(Fotos: Divulgação/PoeArt Editora)
A união de quatro autores grebalistas
O lançamento do livro “19 contos contados e 1 cordel” aconteceu na noite de 22 de setembro, na sede do Grebal (Grêmio Barramansense de Letras). A obra nasceu da união de quatro autores grebalistas, Asséde Paiva, Dirceu Avellar (que por motivos de saúde não pôde comparecer, mas foi representado por familiares), José Fleming e Rozan Silva. Eles se uniram para produzir a obra: contos do cotidiano, de suspense, de ciganos e surreais. Fechando o livro, um belo cordel de Asséde Paiva, intitulado “Rosa - a ciganinha”, com 97 estrofes, 19 contos contados e um cordel. Com prefácio aprofundado do professor e poeta Antônio Oliveira Pena, eis uma pequena parte desse trabalho:
“Ao se editar, no entanto, esta coletânea, intitulada ‘Contos contados’, cujo propósito é dar a lume escritos que não foram feitos senão por e para entretenimento, não se pensou evidentemente em nenhum outro sentido, inclusive didático, já que, pelo fato de se tratar aqui de um único gênero: o conto - à exceção de um trabalho intitulado ‘Rosa’ - poder-se-ia considerar a obra de caráter instrutivo, por apontar características comuns aos textos selecionados, mais ainda pelo motivo de terem sido escritos não por um, mas por quatro escritores, o que permitiria a comparação de um trabalho com outro, ao que se somaria, ainda, a possibilidade de terem alguns exemplares da obra lugar numa biblioteca municipal ou escolar. Bom que se ressalte que há certa confus& atilde; o, à falta de um termo mais apropriado por um lapso nosso, entre o que se denomina crônica e o que se denomina conto, de maneira que mesmo em antologias de grandes editoras já pudemos observar uma crônica passar-se por conto, ou o contrário, devido à semelhança entre os dois gêneros. O livro pode ser baixado gratuitamente, no portal do Grebal”.
O roteiro poético de Silvia Xándy
A escritora e ativista cultural Silvia Helena Xándy lançou, em 29 de setembro, na Biblioteca Municipal Raul Leoni, em Volta Redonda, seu livro “Roteiro poético”. O lançamento foi conduzido pelo talentoso escritor Márcio Marinho Nogueira, que muito exaltou o trabalho literário de Silvia, de grande importância para a literatura de Volta Redonda e esse seu “Roteiro” muito bem pensado, construído, constituído. Na apresentação, alguns amigos poetas declamaram poemas que estão na obra. A autora encarou o livro de poemas como um desafio, já que até então dedicava-se mais à prosa. Viajou virtualmente para outros países em busca de novos caminhos da poética, além daqueles já conhecidos como soneto, cordel, trova e a poesia moderna. Foi muito além do seu imaginário, visitando o berço dos antigos e novos estilos. Começou pelo Brasil, é claro, e se aventurou devagar até chegar ao exterior quando então conheceu os novos poetas e seus países lindos. Daí o título desse livro “Roteiro poético”, por sinal um título muito instigante dentro da poética que é tão contagiante... Acreditem! Existem novas trilhas para se chegar à essência e à harmonização da palavra e da poética do amor, da religião, da sátira, da política, do sexo... Podemos fazê-lo sem medo, basta estudar. O importante é crescer e enriquecer literariamente, não se esquecendo é claro que o poeta tem a obrigação de relatar o que acontece em sua época por meio de sua escrita.
Oliani lança quatro livros em uma única vez
Na tarde de 30 de setembro, na Biblioteca Popular da Tijuca - RJ, um sábado chuvoso, porém muito harmonioso e produtivo, foram lançados os livros “Tríade” (poemas, coautoria com os poetas Cláudia Brino e Vieira Vivo); “Triste fim de AHFT” (teatro, em coautoria com Maria Rosa César); “Com a mão na botija” (teatro) e “Over the smile of death” (teatro, em inglês), de Luiz Otávio Oliani. O autor mais uma vez deu prova de sua versatilidade/ousadia e persistência em favor da divulgação e propagação da literatura, lançando quatro obras em uma única vez. Oliani, que também é professor, podemos dizer, também é um poeta internacional, pois recentemente esteve em Portugal divulgando seus livros nas terras de nossos irmãos, sob a regência fabulosa do poeta imortal Fernando Pessoa. Dono de uma produção literária já com mais de dez livros publicados, articulado/articulista, conhecedor da escrita e de seus feitores, aclamado e da plêiade de amizade de grandes nomes da literatura brasileira, a cada trabalho produzido vem deixando suas marcas, seus registros, sua forma direta e enxuta de falar, encantar e conquistar por meio dos seus libelos literários. O s livros foram editados pelas Costelas Felinas/Livros artesanais de São Vicente - SP. Clique e confira mais informações.