Publicidade

RH

Reflexão

Dizer não

Selecione, priorize, diga não a tudo o que lhe desagrada; use respostas simples e diretas, não fique criando, inventando desculpas

Colunistas  –  10/02/2019 21:01

8180

 

(Foto Ilustrativa)

“O mais importante que aprendi a fazer depois dos 40 anos foi a dizer não quando é não”

(Gabriel Garcia Marques)

 

Quantas vezes nossa vontade é dizer “não”... mas alguma coisinha nos impede de dizer essa palavrinha... e seguimos dizendo “sim”, “sim”, “sim”... em inúmeras situações em que queríamos e deveríamos dizer “não”. Esses “nãos” não ditos são vampiros a lhe sugar o sangue, sabia?

E aí... ficamos stressad@s, cansad@s, mal-humorad@s, irritad@s... e gastamos uma energia que seria bem melhor empregada se tivéssemos dito “não”.

Então, selecione, priorize... diga “não” a tudo o que lhe desagrada... Dizer “não” pode ser uma tarefa árdua e complicada... seus primeiros “nãos” certamente vão gerar um certo desconforto... mas, com o tempo, você vai perceber que quem saiu ganhando com os “nãos” foi você mesm@... E, você estando bem, todo mundo ao seu redor ganha também.

Uma dica: ao dizer “não” use respostas simples e diretas. Não fique criando, inventando desculpas... simplesmente dê suas razões para não aceitar... punto e basta.

Ah! E uma outra coisinha que você pode fazer é: vá para frente do espelho, imagine a sua imagem lhe pedindo para fazer algo que você não quer... e diga não! Em voz alta... e repita, e repita, e repita... até sentir que está tudo bem dizer “não”. Você sabe que sua mente não faz diferença entre uma situação real... e uma completamente irreal, inventada, interpretada... etc. e tal...

Ah 2! E você não precisa esperar os 40 anos não para aprender a dizer “não” quando é “não”. 

_______________________________________________________

Por Rosangela Calza  –  rocalza@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×