Publicidade

Premiação 2026

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Giro Cultural...

Antônio Pena e Silvia Helena Xándy lançam livros

Títulos foram lançados na Flumisul, no estande do Grebal, com distribuição gratuita para quem foi prestigiar o evento

Colunistas  –  10/09/2017 09:45

Publicada: 22/08/2017 (20:19:44) . Atualizada: 10/09/2017 (09:45:44)
  • A escritora Silvia Helena com o seu marido, Fernando (Foto: Divulgação)

  • Silvia autografando seu livro para os amigos Vicente Melo e Margareth Santos (Foto: Divulgação)

  • O poeta e professor Antônio Pena autografando sua obra para o público (Foto: Grebal)

  • Os eleitos do Conselho Municipal de Cultura de Barra Mansa (Foto: PoeArt Editora)

  • Este colunista, titular da pasta de Literatura (Foto: PoeArt Editora)

  • O poeta e professor Antônio Pena autografando sua obra para o público (Foto: Grebal)

Duas novidades literárias. Antônio Pena e Silvia Helena Xándy lançaram seus livros na Flumisul, em Barra Mansa, no estande do Grebal, com distribuição gratuita para quem foi prestigiar o evento. Parabéns aos escritores e ao Grêmio Barramansense de Letras pela iniciativa!

Prosa e trovas

O livro de Antônio Pena reúne prosa e uma seleção de mais de cem trovas, extraídas dos livros “Sínteses”, “Cantigas para guardar” e um inédito: “Parca inspiração - Últimas redondilhas”. Também “Prólogos” é um apanhado de apresentações: resenhas e, em maior número, prefácios, os quais foram escritos para obras de escritores de nosso meio. Pequena seleta, em prosa e verso, dos poetas comentados, enriquece o livro. As trovas escolhidas são a depuração do versejar dos últimos anos do poeta, que, apreciador de alguns poemas de forma fixa, adere à redondilha, gênero cultivado, inclusive, por Fernando Pessoa. 

Roteiro poético 

Para elaborar esse livro, Silvia Helena Xándy viajou virtualmente para outros países em busca de novos caminhos da poética, além daqueles já conhecidos, como soneto, cordel, trova e a poesia moderna. Foi muito além do seu imaginário, visitando o berço dos antigos e novos estilos. Começou pelo Brasil, é claro, e se aventurou devagar até chegar ao exterior, quando então conheceu os novos poetas e seus países lindos, como a Itália, Península Ibérica, Porto Rico, Grécia, França, Malásia, Japão, Arábia. Daí o título desse livro “Roteiro poético”, por sinal um título muito instigante dentro da poética que é tão contagiante... Estudou muito para chegar até aqui. Foi um aprendizado tão profícuo que resolveu dividir com seus leitores esse resultado para que pudessem escrever também essas modalidades até então desconhecidas por ela e por muitos. Acreditem! Existem novas trilhas para se chegar à essência e à harmonização da palavra e da poética do amor, da religião, da sátira, da política, do sexo... Podemos fazê-lo sem medo, basta estudar. O importante é crescer e enriquecer literariamente, não se esquecendo é claro que o poeta tem a obrigação de relatar o que acontece em sua época por meio de sua escrita. 

Velhice
Clonix 

Inverno da vida
tecido em tricô,
último traje a rigor. 

Rubai 

Nem sempre a solidão me apavora
nem mesmo essa vida de nove hora.
Só o vigor dos anos que voam,
e me faz envelhecer como agora.

(Silvia Helena Xándy)

Fórum Municipal de Cultura 

O Fórum Municipal de Cultura foi realizado no sábado, 19, na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. Dentre muitos assuntos propostos, discutidos e aprovados, aconteceu a eleição dos novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura (titulares e suplentes). Estou muito feliz e honrado, pois fui eleito para ocupar a pasta como titular na cadeira de Literatura, fazendo com que sejamos e possamos ser cada vez mais proponentes de ideais e ações que realmente dinamizem e fomentem a cultura, em especial a Literatura, como ferramenta de desenvolvimento e transformação social! E vamos ao trabalho...

_______________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×