Publicidade

Premiação 2026

Preparação do Casamento

Os 5 maiores medos das noivas

Dicas para evitar que alguma coisa dê errada, afinal toda noiva quer estar linda e bem disposta no seu grande dia

Colunistas  –  18/08/2018 11:24

7670

 

(Foto Ilustrativa)

Muitas vezes a noiva se apega tanto a algo, quer aquilo e não consegue ver que existem outras opções que satisfarão da mesma forma

 

Nessa fase de preparação de casamento, nem tudo são flores. Conversando com algumas noivas, percebi que existem alguns medos que são comuns à maioria delas, por isso resolvi escrever quais são eles e como evitá-los.

1) Medo que algo dê errado

Sim, as noivas pensam nisso: medo do fornecedor sumir, medo de faltar bebida na festa, medo de chover, enfim, são inúmeros medos. Uma forma de lidar com esse medo é modificar o seu pensamento, tentar deixá-lo o mais racional possível. Por exemplo, se você tem medo que acabe a energia em seu casamento, reflita qual a probabilidade de isso acontecer? Em quantos casamentos você já foi? Em quantos acabou a energia? Provavelmente em nenhum ou na minoria. Perceberá que seu medo não é muito lógico, mas se de toda forma se sentir insegura você pode arrumar estratégias, caso isso ocorra. Exemplo: usar um gerador. Não se apegue a esses medos, pense no que vai dar certo, já que para tudo a gente encontra uma solução. E vou te dizer que nessa fase de achar soluções é onde surgem as melhores ideias. 

2) Medo de engordar ou emagrecer

Algumas noivas, por causa da correria, comem demais ou param de comer, e o medo de não entrar no vestido ou ficar com o vestido largo é muito comum. Uma maneira de lidar com isso é se planejar, fazer uma lista de tudo que você precisara naquele dia, e colocar nessa lista também o horário da alimentação. Fazendo assim, a sua alimentação passará a fazer parte da sua rotina, e comendo nas horas certas certamente não terá problema com peso. Mas se o seu caso for algo mais sério é bom procurar o auxílio de um profissional. 

3) Fazer uma lista de convidados justa

Muitas noivas têm medo de não serem justas na hora de fazer sua lista de convidados. Uma forma de lidar com isso é a comunicação, conversar abertamente com todos, assim irão entender o seu lado. Não precisa convidar alguém para retribuir um favor, existem inúmeras outras maneiras para isso. Às vezes não é possível chamar pessoas queridas, mas você pode conversar abertamente, dizendo que não é possível chamá-las, porém quando estiver em sua casa vai marcar um jantar e elas estão convidadas. 

4) Não ultrapassar o orçamento previsto

Um medo comum das noivas é saber se o sonho cabe no bolso. Uma forma de lidar com isso é antes de tudo saber qual o valor que poderá ser gasto, dentro dessa estimativa de valor. Então você irá atrás dos fornecedores. Não tem jeito, o negócio é pesquisar e comparar os orçamentos. É importante entender que você não precisa ter algo específico, mas que pode optar por coisas similares. Em um exemplo bem básico: Você vai a um restaurante e pede um bolo de chocolate; o garçom fala que não tem o bolo de chocolate, mas tem outras opções como bolo de coco, ou mousse de chocolate; então você faz uma análise do que realmente deseja; sentir a consistência do bolo ou o gostinho do chocolate; digamos que queria o chocolate; então você pede o mousse; não era o bolo de chocolate, mas isso não quer dizer que não te satisfaça. Entendeu? Muitas vezes você se apega tanto a algo, quer aquilo e não consegue ver que existem outras opções que te satisfarão da mesma forma. 

5) Ser uma noiva linda e bem disposta

É muito comum a noivinha nos dias antes do casamento ficar nervosa, com medo de não dar conta e não conseguir curtir sua própria festa. Uma maneira de lidar com esse medo é durante essa fase não perder noite de sono, e tirar um tempo só para você. No meio de tantos afazeres as noivas acabam não tirando um tempinho para elas. Pode ser meia hora, não importa o tempo, pare um pouquinho para fazer algo que goste, sem pensar em nada relacionado ao casamento. Seguindo isso, com certeza, estará linda e bem disposta no seu grande dia.

_______________________________________________________

Por Fernanda Carvalho  –  psicologadenoivas@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×