Publicidade

RH

Movimento Otaku

Entrevista com o dublador Élcio Sodré, voz do Shiryu no Brasil

Um dos ícones da dublagem de animes, muito conhecido por seu trabalho em Cavaleiros do Zodíaco

Colunistas  –  05/08/2017 18:45

6523

(Foto: Reprodução do Site Oficial do Dublador)

“Os eventos estão cada vez mais ‘sofisticados’

e cheios de atração; e com isso fazem aumentar

o número de otakus pelo Brasil”

 

Tive a felicidade de entrevistar, com exclusividade, um dos ícones da dublagem de animes no Brasil: Élcio Sodré. Ele faz as vozes de Kakashi (Naruto), Shiryu (CDZ), entre outros. Na entrevista, fala sobre várias coisas e mostra que não é só mais um "cabeludo" no mundo da dublagem - tem muito a dizer aos jovens otakus. Espero que curtam.

Maicon Fagundes - Você tem a profissão de dublador há muitos anos, o que mudou na dublagem de quando começou para os dias atuais?

Élcio Sodré - Principalmente o progresso tecnológico e a demanda de trabalho com o aparecimento dos canais pagos. Com mais trabalho o elenco de dubladores também aumentou e a opção de vozes é maior.

Maicon Fagundes - Você é um dos dubladores mais conhecidos dos fãs de anime, por conta de ter dublado o Shiryu de Dragão em Cavaleiros do Zodíaco. Deve receber muitos convites de eventos em todo o país, desde o início desse “movimento otaku”. Quais são suas impressões sobre o início do movimento até os dias de hoje?

Élcio Sodré - Aumentou muito o número de eventos por todo o país e já tive a oportunidade de participar de muitos - este ano devo chegar no 100°. Os eventos estão cada vez mais “sofisticados” e cheios de atração. E com isso fazem aumentar o número de otakus pelo Brasil.

_______________________________________________________

"A quantidade de amantes da cultura japonesa de uma maneira geral aumenta gradativamente. Já é bem grande e já ocupa lugar de destaque entre os jovens brasileiros".

(Élcio Sodré - dublador)

_______________________________________________________

Maicon Fagundes - De todos os projetos de dublagem deve ter algum que você mais gostou de fazer, qual foi esse projeto e por que ele foi tão apaixonante?

Élcio Sodré - Difícil escolher um. Gosto de trabalhar, e muitos poderiam ser destacados. Cavaleiros do Zodíaco, pela repercussão, talvez mereça uma menção especial.

Maicon Fagundes - O que o Élcio Sodré gosta de ver na atual TV brasileira?

Élcio Sodré - Não vejo muita TV. Assisto a jogos de futebol e algumas séries da Warner.

Maicon Fagundes - A cultura no Brasil é uma área que nunca foi fácil de trabalhar, independentemente da modalidade dela. Você acha que a “cultura otaku” pode se encaixar nos padrões nacionais e se tornar um símbolo de cultura jovem no nosso país?

Élcio Sodré - Acho que a quantidade de amantes da cultura japonesa de uma maneira geral aumenta gradativamente. Acho que já é bem grande e já ocupa lugar de destaque entre os jovens brasileiros.

Maicon Fagundes - Vamos encerrar com perguntas rápidas:

. Anime preferido - Cavaleiros do Zodíaco, só por causa do meu amigo Shiryu.
. Filme preferido - Acho impossível ter um preferido, tem tantos filmes ótimos, adoro cinema.
. Livro preferido - Também li vários ótimos, e gosto dos romances que me despertam a vontade de saber o que tem na próxima página.
. Ídolo - Já deu pra perceber que não gosto muito de escolher um só, em nada. Meus ídolos vão mudando conforme os momentos da minha vida.
. Mensagem aos fãs - O que eu tenho a dizer para os fãs é que não os considero assim, os tenho como amigos. Só posso dizer... Muito obrigado pela consideração, pelo carinho.

_______________________________________________________

Por Maicon Fagundes  –  mdsf20@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×