(Fotos: Divulgação e Jean Carlos Gomes)
O Salão do Livro foi realizado de 8 a 19 de junho, no Centro de Convenções Sul América, no Rio (RJ). Para crianças e jovens, este ano comemorou sua 18ª edição. Criado e organizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção brasileira do International Boardon Books for Youg People (IBBY), o Salão da FNLIJ já é um evento incorporado ao calendário anual do Rio de Janeiro. Com temas, produções, edições e variedades, ao longo dos 12 dias, crianças, jovens e adultos puderam visitar os espaços institucionais e os estandes das dezenas de editoras que participaram do salão.
A Espanha foi o país convidado e 12 representantes, entre escritores, ilustradores e especialistas em leitura e política do livro, participaram de atividades e apresentaram tanto a recente quanto a clássica literatura espanhola para crianças e jovens, aproveitando ainda a data dos 400 anos da morte de Miguel de Cervantes, autor de “Dom Quixote”.
Estive no sábado, 18, para mais uma missão literária: entrevistar a escritora Flávia Savary, que com atenção e carinho me recebeu. Ela é um dos maiores nomes da atualidade na literatura infanto-juvenil. A notável autora será homenageada no livro “II Coletânea viagem pela escrita” - com 50 autores. A obra é o resultado do II Concurso Nacional Viagem pela Escrita com participação de escritores de várias partes do país. Nesses dez anos de produção literária, será o 37º livro editado pela PoeArt Editora de Volta Redonda. Dentre os já homenageados por suas contribuições literário-culturais estão: Adahir Gonçalves Barbosa, Alan Carlos Rocha, Álvaro Alves de Faria, Clevane Pessoa, Flora Figueiredo, Gilberto Mendonça Teles, Maria Braga Horta (in memoriam), Maria José Bulhões Maldonado, Mauro Mota, Olga Savary, Oscar Niemeyer, Pedro Albeirice da Rocha e Pedro Viana. Confira um poema da homenageada que estará no livro:
Verbete
(Flávia Savary)
A palavra saudade
Só tem em português:
Bonita exclusividade
Ou triste insensatez?