Publicidade

Premiação 2026

Reflexão

Evangelho e saúde

O filósofo romano Juvenal foi o primeiro a fazer a relação entre mente sã, corpo são

Colunistas  –  21/10/2016 11:07

5559

(Foto Ilustrativa)

Não há efeito sem causa, portanto é fundamental

agir sobre a causa e não simplesmente no efeito


          Publicada: 17/10/2016 (08:08:09)
          Atualizada: 21/10/2016 (12:07:24) 

A vivência diária do Evangelho de Jesus e dos princípios cristãos pode reduzir doenças e desequilíbrios, a partir do estudo da inter-relação entre os conceitos da ética cristã e da Ciência.

O princípio inteligente (espírito ou alma) é o agente responsável pelos sentimentos, pensamentos e emoções que modificam a química do corpo humano afetando o seu funcionamento, além, evidentemente, da alimentação e do estilo de vida. Mas fato é que, em larga escala, da qualidade dos sentimentos resultará seu bom ou mau desempenho.

Quando nos afastamos de Deus e de suas leis (mandamentos) utilizamos combustíveis inadequados, ou seja, ódio, egoísmo, orgulho, inveja, adoecemos e o funcionamento harmonioso do organismo começa a falhar.

Pense assim, o que aconteceria com um motor de automóvel de um carro flex, por exemplo, passasse a ser abastecido com óleo diesel como combustível? Funcionaria perfeitamente? 

______________________________________________________

Somos seres criados a imagem e semelhança de Deus e somente o combustível Amor é que nos permite ser saudáveis: física, espiritual, psicológica, social e ambiental. 

______________________________________________________

Por que a medicina tradicional muitas das vezes tem dificuldade em tratar as doenças?
Porque esta considera a doença como uma entidade isolada e soberana.

No conceito médico oriental a doença é inter-relacionada com todos os sistemas, com a mente, com as emoções e com o espírito, e não se desenvolve no organismo de forma independente. A doença apenas é um estado de desequilíbrio que nos força a lutar em direção ao equilíbrio. Sem ela, os mecanismos de sobrevivência da nossa própria espécie - como é o caso do nosso sistema imunológico - nunca teriam se desenvolvido.

Sem desafios e sem perturbações, não haveria escapadas para novos níveis de riqueza interior.
Lembramos que não há efeito sem causa, portanto é fundamental agir sobre a causa e não simplesmente no efeito.

Mas em que as palavras de Jesus podem mudar tal processo?
A ideia de Deus pode influenciar nossa saúde física e psicológica?
Podemos ter qualidade de vida na conturbada sociedade em que vivemos contrariando a ética cristã?

Quando nossas aspirações e a realidade entram em choque advém o sofrimento, e a repetição sistemática de frustrações e desprazer facilitam o surgimento de doenças.
Não há milagres.
Atingiremos um estado de equilíbrio físico e psíquico no momento em que melhorarmos a qualidade de nossos sentimentos e verdadeiramente ouvir com nosso coração o mandamento mais importante de Deus:

“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Ame o seu próximo como a si mesmo”.

Por Luiz Sérgio Teixeira Loques  –  luiz.loques@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×