Publicidade

RH

Diferente do Normal

O acontecimento que desestabilizou nossa temporalidade

Pandemia do novo coronavírus (Covid-19) rompeu nossa sincronicidade linear: o antes, o agora e o por vir

Colunistas  –  20/07/2020 10:39

9515

 

(Foto Ilustrativa)

Visa-se manter o antes normal preso ao agora, para mantê-lo no por vir; não será mais possível; devemos aprender a nos transformar e modificar, inclusive, a nossa percepção temporal

 

O título referente ao tema desta nova troca de ideias é bastante diferente e porque não dizer: causador de certa estranheza. Contudo, não se encontra fora do nosso momento presente. Para começar, o que pretendo apresentar aqui como sendo um acontecimento? Um evento. Uma ruptura que se demonstra singular. Diferente do normal. Que surge de modo inesperado e evidencia o instável ou desestabiliza o tempo. Indubitavelmente, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) constitui-se enquanto este acontecimento que rompeu com nossa noção de tempo que se caracteriza como linear: o antes, o agora e o por vir.

Em nossa contemporaneidade, o antes cada vez mais é deixado de lado. O agora, que se identifica com o momento presente, desenrola-se no imediatismo e na paradoxal falta de tempo para ter tempo. Além disso, o agora contemporâneo sempre se apresentou colado ao desejo de se atingir o por vir, o mais rápido possível. O coronavírus rompeu e desestabilizou essa cronologia, pois nos fez retornar ao que passou, isto é, ao antes na tentativa ou de entendermos o que acontece ou mesmo de fugir do acontecimento. O agora, ou em outros termos, o momento presente, encontra-se desestabilizado e congelado em seu movimento. O ritmo foi quebrado. De algum modo, estacionamos no agora, ansiando antever o por vir. Como será o futuro.

Destaque-se um ponto essencial nesta ruptura: a impossibilidade de retornar ao “antes normal”.  Um fato bastante curioso de se perceber é que muitas pessoas expressam o sentimento de um retorno ao antes considerado normal, demonstrando saudosismo ou talvez receio de se experenciar o agora, para recriar o por vir. Pois bem! Não haverá mais o “antes normal”. O acontecimento da pandemia desestabilizou de tal forma nossa sincronicidade linear que buscamos no passado do considerado normal. O que era o antes da pandemia. Visa-se manter este antes normal preso ao agora, para mantê-lo no por vir. Não será mais possível. Devemos aprender a nos transformar e modificar, inclusive, a nossa percepção temporal.

Temos um grande desafio agora para construir quem sabe um novo porvir, mais saudável, criativo e humanizado.   

________________________________________________________

Por Rogério Luís da Rocha Seixas  –  rogeriosrjb@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×