Publicidade

RH

Presente de Fim de Ano

Vale dos Vergéis, o coral que vai além da música

Uma das propostas do trabalho do grupo em Barra Mansa é melhorar a qualidade de vida de seus integrantes, além das funções cultural e festiva

Colunistas  –  08/12/2017 10:15

6847

(Foto: Divulgação) 

Grupo é misto, com pessoas de diversas idades


          Publicada: 18/11/2017 (12:08:58)
          Atualizada: 08/12/2017 (10:15:36)

Barra Mansa está ganhando um grande presente neste fim de ano. A cidade, que andou adormecida em alguns quesitos culturais durante anos, vem renascendo em diversas artes, como por exemplo, o teatro, a fotografia e a música. O presente deste ano, ainda que no finalzinho dele, fica por conta do coral Vale dos Vergéis. Segundo Bruno Maia, um dos coordenadores do coral, o nome faz alusão à história da cidade, bem como à sua geografia composta por vales e, outrora, por pomares. Além de Bruno Maia, que coordena o coral, ele é regido por Ana Paula Pereira, que também é preparadora vocal do grupo, e, apesar da pouca idade, sua experiência com música é extensa, e seu currículo, vasto - o que empresta ao coral uma gama de possibilidades de sucesso. 

O grupo tem se dedicado bastante, e sua estreia oficial está prevista para agosto de 2018 com o tema “Brasil”. Mas, enquanto isso, neste fim de ano fará uma mostra na cidade. Será uma pré-estreia, em 9 de dezembro às 19h30, na casa do Papai Noel, e no dia 17 de dezembro, às 15h, no Centro Espírita Bezerra de Menezes, na Rua Santos Dumont, próximo à antiga delegacia policial. 

O coral tem entre suas propostas melhorar a qualidade de vida de seus integrantes, pois os benefícios são vários: a melhoria da saúde vocal, tais como aspereza, rouquidão, necessidade de reabastecimento de ar (os exercícios respiratórios atuam também nos pulmões, melhorando a capacidade deles) e redução na velocidade da fala.

_______________________________________________________

Em tempos modernos, onde impera um inimigo silencioso e devastador, a depressão, o envolvimento com o coral e a participação efetiva em todas as suas atividades funcionam também como um remédio antidepressivo. 

_______________________________________________________

Cantar, em grupo, exerce, além de uma função terapêutica para muitos, principalmente para as pessoas com mais idade, que já apresentam perda da flexibilidade das pregas vocais, também tem funções cultural e festiva, pois, fortalece as relações interpessoais, ou seja, a integração entre as pessoas.

Não obstante às condições do grupo constituído, que é de pessoas totalmente leigas no assunto, a expectativa é a de que os trabalhos sejam de qualidade, e, para isso, o grupo estuda e pratica as técnicas e exercícios, em encontros semanais de duas horas. O grupo se reúne toda terça-feira no antigo Clube Municipal em Barra Mansa (atualmente Instituto Cultural Municipal). 

Quanto à afinação, o resultado vocal do grupo, que se iniciou há pouco menos de três meses, ainda está em processo, o que o torna um grande desafio a ser desenvolvido. Um desafio sim, mas um desafio que com perseverança torna possível cumprir com seus objetivos, entre eles, o de levar música a diversas instituições, tais como asilos, hospitais, escolas, creches, entre outros. 

O grupo é misto, com pessoas de diversas idades. Após o relaxamento, que é uma das fases de preparação para o ensaio, são trabalhados exercícios respiratórios para ampliar a respiração dos coralistas, exercícios vocais longos e curtos intercalados; o aquecimento vocal, por meio de muito exercício, é importante antes de um ensaio para não sobrecarregar a laringe. O treinamento constante ajuda na musculatura, preparando-a para o canto. 

Durante os ensaios, a regente Ana Paula pede para que os coralistas escutem os colegas, a fim de tentar igualar as vozes, o que, obviamente, é muito bom para o desenvolvimento auditivo das pessoas. Espera-se, portanto, que o coral possibilite qualidade de vida tanto para os coralistas quanto para os ouvintes. 

> Enquanto a estreia oficial não chega, o coral está aberto para aceitar novos participantes, apesar de já contar com uma quantidade de coralistas suficiente. Quem tiver interesse, é só comparecer às terças-feiras, das 17 às 18h, no Instituto Cultural Municipal (antigo Clube Municipal - perto do Jardim das Preguiças) e pedir para ser encaminhado ao grupo Coral Vale dos Vergéis. A entrada é pelo estacionamento do Instituto Cultural. Ao lado da quadra.

_______________________________________________________

Por Rita Procópio  –  ritafprocopio@hotmail.com

3 Comentários

×

×

×

  • Cláudia Teodoro

    Fico imensamente feliz de ver meu amigo,Bruno Maia, encajado em tão belo projeto social! A música é arte do tempo,o canto nos remete ao passado, quando os artistas iam de cidade em cudade recitando poemas pela Grécia Antiga ,comvertendo experiência em canto e fazendo ressoar em nossas próprias experiencias.

  • Bruno Maia

    O Vale do Paraíba merecia um presente desses.Reitero o convite à quem quiser se juntar a nós, o grupo está composto por coralistas de 21 à 70 anos.
    É bom salientar que não é necessário ser cantor (a). As técnicas que nossa competente regente aplica nos faz alcançar as notas necessárias de cada canção.
    Inserido no Projeto Democratização cultural, o Vale dos Vergéis tem por objetivo principal levar o canto aos ditos excluídos e afastados socialmente, como os hospitalizados e asilados.
    Agradecemos aos que direta e indiretamente vem contribuindo para o sucesso desta empreitada.

  • Mais comentários