Publicidade

Premiação 2026

Modificar Costumes

Reforma moral

Um processo contínuo de autoconhecimento da nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência

Colunistas  –  18/07/2016 10:07

5202

(Foto Ilustrativa) 

Faça uma viagem para dentro de si mesmo

 

Afinal, o que é reforma?
Toda reforma significa modificar algo já existente (formar novamente), procurando torná-lo melhor, já que ninguém em sã consciência modifica algo existente, transformando-o para pior.

Implica também em manter-se a estrutura básica, modificando apenas os acessórios, pois se for para refazer também a estrutura, então não é reforma, mas reconstrução.

O que é moral?
Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. Etimologicamente, o termo moral tem origem no latim “morales”, cujo significado é “relativo aos costumes”.

O que é reforma moral?
Modificar costumes, fazer uma viagem para dentro.

Por que é tão difícil a reforma moral pessoal?
Porque ela contraria a segunda lei da termodinâmica, que demonstra: “A ordem da natureza é a desordem, pois a desordem gasta menos energia e também tende para o menor gasto de energia na natureza”.

Sem dúvida alguma é muito mais fácil promover a reforma moral de meu semelhante, pois meu gasto de energia é muito menor.
Mudar o outro dá menos trabalho, ou então, ficar imóvel, não promover a reforma moral e esperar as “benção do céu”.
A reforma moral é um processo contínuo de autoconhecimento da nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência. 

_______________________________________________________

Muitos corações transformam o erro e a insatisfação em suas experiências em quedas lamentáveis e irrecuperáveis, quando a escola da vida é um gesto de sabedoria e complacência convidando-nos sempre a reerguer e recomeçar, perante todos os insucessos do caminho. 

_______________________________________________________

É a transformação do homem velho, carregado de tendências e erros seculares, no homem novo, atuante na implantação dos ensinamentos o Divino Mestre, dentro e fora de si.
No crescimento espiritual torna-se essencial distinguir o que são as dores do crescimento e as dores do martírio.

Não existe reforma moral sem sofrer, mas martírio é uma forma de autopunição, são “penitências psicológicas” que nos impomos, como se com isso estivéssemos melhorando.
Depende de cada um de nós a solução dos nossos problemas, mais uma vez lembremo-nos do Divino amigo Jesus quando ele nos disse:

Pedi e obtereis, buscai e achareis, batei e porta abrir-se vos-á.

Por Luiz Sérgio Teixeira Loques  –  luiz.loques@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×