Publicidade

Premiação 2026

Mercado da Beleza

Esquemas e cuidados masculinos

A nova geração está contribuindo, decisivamente, para a desconstrução de paradigmas machistas na sociedade de arroubos patriarcais, colaborando com a desmistificação da sexualidade

Colunistas  –  30/12/2019 09:54

9073

 

(Foto Ilustrativa)

O macho da espécie humana está se conscientizando referente ao tratamento, e uso do próprio corpo; não é modismo, e nem metrossexualidade; mas sim, mudança cultural

 

Legalmente e usufruindo do bom senso; são válidas todas as intervenções em prol da autoestima, e apreciação pelos públicos feminino e gay. Corpo esbelto, barba bem tratada, pele limpa e hálito puro. Não há possibilidades para retrocessos nestes pontos compositores dos cuidados do homem atual. Antigamente, o barbeiro incumbia-se, também, do tratamento dos dentes, como não existiam exames, o problema era solucionado com extração, e sem anestesia. Alguns cidadãos compareciam embriagados, outros, após fumar um beck.

Nas cidades grandes, os tiozão, avós e conservadores aderem ao cuidado corporal; afirmam profissionais da área da estética e beleza. Novos cosméticos recebem boa acolhida, cursos técnicos e de formação superior alastram Brasil a dentro. Youtubers, artistas e atletas ditam tendências. É prática comum, entre os jogadores de futebol a retirada dos pelos das pernas, para facilitar cicatrizações. A técnica colaborou para quebra de tabus referentes à depilação masculina. No meio adolescente, o ato evoluiu dos membros inferiores ao tronco.

A nova geração está contribuindo, decisivamente, para a desconstrução de paradigmas machistas na sociedade de arroubos patriarcais. Colaborando com a desmistificação da sexualidade. O macho da espécie humana está se conscientizando referente ao tratamento, e uso do próprio corpo. Não é modismo, e nem metrossexualidade; mas sim, mudança cultural. A indústria cosmética, e do segmento alimentício, no ramo de suplementos, desde os primeiros anos do segundo milênio, vêm desenvolvendo produtos específicos ao nicho jovem masculino, e, estes, apresentam ótimos índices de aceitação, conquistando defensores de marcas.

Padrões de beleza variam no tempo e no espaço. Contudo, a atenção vai além do corte do cabelo, atualizado, e barba estilosa. Mitos relativos aos cuidados estão caindo por terra. Mas ainda persiste o preconceito. São essenciais o combate às acnes, manchas, marcas de expressões e olheiras. Assim como o implante capilar e o desenho das sobrancelhas compõem pacote de baixo custo, e ótimo retorno estético. O simples protetor solar e um frasco de creme hidratante agregam positivamente no combate ao envelhecimento precoce e adoecimento da pele.

As barbearias em alta, além da vaidade, enaltecem o zelo com a saúde. Alguns estabelecimentos disponibilizam acesso a bebidas e salão de jogos, para o cliente desfrutar, enquanto aguarda o atendimento diferenciado. A atenção com a aparência colabora nas relações afetivas e profissionais. De acordo com o IBGE, em 2018, o mercado da beleza masculina movimentou mais de 6 bilhões de reais na economia mundial. 

________________________________________________________

Por Ronaldo Marinho  –  ronaldomarinhodesousa@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×