Publicidade

DJ

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Oficial

PoeArt Editora entrega homenagem a Carlos Nejar

Coletânea foi entregue ao poeta e acadêmico pela passagem dos seus 80 anos de vida e 30 de ABL

Colunistas  –  23/04/2019 12:34

  • O editor Jean Carlos Gomes e o poeta Luiz Otávio Oliani fazendo a entrega da Homenagem (caixa e quadro personalizados) ao poeta/acadêmico Carlos Nejar

  • Jean, Oliani e Arthur com os acadêmicos Carlos Nejar, Evaldo Cabral de Mello, Evanildo Bechara e Arnaldo Niskier

  • Oliani, Arthur e Jean com as acadêmicas Rosiska Darcy de Oliveira e Nélida Piñon

  • Jean, Nejar e Alexei Bueno

  • Oliani, o acadêmico Merval Pereira e este colunista

  • Oliani, Jean, Alexei com a capa do livro (em sua homenagem) e Nejar

  • Oliani, o acadêmico Antônio Torres, Jean e Arthur

  • Jean, Nejar, Arthur e Oliani com o livro em homenagem ao notável poeta

  • Oliani, Arthur, Luiz Antônio de Souza (bibliotecário chefe) e Jean

  • Preciosidades do vasto acervo da Biblioteca Acadêmico Lúcio de Mendonça

  • Nejar autografando a

  • Jean, Oliani e Arthur com os acadêmicos Carlos Nejar, Evaldo Cabral de Mello, Evanildo Bechara e Arnaldo Niskier

  • O conceituado escritor Alexei Bueno com a capa do livro que trará homenagem à sua obra

  • Estátua de Machado de Assis

  • Vista da frente da ABL

 
(Fotos: PoeArt Editora)

 

A convite do notável poeta da Academia Brasileira de Letras, Carlos Nejar, participamos na tarde de 18 de abril, do tradicional chá dos acadêmicos realizado no Petit Trianon (sede da ABL - RJ). Com muita atenção e cortesia, fomos recebidos pelo próprio Nejar, que nos conduziu até o segundo andar do prédio para a sala onde geralmente acontecem esses momentos de descontração, bate-papo, contatos raros e memoráveis com renomes que compõem a mais importante instituição das letras brasileiras.  

Compareceram os acadêmicos: Evanildo Bechara, Arnaldo Niskier, Evaldo Cabral de Mello, Nélida Piñon, Rosiska Darcy de Oliveira, Joaquim Falcão, Antonio Cicero, Merval Pereira, Alberto da Costa e Silva, Zuenir Ventura, Domício Proença Filho, Edmar Bacha, Antônio Torres, Cicero Sandroni, Cândido Mendes, Murilo Melo Filho, Geraldo Holanda Cavalcanti, Antonio Carlos Secchin, Arno Wehling, além do anfitrião Carlos Nejar. 

Também tivemos a honra de sermos cumprimentados pelo nosso trabalho em favor da literatura brasileira. 

O encontro serviu para entregarmos oficialmente a Homenagem que fizemos para o ilustre acadêmico no livro “V coletânea viagem pela escrita - 2019” pela passagem dos seus 80 anos de vida e 30 de ABL. A referida obra traz um Capítulo Especial dedicado a ele com dados biográficos, entrevista, poemas e comentários. Este colunista e editor (PoeArt Editora) esteve acompanhado pelo poeta Arthur Döhler e pelo poeta/professor Luiz Otávio Oliani (do Rio de Janeiro). Nosso homenageado na “IX coletânea século XXI” em edição, o renomado Alexei Bueno também nos prestigiou com sua importante estada na casa de Machado de Assis, que, por todos os cantos, exala literatura! 

A Biblioteca Acadêmica Lúcio de Mendonça 

Teve origem na própria época de criação da Academia Brasileira de Letras, com a doação do romance “Flor de sangue”, por Valentim Magalhães, registrada na ata de 28 de dezembro de 1896. Porém, sua criação oficial deu-se em 13 de novembro de 1905 por proposta de Rodrigo Octavio, seu primeiro diretor, sob a presidência de Machado de Assis. Atende aos acadêmicos e pesquisadores com um acervo bibliográfico de aproximadamente 20.000 volumes, formado pelas coleções: Acadêmica, ABL, Referência, Camoniana, Periódicos e obras raras dos séculos XVI a XVIII, além de coleções particulares de Alberto de Oliveira, Afrânio Peixoto, Domício da Gama, Machado de Assis, Manuel Bandeira e Olavo Bilac. Instalada no 2º andar do Petit Trianon, ocupa uma área de 250m², dividida em três ambientes. Além de livros, possui um acervo museológico composto por móveis de época, esculturas e quadros de grandes pintores. 

_______________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×