
(Foto Ilustrativa)
A cura, na visão espiritual, é resultado de um
movimento pessoal, de um encontro do ser consigo
mesmo e com o Deus que habita em si
Publicada: 06/11/2016 (20:07:27)
Atualizada: 11/11/2016 (11:12:40)
Muitos estudiosos afirmam que a “Saúde é a harmonia da alma”, dando-nos a compreensão que o foco de atenção é o espírito imortal, viajante da eternidade, construtor de seu destino e mantenedor dos estados íntimos que constituem a saúde e a doença.
No dicionário a definição de saúde é: “O estado de harmonia entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital”.
A Harmonia significa sintonia com seu momento de vida, seu estágio de amadurecimento, suas necessidades psicológicas, sociais e biológicas, bem como integração com o meio e interação consciente e útil com a sociedade e o universo. Harmonia não depende de ausência de doenças, podendo se manifestar mesmo na presença destas e representa o resultado do plantio, a resposta da vida à busca consciente por sentido e significado mais profundos, por entendimento de si mesmo e seu papel no atual contexto de sua existência, mas, sobretudo, a consequência natural das ações no bem particular e coletivo.
______________________________________________________
Podemos, portanto, dizer que a saúde é a real conexão criatura-criador e a doença o contrário momentâneo de tal fato, remetendo-nos à reflexão da relação do ser com o Pai, com a fonte de sabedoria e supremo amor.
______________________________________________________
A cura, na visão espiritual, é resultado de um movimento pessoal, de um encontro do ser consigo mesmo e com o Deus que habita em si. Ela é fruto do despertar gradual que o espírito realiza enquanto caminha em direção à morada do Pai (sua intimidade), retornando ao seio daquele que é todo justiça, poder e bondade. É resultado da harmonia que é consequente ao esforço de auto-superação e desenvolvimento das potencialidades amorosas da alma, virtudes divinas existentes em gérmen na intimidade humana.
Em um sentido mais amplo, podemos então dizer que a cura do corpo físico é a eliminação da causa das doenças e a cura no sentido espiritual seria compreender que: as aflições, dores e doenças são grandes oportunidades de reencontro e reajustes perante as lei divinas?
Penso que não seria justo com um Deus de amor, entender que as aflições e doenças que passamos são frutos de castigos, oriundos dos pecados que cometemos.
Quem ama não castiga, compreende e perdoa sempre.
“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Mateus 5:4.”