Publicidade

Premiação 2026

Olhar Errante

Ruan Campos

ruan.campos@hotmail.com

Período Fértil

Destaques do universo fotográfico

Confira algumas notas que contam um pouco das novidades e sobre o que é relevante no universo da fotografia

Colunistas  –  10/11/2017 20:09

Publicada: 02/11/2017 (17:32:40) . Atualizada: 10/11/2017 (20:09:27)

Exposições, programa de TV e websérie são algumas das plataformas que revelam um período fértil de produção fotográfica nos últimos dias no Brasil.       

Arte na Fotografia no Canal Arte 1

1

Estreia neste domingo, 5, no canal a cabo Arte 1, o programa “Arte na fotografia”, focado em acompanhar a jornada de seis participantes, dividido em episódios com temáticas variadas. Com um formato diferenciado, contará com a participação de Eder Chiodetto e Claudio Feijó, profissionais do campo da imagem, que terão como objetivo orientar os participantes, além de revelar e premiar novos talentos nessa jornada fotográfica. A apresentação fica por conta da atriz e apresentadora Thalma de Freitas.

Memória afetiva em Resende

A exposição “Memória afetiva”, da fotógrafa Isabel Machado, retrata a relação de afeto de adultos com objetos de infância. Por meio de retratos, a fotógrafa captou homens e mulheres acima dos 30 anos com objetos que eram febre nas décadas de 70 e 80. Entre as peças estão livros, playmobil, Topo Gigio e bonecas. A classificação da exposição é livre, com entrada franca e fica exposta no Espaço Z, em Resende. Anota aí! A expo segue até o dia 14 de novembro. 

Talentos da Cidade do Aço

2

Natural de Volta Redonda, o fotógrafo Leonardo Avelino circula por diferentes gêneros dentro da fotografia, com destaque especial para retratos e fotografias ligadas à cena do skate. Vale a pena ficar ligado e acompanhar o trabalho de Avelino nas redes sociais.

Walter Firmo - Um passeio pela nobreza

Com 14 fotografias que percorrem universos distintos e cenas do cotidiano brasileiro, o fotógrafo carioca Walter Firmo expõe imagens icônicas de figuras da música/cultura popular brasileira como Chico Buarque, Cartola, Dona Ivone Lara, entre outras. A exposição “Walter Firmo - Um passeio pela nobreza” está na Galeria Mario Cohen de segunda a sábado, na capital paulista, até o dia 18 de novembro. Imperdível!

Fotógrafas brasileiras

Grupo criado por mulheres ligadas à fotografia em todo o país, já conta com a participação e colaboração de mais de 500 profissionais espalhadas em todos os estados do Brasil. O objetivo do grupo é dar visibilidade à atuação das mulheres no universo da fotografia brasileira, além de realizar um levantamento histórico e lançar um livro com imagens feitas por essas fotógrafas. Por trás do projeto, nomes conhecidos na cena fotográfica como: Wania Corredo, Simone Marinho e Márcia Folleto. Muito bacana e necessária a ideia de reunir fotógrafas e reforçar o valor e a produção feminina na fotografia brasileira.     

Websérie “No olhar” chega à 2ª temporada

3

Criada em 2014, a websérie “No olhar”, que fala sobre fotojornalismo e os principais nomes da fotografia nacional, já está disponível no YouTube com dois episódios da nova temporada que contam com a participação do cineasta e fotógrafo Walter Carvalho e a doutora e crítica de fotografia Simonetta Persichetti. Ao longo dos episódios, o público ainda vai conferir histórias de profissionais como Tiago Santana, Flávio Damm e Kazuo Okubo.

Lama no Rio Doce

Considerado com um dos maiores desastres ambientais do Brasil, a tragédia ocorrida em 2015, no distrito de Bento Rodrigues, localizado na cidade histórica de Mariana (MG), é relembrada em duas exposições fotográficas, que estão em cartaz no Rio e em São Paulo. As fotógrafas Ana Carolina Fernandes, Kitty Paranaguá e Anna Kahn acertaram em abordar a temática da impunidade e de crimes ambientais que se arrastam por anos e envolvem as empresas Samarco, Vale e australiana BHP Billiton. As fotografias na exposição “Eles já sabiam” são de períodos diferentes e a abertura acontece neste domingo, 5, no Ateliê Oriente, no Rio.

Já em Sampa, o público poderá conferir a exposição coletiva “De regência a Mariana”, que documenta a memória e os estragos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. A abertura também é no domingo, na DOC Galeria.

_______________________________________________________

Por Ruan Campos  –  ruan.campos@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×