Publicada: 19/05/2018 (10:58:25) . Atualizada: 10:58:25 (11:07:33)

(Foto Ilustrativa)
_______________________________________________________
Não é preciso gastar uma fortuna
para realizar o sonho do casamento
_______________________________________________________
Uma das principais dificuldades das noivas é economizar. Sabemos que casar custa caro, porém não precisa gastar uma fortuna para se realizar o sonho do casamento. Existem algumas estratégias que vocês podem tomar, que vão ajudar diminuir esse valor. Vamos a elas:
1 - Projeto DIY
Aqueles projetinhos onde as noivas colocam a mão na massa e elas mesmo fazem alguns detalhes do casamento é uma excelente ideia. Além de deixar o casamento bem personalizado, geram uma boa economia, pois ela não pagará mão de obra. Porém, algumas questões precisam ser levadas em conta. Primeiro as habilidades da noiva, o tempo que ela terá disponível e quantos projetos ela pretende fazer, e se terá ajuda. Tudo precisa ser anotado. Vejo noivinhas se empolgarem nesses projetos, desejar fazer vários deles, mas no meio do caminho se sentirem sobrecarregadas e começarem a pedir para as amigas ajudarem (muitas dessas também sem tempo), gerando um desgaste todo. Por isso, a noiva precisa se programar. Se ela trabalha o dia inteiro, que hora vai fazer esses projetos? Digamos que ela define no final de semana, OK. E quantos projetos ela deseja fazer e quem vai ajudar? Digamos que ela tem uma amiga que faz artes visuais, ela vai fazer a identidade visual do casamento; uma tia que faz um doce maravilhoso, ela vai fazer o doce que será a lembrança; e a noiva deseja fazer os portas guardanapo e as forminhas do doce. Uma boa ideia é fazer um encontro de DIY, chamar as madrinhas e comprar uma pizza. Assim, tudo ficará mais divertido e a noiva não ficará estressada, devido à sobrecarga de tarefas.
2 - Pedir desconto ou brinde
Uma forma de economizar é negociando. Ao fazer o orçamento, peça desconto, ou veja se tem direito a algum brinde. Alguns fornecedores não dão desconto, mas oferecem brindes que vão te ajudar a economizar.
3 - Trocas
Uma forma de economizar, principalmente com buffet, é pensar no serviço de troca. Por exemplo, se eles oferecem um outro cardápio mais em conta: ao invés de dois tipos de carne, oferecer apenas uma; trocar o recheio do bombom, ou o sabor do bolo. É possível reduzir bem o preço do serviço utilizando a ferramenta de troca. E para outros fornecedores pode ver se tem algum dia mais em conta. Geralmente casar em dias de semana sai mais em conta, por não ter muita procura. Isso tudo você vai descobrir perguntando mesmo.
4 - Criar grupos de noivas
Uma forma de conseguir bons descontos é criando grupos de noivas. Aqui na minha cidade tinha um grupo de noivas que faziam compras coletivas. Nos fornecedores, pediam o orçamento e depois voltavam perguntando: se cinco noivas fechassem a compra, quanto dariam de descontos. Era bom para elas e para os fornecedores.
5 - Pesquise muito
O ideal e fazer vários orçamentos, com isso vai ter noção de todos os valores, até porque existem alguns fornecedores que cobrem o valor do concorrente. Então, quanto mais orçamentos você tiver, mais opções terá na hora de negociar.
6 - Não assine contrato no dia
Muitas noivas se empolgam e acabam assinando o contrato no dia em que é feita a proposta. O ruim disso é que a noiva já está emotiva, e na maioria das vezes quando estamos emocionados acabamos não sendo muito racionais. Muitos fornecedores falam que você precisa assinar, porque não pode garantir a data. Mas o ideal é não assinar, e sim levar o contrato para casa, no outro dia sentar e ler cautelosamente. Mostre para o noivo, para os pais, assim você perceberá alguns detalhes que no calor da emoção não tinha se atentando. Então poderá trocar de fornecedor ou fazer uma renegociação.
7 - Diminuir o número de doces
Vejo em muitos casamentos, no final da festa vários bolos sobre a mesa, e muitas noivas se empolgam com os doces, fazem aquela mesa linda de doces, bem casados, bolos e sobremesas. Os convidados não comem tudo isso, e acabam desperdiçando. Uma boa dica é você dar lembrança comestível, dessa forma os convidados terão um docinho para comer em casa e você economiza tanto na lembrança, como na redução do número de doces.
8 - Não se empolgar muito com os convites
Sei que é tentador. Vemos cada convites maravilhosos, que são um luxo. É normal a noiva desejá-los, mas os convites só ficam guardados até a data do casamento, e depois somente os noivos e os pais guardam. Por mais que um amigo deseje guardar, ele vai ficar guardado até um próxima faxina. Pense em todos os casamentos que você já foi. Ainda tem alguns desses convites? Provavelmente não. Então pense na possibilidade de ter um convite bonito, mas que não seja tão luxuoso, assim você poderá economizar. Alguns noivinhos mais modernos optam até por fazer convite digital e enviar por e-mail, o que gera uma economia ainda maior.
Bem, noivinhas, essas são minhas dicas de hoje. Aproveitem!
