
(Foto Ilustrativa)
Feliz quem crê, sabe, vê e caminha firme
Iniciamos mais um vez nossa modesta reflexão com a passagem relatada por Mateus em 17:20, quando Jesus disse: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”.
Na verdade o que é a fé? A fé é a confiança da criatura em seus destinos? É o sentimento que nos eleva a crer na infinita bondade do criador? É a certeza de estar no caminho que vai ter a verdade? Penso que as três perguntas têm a resposta sim. Infelizmente, ainda para alguns, a fé é a crença em certos dogmas religiosos, aceitos sem exame.
Mas a verdadeira fé está na convicção que nos anima e nos arrebata para os ideais elevados. Há a fé em si próprio, em uma obra material qualquer, a fé política, a fé na pátria.
Mas aí surge outra pergunta: Como se adquire esta fé?
Ninguém adquire essa fé sem ter passado pelas tribulações da dúvida, sem ter padecido as angústias que embaraçam o caminho dos investigadores. Muitos param em esmorecida indecisão e flutuam longo tempo entre opostas correntezas. Feliz quem crê, sabe, vê e caminha firme. A fé então é profunda, inabalável, e habilita-o a superar os maiores obstáculos. Foi neste sentido que se disse que a fé transporta montanhas, pois, como tais, podem ser consideradas as dificuldades que encontramos no caminho, ou seja, as paixões, a ignorância, os preconceitos e o interesse material.
_______________________________________________________
Não podemos nos esquecer que Jesus falava aos corações dos homens, ao ser imortal, sua mensagem tinha um direcionamento à nossa essência espiritual e não à matéria física.
_______________________________________________________
Essencializados da ideia de que esta vida não é mais do que um instante no conjunto da existência integral, suportaremos, com paciência, os males inevitáveis que ela engendra. A perspectiva dos tempos que se nos abrem dar-nos-á o poder de dominar as mesquinharias presentes e de nos colocarmos acima dos vaivéns da fortuna. Assim, sentir-nos-emos mais livres e mais bem preparados para a luta.
Que a paz de Jesus esteja no seu coração hoje e sempre.