Publicidade

Premiação 2026

Fases

Espero que não seja um fiasco!

Joguemos esse mantra pela janela todos os dias, e nos joguemos nos braços da vida, tirando o máximo proveito de todas as oportunidades dadas por ela

Colunistas  –  10/01/2017 12:32

5841

(Foto Ilustrativa)

A vida, severa e cruel professora, também

parabeniza e presenteia os mais aplicados

alunos com o melhor que possa oferecer

 

          Publicada: 01/01/2017 (22:29:03)
          Atualizada: 10/01/2017 (12:32:56) 

Guimarães Rosa já dizia, "viver é muito perigoso".

Perigo que se manifesta e nos deixa acuados quando nos deparamos com algo novo, escolhas importantes, e os grandes desafios dessa mesma vida, tão perigosa.

O que nos faz desejar, e de certa forma até mesmo entoar o famoso mantra, do "Espero que não seja um fiasco".

Lembro-me da primeira vez que me vi enfrentando de uma sala de aula; digo enfrentar, pois é essa a sensação, a do enfrentamento dos mais de 30 pares de olhos fixos em mim, mais a soma do silêncio de uma turma, que de antemão tinha certos receios com o professor substituto.

A faculdade não antecipa em nada essa experiência real, nenhum simpósio, seminário, café literário, entre outros encontros ou atividades, é capaz de dimensionar a realidade momentânea do que é estar pela primeira vez à frente de uma turma.

Confesso que o mantra foi entoado mentalmente várias e várias vezes, incansavelmente, até que finalmente um estalo, um simples "bom dia, Turma", fosse a chave de ignição que tirasse da inércia e dos mantras mentais aquele jovem professor que não se lembrava nem mesmo do próprio nome, tamanho era o desafio ali imposto.

Em outra situação, estava eu na fila do banco, algo corriqueiro, e uma garotinha, em seus sete ou oito anos, vira para sua mãe e diz: "Nossa, mamãe, aquele tio tá com a camisa do Batman!". A mãe da menina a cala imediatamente, poderia ter pensado que de alguma forma a repreenderia ou algo do tipo, mas aquela frase me colocou em estado de transe, absorto em meus pensamentos, como se naquele momento "a ficha tivesse caído" e eu agora tivesse noção de que não era mais um garotinho.

Todos nós passamos por essa fase na vida, ainda que não seja uma situação que possa ser de alguma forma reinventada, pois o tempo passa, simplesmente, queiramos nós ou não.

Assim pus-me a pensar como poderia reagir a essa nova fase da vida, e esperando que não fizesse dessa parte um fiasco, mas em seguida fui desperto pela Gerente, que não parava de chamar por meu número de atendimento.

_______________________________________________________

Parafrasear Vernon Law e dizer que a "experiência, ou seja, a vida é uma professora minimamente cruel, pois geralmente somos colocados à prova, para só em seguida aprendermos a lição", mas que isso não nos impeça de viver e trilhar esses caminhos, nos quais essa professora nos faz seguir muitas vezes ao acaso.

_______________________________________________________

E assim seguimos e devemos seguir, ainda que o caminho seja desconhecido, além do mais, sempre o será, e nos deixará mais uma vez, acuados, seja em uma primeira vez em frente a uma turma ou mesmo na primeira vez em que uma criança te chamar de tio, observando que sua idade já não é mais a de um jovem adolescente.

O grande risco de estar vivo é morrer, já dizia Guimarães.

Morrer, sendo vencido pelo jogo no qual a vida, como severa professora, nos obriga a jogar.

Joguemos então esse mantra pela janela todos os dias, e nos joguemos nos braços da vida, tirando o máximo proveito de todas as oportunidades dadas por ela, pois, a mesma severa e cruel professora também parabeniza e presenteia os mais aplicados alunos com o melhor que possa oferecer.

Por Vitor Netto  –  vitornetto.vh@gmail.com

8 Comentários

×

×

×

  • Mauro Henrique Silva

    Dobrar o pensamento sobre si próprio e reconhecer-se, que presente! Parabéns, professor, pelo encontro com a poesia nas coisas do dia-a-dia. Permita-se conservar essa candura depois que os dias já tiverem consumido muitos calendários! Esperando por mais olhares!

  • Mirian

    Parabéns por tão lindo despertamento que nos trouxe. Que venham mais pérolas para nós.

  • Mais comentários