Publicidade

RH

Olhar Errante

Ruan Campos

ruan.campos@hotmail.com

Moda & Publicidade

Estética e luxo nas fotos de Mario Testino

Com vasto acervo em sua carreira, fotógrafo registra o fascínio do mundo da moda em retratos, campanhas e editoriais; em 2012, fundou o MATE (Museo Mario Testino), que tem como principal objetivo promover artistas

Colunistas  –  24/06/2017 00:55

Publicada: 31/05/2017 (12:31:21) . Atualizada: 23/06/2017 (00:55:51)

1

(Fotos: Divulgação)

Grife visual: Sofisticação e espontaneidade são as marcas nos registros de Mario Testino 

Nome venerado no mundo da fotografia e da alta-costura, Mario Testino tem mais de 30 anos de carreira e uma trajetória profissional que o coloca entre os principais fotógrafos da indústria da moda e da publicidade. Com registros magníficos de celebridades e modelos como Kate Moss, Rihanna, Cristiano Ronaldo e a brasileira Gisele Bündchen, Mario Testino converge luxo, elegância e autenticidade em retratos, ensaios, propagandas e editoriais de moda em revistas renomadas ao redor do mundo.

Natural de Lima, no Peru, o fotógrafo atualmente vive em Londres, cidade que serviu de palco para Testino aperfeiçoar sua técnica fotográfica e ter contato com o mundo da moda, produzindo portfólios para modelos iniciantes em meados da década de 70.

Seus trabalhos já estamparam capas de revistas conhecidíssimas como “Vogue”, “V Magazine”, “Vannity Fail”, “Elle”, “Harpers Bazaar”, entre tantas outras magazines especializadas da indústria fashion. Marcas famosas como Chanel, Burberry, Gucci e Dior também já elegeram Mario Testino para fotografar editoriais luxuosos, ousados e imponentes. 

Tapete vermelho

Acostumado a cobrir eventos importantes como o baile de gala do Met, que acontece sempre no The Met (em inglês Metropolitan Museum of Art), em Nova York, e tem participação de grandes celebridades; Mario Testino conhece bem os bastidores de um dos mais agitados e aguardados eventos da atualidade. Com acesso livre e bem próximo de alguns famosos, o fotógrafo consegue registros que contam um pouco do glamour do red carpet.

Mais do que uma festa, o baile do Met foi criado em 1946 e tem como intuito angariar fundos para projetos de caridade. Ao longo das edições do evento, o Met já contou com nomes como Beyoncé, Angelina Jolie, Adriana Lima, Donatella Versace, Anne Hathaway, George Clooney, Naomi Campbell, Robert Pattinson entre outras inúmeras estrelas bem conhecidas do grande público. 

Origem Latina

Os lados nacionalista e solidário do fotógrafo também são características notáveis em sua personalidade. O Peru enfrentou fortes chuvas nos últimos meses, que já deixaram mais de 130 mortos, além de desabrigados e desaparecidos no país vizinho. A tragédia provocada pelo grande volume de água que atingiu os Andes e ocasionou uma avalanche de pedras e lama fez Mario Testino usar suas redes sociais para pedir ajuda aos milhares de desabrigados e desalojados de seu país de origem. Assim como o fotógrafo, outras celebridades também doaram quantias significativas para ajudar o Peru; como o cantor canadense e ídolo teen Justin Bieber, que doou U$$ 24 mil (mais de 70 mil reais).

Com cerca de 3 milhões de seguidores em sua conta no instagram, o fotógrafo tem postado informações sobre como ajudar as mais de 600 mil pessoas afetadas a superar essa tragédia que assola algumas regiões da costa norte do Peru. Uma atitude muito nobre e lúcida de Mario Testino em mostrar para milhões de seguidores através de suas redes sociais a dura realidade pela qual o país está passando.

Em Lima, Testino mantém o MATE (Museo Mario Testino), fundado no ano de 2012 e localizado em um antigo casarão no bairro de Barranco Lima, na capital peruana. Sem fins lucrativos, o museu busca ampliar o acesso do público às artes visuais, recebendo exposições de diversos artistas, além de manter coleções permanentes do fotógrafo. 

O DNA nas lentes

Astros da música pop e do rock também são outros rostos explorados pelo peruano. De Miley Cyrus a David Bowie, de Madonna a Mick Jagger, a presença da sensualidade mesmo que de forma rarefeita é visível em inúmeras fotografias, que pincelam e desenham com esplendor, sofisticação e espontaneidade registros com a marca e a categoria de Mario Testino, figura emblemática da fotografia de moda na contemporaneidade.

Atores e atrizes de Hollywood também posaram para ele, resultando em retratos marcantes e representativos da cultura pop. Cores, texturas e sensações são elementos presentes em seus trabalhos, ocupando locações e cenários grandiosos, magnificentes e inóspitos. Entre seus principais livros publicados está “Mario de Janeiro Testino” (2009), que carrega na capa a modelo Gisele Bündchen e tem como palco a praia de Copacabana. Apaixonado pelo Brasil, já realizou alguns editoriais no Rio de Janeiro, clicando nomes como Pablo Morais, Rômulo Neto e Cauã Reymond.

Mario Testino fulgura entre famosos e personalidades de países distintos. Recentemente, o fotógrafo captou a beleza da badalada modelo americana Kendall Jenner em um editorial para celebrar os 10 anos da revista “Vogue Índia”. As fotos causaram polêmica e a revista foi duramente criticada ao eleger uma americana para estampar a capa de comemoração da “Vogue” em terras da Ásia Meridional. Quem esperava ver um rosto indiano no editorial comandado por Mario Testino foi surpreendido.

Confira o making of da “Vogue”

Por Ruan Campos  –  ruan.campos@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×