<

Publicidade

Premio

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Missão Literária

PoeArt Editora entrega Homenagens a Antonio Carlos Secchin

Comitiva de Volta Redonda esteve na Academia Brasileira de Letras para homenagear o poeta/professor

Colunistas  –  06/10/2019 09:43

  • Entregando as Homenagens (quadro e livro); Luciano, Oliani, Alexei, Nejar, Jean, Secchin e Silvia

  • Alexei, Oliani, Luciano, Nejar, Silvia e Jean

  • Antonio Carlos Secchin autografando o livro "Vozes de aço - XXI Antologia poética de diversos autores" em sua Homenagem

  • Jean, Secchin e Oliani

  • Este colunista com uma das raridades que tem na Biblioteca, a escrivaninha que pertenceu ao escritor Olavo Bila

  • Jean, Silvia e Luciano na tradicional Confeitaria Colombo

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

Secchin é o homenageado no livro “Vozes de aço - XXI Antologia poética de diversos autores”, que traz um capítulo especial com 24 páginas dedicadas a ele

_______________________________________________________

Em 26 de setembro, uma quinta-feira chuvosa, saímos para mais uma missão literária. Fomos ao Rio de Janeiro, na Academia Brasileira de Letras, para entregarmos as devidas Homenagens (livro e quadro personalizado) ao notável poeta e professor Antonio Carlos Secchin, homenageado no livro “Vozes de aço - XXI Antologia poética de diversos autores”, que traz um capítulo especial com 24 páginas dedicadas a ele. Tivemos a grande alegria e satisfação da companhia de dois escritores de nossa cidade, Luciano Baptista Domingos e Silvia Helena Xándy, também o motorista amigo Thiago Ribeiro, que nos conduziu com toda segurança. Completando nossa comitiva, o querido poeta e professor carioca Luiz Otávio Oliani.  

Secchin nos recebeu calorosamente e com toda atenção na Biblioteca Acadêmica Lúcio de Mendonça, no 2º andar do Petit Trianon. Assim fizemos as entregas das Homenagens e os Agradecimentos a um dos mais expressivos nomes da crítica literária e da poesia brasileira. Foram momentos agradabilíssimos que pudemos desfrutar ao lado, além do Secchin, de Alexei Bueno, Carlos Nejar, dentre outros acadêmicos que passaram pelo recinto, deixando seus conhecimentos e experiências literárias que muito nos tocam e nos inspiram, apesar de um dia tão chuvoso, porém tão instigante e inesquecível. 

Agradecimentos 

. Antonio Carlos Secchin - Caríssimo Jean Carlos, uma vez mais agradeço a homenagem. Foi com grande satisfação que recebi você e a comitiva ontem (dia 26 de setembro - quinta-feira) na ABL. Grande abraço. 

. Luciano Baptista Domingos, professor, escritor/pensador - A tarde era de chuva, mas a expectativa de poder participar de um encontro daqueles - que somente quem joga o jogo literário entende as regras - supera qualquer contratempo meteorológico. Pela primeira vez tive a honra de ser convidado pelo meu ilustre amigo, o poeta Jean Carlos, a participar de uma bela homenagem ao acadêmico da ABL Antonio Carlos Secchin, dentro da Academia Brasileira de Letras, um dos lugares mais nobres do universo da literatura brasileira. Ter estado ao lado de acadêmicos de tão imenso capital simbólico é uma sensação transcendental. Compartilhar da nobre simpatia de um Nejar, este que foi o primeiro a nos receber no salão da vasta biblioteca da academia; estar no mesmo espaço de um Evanildo Bechara, poder homenagear um Carlos Secchin é quase que uma sensação inefável para além das maiores emoções que uma tarde dessa pode proporcionar. Do ponto de vista do tempo, o tempo que fala e se expressa, saímos de um tempo das províncias de Volta Redonda, passamos pelo tempo da metrópole carioca e, enfim, nos agenciamos com o tempo dos imortais, um tempo de afeto que retoma o tempo original. O nobre Nejar nos cedeu alguns minutos de seu tempo, um tempo para lá da correria envolta de emoção e estresse do momento. O acadêmico é aquele que não mais se submete ao tempo, porque a poesia já é o tempo bifurcado (termo que se refere ao escritor Jorge Luiz Borges, cuja algumas de suas obras já foram traduzidas por Carlos Nejar), ou seja, o tempo anterior à nossa subjetividade e meio social. Qual grato é poder ter feito parte desta histórica ocasião em se tratando de vida poética em Volta Redonda. Aqui deixo o meu agradecimento ao amigo e poeta Jean Carlos pela oportunidade de participar de um dos seus eventos de grandioso valor para a cultura da nossa cidade. 

. Luiz Otávio Oliani, professor e escritor - Homenagear em vida os que trabalham pela literatura e pela arte. Este foi o espírito que reinou na Academia Brasileira de Letras, ABL, na tarde de 26 de setembro de 2019, quando tivemos a alegria, Jean Carlos Gomes, editor da PoeArt Editora, o Acadêmico Carlos Nejar, os escritores Alexei Bueno, Luciano Baptista Domingos, Silvia Helena Xándy e eu, Luiz Otávio Oliani, membro do Conselho Editorial, de prestar uma homenagem ao Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A edição de “Vozes de aço - XXI Antologia poética de diversos autores” e um quadro comemorativo foram entregues ao homenageado, como uma singela demonstração de reconhecimento pela vida e obra de Secchin dedicadas às letras. 

. Sivia Helena Xándy, ativista cultural e escritora - Gratidão é o que eu sinto pelo meu amigo e poeta Jean Carlos por ter me convidado para acompanhá-lo à ABL no Rio de Janeiro, quando então homenagearia o imortal Antonio Carlos Secchin, homenageado na “Vozes de aço - XXI Antologia poética de diversos autores”, publicada pela sua editora PoeArt, entregando em mãos um exemplar e a Menção Honrosa ao acadêmico. Estar na Biblioteca Lúcio de Mendonça, local onde estão guardados os livros de todos os imortais, foi emocionante e gratificante não só por estar ali na “Casa da Cultura”, mas por saber que um poeta de Volta Redonda está homenageando mais um acadêmico da ABL (dentre outros notáveis), e fazendo com que seu brilhante trabalho seja uma ponte cultural entre nossa região e a Academia. Parabéns, Jean Carlos! 

________________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×