(Fotos: PoeArt Editora VR)
> Evento destaca o diálogo sobre literatura, mecanismos de publicação e divulgação de obras
O I Encontro Sul Fluminense de Escritores foi realizado em 23 de julho, com grande sintonia literária, no Campus Aterrado da UFF (Universidade Federal Fluminense), em Volta Redonda. O aplaudido Encontro inseriu-se no âmbito do Projeto Cultura e Artes no Sul Fluminense, desenvolvido a partir da UFF, Campus Volta Redonda, com a parceria e co-organização da AVL (Academia Voltarredondense de Letras) e do UGB/Ferp (Centro Universitário Geraldo Di Biasi).
Esse importante evento teve como objetivo principal o intercâmbio e o diálogo entre escritores, leitores e estudantes sobre literatura, mecanismos de publicação e divulgação de obras, além de divulgar as obras dos escritores participantes.
Foram oferecidas atividades para escritores e leitores em geral, como oficinas de literatura; exposição literária; encontro de associações literárias; sarau de poesia, com apresentação muito descontraída do poeta Vinícius Brandão; declamação de poesias por seus respectivos autores; e, claro, o trio dos Circunlókios deu um show à parte. O Projeto Jequitibá de Poesia, coordenado pelo poeta José Prado, também se apresentou, proporcionando um passeio pelo mundo dos cordéis. A mesa-redonda contou com as participações da presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes; do editor e organizador do Prêmio SFX de Literatura, Cristóvão Cursino; do editor Marcelo Nogueira; e da escritora e jornalista Giovana Damaceno. Eles discutiram formas de publicação e divulgação de livros, formas alternativas de divulgação e a importância dos concursos literários.
Para finalizar, a entrega do Prêmio Maria José Maldonado de Literatura teve um toque de pura emoção e alegria ao lembrar essa grande escritora portuguesa que durante mais de 30 anos residiu em Volta Redonda. Este colunista, que foi durante anos seu amigo confidente, falou sobre a vida e a obra da poeta com muita satisfação.
Foi lançada a antologia que traz os textos premiados e também uma apresentação da obra de Maria José, que tive a satisfação de escrever, além, é, claro, de escolher alguns de seus poemas para compor a antologia inaugural do Prêmio. A antologia pode ser baixada gratuitamente no site da AVL.
Alguns autores destaque do concurso marcaram presença e, ao receberem seus referidos diplomas, falaram sobre a realização e a importância da escrita na vida pessoal com seus exemplos de vida que emocionaram muitos que estiveram ali.
Palmas para a literatura e já queremos mais!..
> Coordenadores do evento: José Huguenin, Gisele Wolkoff, Alexandre Batista e Aline Reis.