(Fotos: PoeArt Editora)
Concurso - Barra Mansa
A Fundação de Cultura de Barra Mansa por meio do seu superintendente, Bravo, juntamente com a vice-prefeita, professora Fátima Lima, parabenizaram os premiados e outorgaram seus respectivos diplomas, assim como para os integrantes da comissão avaliadora e a nossa participação como correalizadores do concurso. A cerimônia aconteceu na sexta-feira, 6 de outubro, às 19h, na Biblioteca Municipal Professora Adelaide da Cunha Franco - Palácio Barão de Guapy, no Centro da cidade. As declamações dos poemas foram feitas pelo poeta e ator Albino Grecco. Foram mais de 550 obras inscritas de escritores de língua portuguesa residentes em 25 estados brasileiros e em Portugal, Irlanda, Moçambique e Japão. Foram selecionados dez autores de Barra Mansa e dez de outras localidades para receber o Diploma de Escritor da Biblioteca Adelaide Franco na categoria Poesia. Compareceram alguns dos premiados de Barra Mansa e uma de âmbito nacional. Aos componentes da comissão avaliadora (Eliane Lacerda, Elizabeth Camargo, José Huguenin, Julia Tardem, Menulfo Nery Bezerra e Silvia Helena Xándy) os nossos agradecimentos e o reconhecimento pelo efetivo trabalho de promoção da cultura.
Grêmio Barra-mansense de Letras
No sábado, 7, realizou-se mais uma concorrida e já tradicional edição do Sarau Literário/Musical do Grebal (Grêmio Barra-mansense de Letras). O evento, como sempre, contou com muita poesia declamada por poetas e declamadores e o som agradável do músico Abrahao Lincoln Graciosa Machado, partícipe desde o início dos saraus da instituição. Ao final, como já é de costume, foram servidas algumas guloseimas para os momentos de descontração e bate-papo dos convidados em mais uma tarde/noite regada com muita poesia e música para nos inspirarem. A próxima edição do Sarau Literário/Musical será realizado em 4 de novembro, sábado, a partir das 17h. Nessa edição também tão especial, será comemorado o aniversário do poeta grebalista e editor Jean Carlos Gomes (este colunista). Então, você não pode deixar de participar desse encontro de poetas da região com suas poesias encantadoras. Clique e confira mais informações.
Apresentação do projeto ALira
Na manhã de 18 de outubro, aconteceu mais uma bem sucedida apresentação do ALira. Desta vez, foi no Ciep 295 Professora Glória Roussin Guedes Pinto, no bairro Retiro, em Volta Redonda. Muita poesia, música, descontração e sintonia total embalaram as dezenas de alunos, professores e demais convidados que foram prestigiar esse acontecimento de grande importância sócio-cultural. Apresentar-se, ouvir, descobrir e incentivar novos e jovens talentos sempre é algo de grandeza impagável que só faz com que cresçamos cada dia mais como fomentadores de boas ideias e ações. O projeto ALira, liderado pelo artista e advogado Rafael Clodomiro, está circulando em 24 escolas públicas estaduais de oito cidades do Sul Fluminense (Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Piraí, Quatis, Valença, Vassouras e Volta Redonda), com apresentações para os alunos do ensino médio. Faz parte do Programa Territórios Culturais RJ/Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica. As escolas escolhidas são as localizadas em periferias, critério principal de seleção, a fim de oportunizar a esses estudantes, muitas vezes esquecidos e ignorados, um espaço de manifestação de pensamentos, ideias e sentimentos, por meio da poesia e da música. Meu nobre amigo poeta Rafael, muitíssimo honrado com seu convite para participar desse momento tão poético e harmonioso que foi para todos nós!