Publicidade

ProMusica

Olho Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Pandemia

Evento vai arrecadar doações em dinheiro para famílias carentes

Festival em Defesa da Vida, Solidariedade e Liberdades - iniciativa da Frente em Defesa da Vida - agrega as mais variadas manifestações artísticas

Colunistas  –  21/05/2020 12:02

 
Festival_1 

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

Coronavírus (Covid-19): Festival será transmitido pela internet, em 27 de maio, a partir das 16h

_______________________________________________________

“... Enquanto se acreditar / Numa sonhada mudança / Pelo fim da violência / Pelo fim da insegurança / Enquanto existir vida / Há de haver esperança...”.  Citar o nordestino Bráulio Bessa é a melhor forma de definir o que vai acontecer em 27 de maio, a partir das 16h, pela internet: o Festival em Defesa da Vida, Solidariedade e Liberdades. O objetivo é conseguir doações em dinheiro para as famílias atingidas financeiramente pela pandemia do coronavírus (Condi-19). O evento online é uma iniciativa da Frente em Defesa da Vida e contará com as participações de músicos, cantores, duplas, grupos, bandas, contadores de histórias, poetas, atores, palhaços e cartunistas. Cada apresentação será de dez minutos. Haverá também performances de volta-redondenses que moram em outras cidades, e até da França. 

Segundo o representante da Frente, Carlos Eduardo Giglio, durante as apresentações, e também depois, em mais alguns dias seguintes, as doações (qualquer quantia) poderão ser feitas também pela Web

- Foi a forma que a Frente encontrou de se solidarizar com diversas famílias de trabalhadoras e trabalhadores que estão em situação de vulnerabilidade e crise financeira, devido à quarentena exigida para enfrentar a pandemia da Convid-19. Muitas famílias ficaram em situação de penúria, sem salário ou comida, e sem a renda mínima que os governos deviam garantir. Desde o governo federal ao municipal, o atendimento é moroso, quando não, inexistente. Muita gente inscrita nos sistemas estão aguardando até hoje a análise, ou a cesta básica prometida - diz Giglio.

- Resolvemos então (algumas entidades de classe e partidos) formar a Frente pela Vida, para fazer ações concretas neste sentido e realizar o Festival como nossa primeira e principal ação. Todas essas entidades já vinham realizando campanhas nesse sentido e resolvemos juntar forças - acrescenta.

Giglio conta que os integrantes da Frente em Defesa da Vida convidaram os artistas pelas redes sociais.

- Entramos em contato com artistas que já vinham se manifestando sobre as questões que a Frente aborda. Quase todos responderam positivamente e na mesma hora. Bom lembrar também que são os artistas um dos grupos mais vulnerabilizados, pois foram dos primeiros a parar de trabalhar e são eles os com mais incertezas sobre o retorno de suas atividades. E também dos mais esquecidos pelos governos, que não concretizam nenhuma ação para essa porção da população. Tramita ainda uma lei no Congresso. Ninguém sabe quando serão atendidos.

Nenhum órgão governamental, de acordo com o representante da Frente, foi convidado a apoiar o Festival:

- Apenas divulgamos toda a ação - enfatiza.

Os artistas do Festival

. Viviane Saar - Contação de Histórias
. Giglio - Contação de Histórias
. Palhaço Quengo - Palhaçaria
. Sala Preta - Teatro
. Circunlókios, Vinícius Brandão, Raquel Leal e Sidi Jerônimo - Poesia
. Adriana Guéan e Flávio Franciulli - Direto da França, atuam com teatro, acrobacias aéreas e poesia
. Clarete Braz Patrocínio (Conversa de Bambas) - Música
. Cantora Nina Rosa - Música
. Dupla Gustavo & Gabriel - Música
. Karine Priscila - Música
. Mestre Geraldinho (Jongo Di Volta) - Música
. Igor Telles - Música
. Diego Coutinho - Música
. Ed Zambroni - Música
. Dupla Jhonny & Juan - Música
. Thales Dia - Música 
. Angélica Ribeiro -
Música
. Marlye Ferreira - Música
. Os Fulanos - Música
. João Vitor Inoccencio Pancazzo - Música
. Daiane Landim - Música
. Carlos Magno Viana de Oliveira - Música
. Gustavo Sabença - Música
. Vitão - Música
. Mari Fracornel - Música
. Adriano Pinheiro - Música
. Hugo Araújo - Música
. Miguel Fabrício - Música 

O que é a Frente em Defesa da Vida

A Frente em Defesa da vida, conforme Carlos Eduardo Giglio, nasceu com o objetivo de fazer pensar na vida e em todo o pacote que vem nela: “O amor e o ódio, a doença e a cura, bem e o mal, a vida e a morte e os desdobramentos de todas essas dualidades”. Foi assim que os seus integrantes perceberam que a pandemia do coronavírus (Covid-19) faz repensar. “Repensar nossa jornada até aqui e traçar novos rumos em busca de equilíbrio. Um ponto em comum que nos reúna em torno de uma causa urgente, a Defesa da Vida”.

O texto de apresentação da Frente explica melhor: “Somos vários. Somos plurais. Somos organizações sócias, organizações de classe, Organizações estudantis, Organizações Políticas e pessoas que juntas decidiram fazer da esperança uma força motriz para proteção à vida, à defesa de direitos, ao combate à fome, ao direito à moradia, à defesa dos trabalhadores, proteção à cultura e enfim ao combate a todas as violações de direitos”.

Fazem parte da Frente, por enquanto:

. Movimento dos Pequenos Agricultores
. Coletivo Marte
. Pastoral Operária
. Clube Palmares
. Sepe VR
. ,SINTIFRJ
. ADUFF
. Unidade Classista
. PCB
. PSOL 

> Clique aqui para acompanhar as novidades do Festival em Defesa da Vida Solidariedade e Liberdades

________________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×