Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Aconteceu...

Academia Barra-mansense de História comemora 21 anos

Evento serviu também para empossar no quadro de membros efetivos as acadêmicas Maria Tereza Salinas de Castro e Sadda de Figueiredo Raffide

Colunistas  –  03/11/2019 20:57

3e4 

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

Os acadêmicos e participantes do livro editado pela ABH (capa à direita)

_______________________________________________________

A Academia Barra-mansense de História comemorou 21 anos de fundação em concorrida noite de 16 de outubro, no Clube Municipal. Uma data jubilosa pela importante comemoração que contou com a presença de mais de cem convidados, entre acadêmicos e outras personalidades que puderam parabenizar, conhecer, reconhecer a importância da ABH para a região. 

O evento serviu também para empossar no quadro de Membros Efetivos as acadêmicas Maria Tereza Salinas de Castro e Sadda de Figueiredo Raffide. Mais: foi lançada a “II Antologia Histórica” da instituição, que é composta por 26 textos memoráveis, cada qual com seu toque e fragmentos que contam e registram cada vez mais a história da querida Barra Mansa de ontem, hoje, e dos que virão! 

Academia Evangélica de Letras do Brasil completa 57 anos

7 

Lourildo Costa sendo certificado como membro correspondente da AELB pelo seu presidente - acadêmico Martinho Lutero Semblano -; a mulher dele, Eliane Magalhães Leite Costa, o acompanhou como madrinha durante a posse 

Os acadêmicos da AELB reuniram-se em sessão magna, no dia 23 de outubro, a fim de se regozijarem pela existência da Academia Evangélica de Letras do Brasil. A celebração dos 57 anos de fundação da Academia foi realizada na Primeira Igreja Batista de Alcântara, São Gonçalo (RJ). A igreja é presidida pelo acadêmico Vanderlei Marins (cadeira 10), diretor de comunicação da Casa de Letras.

Foram empossados membros titulares e membros correspondentes, entre eles, o acadêmico titular da cadeira 3 da AVL, confrade Lourildo Costa. Os Momentos Musicais foram conduzidos pela orquestra da igreja anfitriã.

Quanto à liturgia do evento celebrativo, a evocação à Academia ficou a cargo do seu presidente, acadêmico Martinho Lutero Semblano - cadeira 25 - das mãos de quem o confrade Lourildo Costa recebeu o certificado de posse.

O Momento Poético foi conduzido pela acadêmica Ruth Vianna, que também comandou o Momento de Acolhimento de Novos Membros Correspondentes, auxiliada pelo presidente da Casa de Letras. Em seguida, deu-se continuidade à sessão com o Momento de Acolhimento de novos membros titulares.

O Momento de Reflexão ficou sob a responsabilidade do presidente da AELB, acadêmico Martinho Lutero Semblano, que fez o encerramento e convidou os novos membros para um apetitoso jantar. Foi um momento de grande alegria, edificação e confraternização para o nosso confrade, cujo acontecimento redundou em exclusiva glória ao bondoso Deus. 

Thereza Salgado Lootens y Gil, lembranças e saudades

8 

Thereza se apresentado no IV Sarau da Esquina, realizado no Bramil, Shopping Park Sul, em 13 de setembro 

Com o sentimento de profunda tristeza comunicamos a morte da poeta e artista plástica Thereza Salgado Lootens y Gil, aos 80 anos, ocorrida na quarta-feira, 30 de outubro, no Hospital das Clínicas, em Volta Redonda, onde estava internada. Pessoa muito querida e ativa militante das atividades literárias e sociais, honrou-nos participando de várias de nossas antologias desde 2011 e nos deu a satisfação de editar, ano passado, o seu livro “Por onde passei”, pelos seus 80 anos. Deixa dois filhos, netos e bisnetos.         

“Eu gostaria que nossa forma de viver fosse mais poética, leve, doce; tivesse um colorido mais alegre, em que as sombras fossem substituídas por muita luz; mais harmoniosa como sons de violinos, ritmos de dança alegre e primaveril”. (Thereza) 

________________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×