Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Multifacetado

Raphael Bruno e suas múltiplas personas

Além de ator, bonequeiro e radialista, artista já compôs mais de 200 canções e redigiu 100 livros de vários gêneros

Colunistas  –  04/05/2019 11:14

8413

 

(Fotos: Divulgação)

Raphael Bruno foi finalista do Prêmio OLHO VIVO 2018 nas Categorias Poeta e Livro

 

Raphael Bruno é natural de Resende, mas sempre viveu em Penedo. É ator, escritor, poeta, bonequeiro, jornalista, radialista, compositor, entre outras atribuições artísticas. Compôs mais de 200 canções e redigiu 100 livros de vários gêneros, com vendas no Brasil, Austrália, Índia, França, Japão, Inglaterra, Alemanha e principalmente nos EUA. 

Desde a adolescência, Raphael Bruno escreve poemas. Em 2018, esteve entre os três finalistas do Prêmio OLHO VIVO - Categoria Poeta, sendo o mais votado pelo voto popular. É o primeiro poeta de Penedo a ter chegado à final. Foi finalista também na Categoria Livro, com e-book “Marketing”. 

2_1

_______________________________________________________

Natural de Resende, o artista sempre viveu em Penedo 

_______________________________________________________

No teatro, sua primeira peça teatral foi “Jesus nasceu”, em 1993, aos 10 anos. Nessa peça, o artista caiu no palco, arrancando risos da plateia. Em 2001 fez parte do grupo itatiaiense Acquaryus, na peça “Inversões de papeis”, realizada em junho do mesmo ano. Ainda em 2001, dirigiu, roteirizou e atuou nas peças: “O significado da palavra mãe” e “O significado da palavra amor”. Naquele ano participou da encenação da Paixão de Cristo, em Rio Claro, como soldado. 

Seu primeiro filme foi “Traição íntima”, dando vida ao personagem Escrivão. Logo depois, em 2017, participou do curta-metragem “Caipira”, do grupo Sindicato do Riso. Em 2018 foi a vez de atuar no filme “Pródigo”, da Companhia Liatt, do Leandro Resende. 

 3_1

_______________________________________________________

Desde 2017 Raphael Bruno posta vídeos em seu canal no YouTube, com humor sertanejo ou variado

_______________________________________________________

Recentemente Raphael Bruno fez parte do filme “Quem matou meu pai”, gravado em Miguel Pereira, como Padre Valdomiro. E está escalado para “Um caipira apaixonado”. 

Desde 2017 o artista posta vídeos em seu canal no YouTube, com humor sertanejo ou variado, agraciando o público de todas as idades. Também atua em teatro de bonecos. Ainda na internet, participa dos vídeos de esquetes cômicas da Companhia Liatt. Produz vídeos para o Vímeo e Facebook, com várias visualizações. O objetivo é alegrar o público. Seu canal tem mais de 30 mil visualizações e não para de crescer. No Facebook, a média por vídeo chega a mais de 1.000 visualizações. 

Como radialista, apresentou o programa “De coração pra coração”, entre 2014 e 2015. Em 2018 foi comentarista da Rádio Frenética Web. Em 2003 participou contando piadas no “Chacrinha da Real” e outras participações cômicas em rádios. 

Raphael Bruno escreveu livros em vários idiomas: italiano, francês, catalão, japonês, espanhol, inglês e alemão. Criou mais de 230 personagens como: Linguinha, Jeca Corno, Caipira Candidato, gay que gosta de mulher, Garçom Saci e Político Sincero. Ele também escreveu para os jornais “Sul Digital”, “Boletim”, revista “Luminosa” e “Repórteres Independentes”. Suas obras literárias são encontradas na Saraiva, Perse, Amazon e Clubes dos Autores. 

Veja um dos vídeos do artista  

_______________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Eliane

    Muito boa matéria !
    Bom conhecer mais um artista da região !