
Navega e viaja em muitas galáxias... 

Mulher guerreira, mãe dedicada, avó, bisavó,
Amiga caridosa, participativa em tudo,
Respeitada e admirada,
Conselheira em todas as horas,
Observa com clareza todas as suas
Nuanças que compõem com grandeza o seu
Imaginário que define suas Poesias!!! 

_______________________________________________________

Em 11 de março, pela passagem dos 41 anos de fundação do Grebal (Grêmio Barramansense de Letras), aconteceu o lançamento de três obras literárias que vieram enriquecer as letras e a história da nossa região. São elas: 

_______________________________________________________

- Antologia histórica da ABH - Academia Barramansense de História. O presidente da instituição, historiador Nikson Salem, enfatizou com maestria que é a maior conquista literária da ABH desde sua fundação em 1998. A Antologia apresenta trabalhos já publicados e inéditos que foram elaborados pelos acadêmicos e associados. Fatos e grandes personagens da história do município de Barra Mansa são registrados em diferentes modalidades da literatura, como por exemplo, na página 52, consta um poema de minha autoria de exaltação à cidade. Honra-me muito ser o ocupante da cadeira 35 da ABH desde 2008. O livro tem cem páginas com textos de 21 participantes que narram mais um capítulo de nossa história! 

- Trajetória - De Alzira Ramos. Nas palavras do prefaciador do livro, o acadêmico Rozan Silva, “ao percorrer as páginas do livro, o leitor iniciará uma deliciosa viagem no tempo em direção ao passado, e conhecerá um pouco do que era Barra Mansa, por meio das histórias vividas e contadas pela autora”. Dona Alzira que, apesar de sua vasta formação e muita informação, fez um discurso simples e com seu jeito peculiar encantou e emocionou a todos que a aplaudiram calorosamente. É o terceiro livro dessa cidadã valorosa, exemplo a ser seguido por todos nós. 

- Prosa e verso XVIII - Edição comemorativa dos 40 anos do Grebal. Tive a grande satisfação e missão de organizar e montar o livro em 2015, a convite do presidente do grêmio, escritor José Fleming, e da professora Matilde Diniz Lacerda. Seguindo os moldes já usados em edições anteriores: selecionamos (juntamente com o poeta, professor e revisor Antônio Pena), digitamos boa parte das obras que compõem esse livro que teve sabor e essência especial, pois encontramos expressões de escritores de idades, épocas e matizes variadas. Assim está dividido: Homenagem aos Presidentes (11), Grebalistas Presentes (55) e Grebalistas Ausentes (14). Com uma belíssima capa (foi feito um design com todas as capas anteriores) da artista plástica e escritora Maria Cristina de Souza Saeger. A obra de 128 páginas passa a ser uma das edições com mais participantes. Meus sinceros e eternos agradecimentos aos que me deram a oportunidade de ser, no ano passado, secretário executivo do Grebal. Na condição de grebalista desde 1998, jamais esquecerei, pois o nosso trabalho literário já é pautado com seriedade, respeito e credibilidade, tenho minha consciência de dever cumprido! 

> Veja neste link: Há quatro anos recebi da Câmara Federal uma das principais homenagens pelo nosso trabalho literário/social

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×