Publicidade

RH

Negócios

Levi Gama e o marketing na era digital

Publicitário sócio-gerente da empresa RHO2 Treinamento e Desenvolvimento aponta as principais mudanças do setor

Colunistas  –  14/02/2018 08:02

1

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

“O marketing estruturalmente não tem sofrido mudanças; continua basicamente sendo os mesmos 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção”

_______________________________________________________

Um termo amplo, que está em moda há algum tempo e que muitos dizem entender sem dar-se conta da complexidade do assunto. Marketing! A “ponte” entre produto/serviço e público-alvo, o desafio de empreendedores e profissionais da área, o detalhe que pode fazer a diferença entre o existir e ser sucesso. Na coluna de hoje, falamos com Levi Gama, publicitário, pós-graduado em marketing pela Fundação Getúlio Vargas e sócio-gerente da empresa RHO2 Treinamento e Desenvolvimento, que tem vasta experiência no assunto no ramo corporativo e político. 

Confira a entrevista com Levi Gama

1- Defina marketing.

Quando é feito um trabalho de planejamento perfeito de marketing para um produto, com certeza ele será o produto certo, no lugar certo, na hora certa e pelo preço que o público alvo pode pagar. Ou seja, isso é marketing. 

2- Quais as principais mudanças sofridas no marketing nos últimos anos?

O marketing estruturalmente não tem sofrido mudanças. Continua basicamente sendo os mesmos 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.As grandes mudanças têm acontecido na “praça” e na “promoção”. Com o e-commerce - modalidade de comércio feita por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares - já é possível ter o mundo como “praça” de venda, deixando de lado as limitações geográficas. A “promoção”, propaganda para divulgação, está saindo radicalmente da mídia de massa para mídia digital. Hoje, um plano de mídia é muito diferente de alguns anos atrás. 

3. O que você acredita que ainda vai ser modificado no setor?

A grande mudança já começou e se refere à quantidade de informações criadas. Só nos últimos dois anos, a quantidade de novas informações foi maior que toda a informação criada na história da humanidade. A automatização da análise de dados vai permitir a criação de inúmeros aplicativos para gerenciar o marketing das empresas. Será possível identificar as necessidades das pessoas e enviar produtos e serviços antes mesmo que elas façam o pedido. Esse é o marketing da era digital que já começa a ser implementado. Produto certo, na hora certa, no lugar certo e dentro das possibilidades de consumo de cada pessoa no universo. 

4. Qual a importância do marketing no crescimento de uma empresa?

A empresa sempre será do tamanho da qualidade e capacidade de seu marketing. A empresa que investe em planejamento de marketing decide para onde quer ir, não se deixando levar de um lado para o outro por causa das oscilações do mercado. 

_______________________________________________________

“Resumindo:
Pesquise e satisfaça o seu público alvo”.

_______________________________________________________

5. Como está o mercado em Volta Redonda e na região?

O mercado é muito grande. A atividade de marketing está presente em todos os negócios. Todos os empresários fazem marketing. Quando ele pensa que o produto que ele está fabricando ou vendendo vai atrair um determinado público e que isso vai lhe dar um lucro, já está fazendo marketing. Porém, e principalmente o pequeno empresário que tem que pensar em tudo do seu negócio, nunca tem tempo para fazer uma análise de mercado, medir a sua participação ou verificar quais são os produtos e concorrentes entrantes. Com isso, a mortalidade de empresas é enorme, principalmente no primeiro ano de vida. O que falta para aproveitar esse enorme mercado de pequenas e médias empresas é exatamente uma estratégia para mostrar o quanto o marketing pode ajudar uma empresa a se manter no mercado, a crescer e a produzir riqueza. 

6. E em termos práticos, existe algum nicho que não está sendo "coberto" pelos profissionais da região?

Diversos nichos ainda não perceberam a necessidade de contratar um profissional específico de marketing. Pequenas empresas, profissionais liberais, instituições religiosas, campanhas eleitorais, pequenas e médias indústrias, poder público, entre outros. 

7. Se você pudesse apontar apenas três ações eficazes de marketing, quais seriam?

Pesquisa - Um profissional de marketing tem que ter seu pensamento no futuro. “O que vai acontecer com nosso produto ou serviço nos próximos meses, anos e décadas?”; “Quais as mudanças no mercado?”; “Quem está entrando no mercado?”; “O que as pessoas vão precisar amanhã?” Certamente, a falta de pesquisa e análise de dados levou a Kodak, maior empresa de fotografia do planeta, com mais de 100 mil empregados, à falência. Ela foi surpreendida pela tecnologia da fotografia digital. A empresa que investir e, realmente acreditar em pesquisa, estará preparada para ter sucesso na criação de seu produto e serviço e levará satisfação ao seu cliente. Resumindo: Pesquise e satisfaça o seu público alvo.

> Estúdio Sattnin Texts and Idioms

_______________________________________________________

Por Sabrina Sattnin  –  sattnintxi@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Helio Gomes

    E isso; o Marketing é dinamico!. Exige muita responsabilidade.
    Voce trabalha com o dinheiro das pessoas,de ymaforma ou de outra.