Publicidade

RH

Olhar Errante

Ruan Campos

ruan.campos@hotmail.com

Fim de Ano

Produções fotográficas celebram a diversidade e novas tendências

A última coluna do ano aponta as principais produções fotográficas do momento

Colunistas  –  18/12/2017 21:16

Nomes já conhecidos no campo da fotografia, o que é tendência no universo da imagem e novos meios de produção compõem a "Olhar Errante" de dezembro

1

Capas da revista ELLE de dezembro

As cinco capas que estampam a edição de dezembro da revista ELLE Brasil estão sensacionais. Celebrando a arte e a moda, personalidade como Caetano Veloso, a atriz Sônia Braga e o casal Taís Araújo e Lázaro Ramos ilustram releituras de obras de arte famosas. Nas capas da revista estão quadros como “O Grito” de Munch, “O Beijo” de Klimt e o icônico “Mona Lisa” de Da Vinci. E para fechar a última edição do ano da ELLE, os cliques ficaram por conta de cinco fotógrafos, entre eles: Bob Wolfenson e Gustavo Zylbersztajn. Simplesmente deslumbrante! 

Brasileiro na Academia de Belas Artes

O famoso fotógrafo Sebastião Salgado é o primeiro brasileiro a tomar posse na Academia de Belas Artes da França. Vivendo em Paris desde 1968, Sebastião Salgado é economista e um dos maiores fotojornalista da contemporaneidade. Seu próximo trabalho fotográfico terá a Floresta Amazônica como pano de fundo. Merecidíssimo!

2

Belezas da região sul fluminense

A foto de capa da edição número 8 da Revista Vale do Café é do fotógrafo Igor Alecsander, de Valença - RJ. A Fazenda Florença, localizada em Conservatória, é destaque pelas lentes do fotógrafo. As fotos de Igor Alecsander também estão no livro recém-lançado “Descoberto da Mantiqueira, o Sertão Prohibido do Rio Preto”, do autor Rodrigo Magalhães. A Revista Vale do Café está à venda nas bancas da região sul fluminense e o livro pode ser adquirido diretamente no site da Interagir Editora. 

Sem FotoRio em 2018

Um dos principais eventos de fotografia do Brasil não irá acontecer em 2018. O FotoRio não terá apoio da Prefeitura do Rio e muito menos do governo estadual. Em 2017, a realização do festival só foi possível graças ao esforço dos fotógrafos participantes e a ajuda do público, por meio de um crowfunding. A situação é lamentável, já que o festival acontece desde 2003 e tem como finalidade fomentar ações ligadas à fotografia no país.

3

Lançamento do novo Calendário Pirelli

Alice no País das Maravilhas será a temática abordada no próximo Calendário Pirelli (2018). Os cliques que irão estampar cada mês do próximo ano são de Tim Walker. O fotógrafo optou por fotografar celebridades negras, celebrando assim a diversidade e dando uma nova roupagem e estética para a nova edição do famoso calendário. Entre os fotografados, estão Naomi Campbell, Lupita Nyong´o e Whoopi Goldberg. As fotos estão sensacionais! 

Na era dos filtros

A nova sensação entre os famosos e blogueiras é o filtro vintage. Com o aplicativo HIJU, é possível deixar as fotografias com uma estética antiga (analógica), além de converter a data impressa na foto para o ano de 1998. O filtro é inspirado na primeira câmera descartável da marca fujifilm. Famosas como Manu Gavassi e Guillia Buscacio são adeptas do app.

4

(Foto: Ruan Campos)

Contemporâneo e perturbador

Obras do artista visual Miguel Rio Branco ocupam o Oi Futuro Flamengo, no Rio. Misturando diferentes temáticas e experimentações visuais e sensoriais, a exposição “Wishful Thinking” é composta por fotografias e instalações audiovisuais. Com classificação indicativa e entrada gratuita, o público poderá conferir parte do trabalho do multiartista até o dia 28 de janeiro.

_______________________________________________________

Por Ruan Campos  –  ruan.campos@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×