Publicidade

Premiação 2026

Reflexão

Você sabe o que é anedonia?

Cuidado com os sinais; preste atenção em si mesmo e, se for preciso, entre em ação, mude a direção, busque ajuda

Colunistas  –  08/11/2018 09:23

7929

 

(Foto Ilustrativa)

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação; mas se você não fizer nada, não existirão resultados”

 (Mahatma Ghandi)

Há dias assim: dias que nem de levantar da cama você está a fim. Há dias que parece que toda pressão do mundo está sobre seus ombros, dias em que a tensão emocional e o estresse chegaram no limite... e você se sente à beira de uma exaustão psíquica... um passinho mais e você cai no abismo da depressão.

Não dá pra negar que todos passamos por momentos assim. Até levantamos da cama... e, no resto do dia, fazemos o mínimo possível para nos mantermos vivos... nada é feito com prazer, nada nos dá prazer.

Que isso ocorra ocasionalmente, tudo bem... mas não pode, de jeito nenhum, virar rotina. Sabia que há até um nome pra quem vive constantemente ligado no piloto automático? Anedonia! Anedonia, do grego, hedone, que significa prazer + o prefixo “a”, que tem o sentido de negação... então, anedonia, perda da capacidade de sentir qualquer tipo de prazer por todo o tempo. A pessoa parece ter sido “congelada”... e nem se ressente disso.

Claro que frases de motivação não serão suficientes para tirar uma pessoa dessa condição... agora, saber que se repetidamente você está sentindo que é melhor de tudo se afastar, fazer só e somente só aquilo que mantém o seu respirar... não há mais cor ao seu redor... tudo em preto e branco parece estar...  é muito importe... é hora de prestar atenção em si mesmo... é hora de entrar em ação, mudar a direção, abrir as janelas e deixar o sol entrar... Não precisa muito pra não se anedonizar, não. Segundo Nietzsche, “para a maioria, muito pequena é a porção de prazer que basta para fazer a vida agradável”.

Então se dê de presente essa porçãozinha de prazer diária...“você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados” (Mahatma Ghandi), né não? 

_______________________________________________________

Por Rosangela Calza  –  rocalza@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×