Publicidade

RH

Reflexão

Aprenda a lidar com as situações do melhor jeito

Confira cinco constatações úteis para aqueles que preferem viver em paz

Colunistas  –  03/08/2020 11:42

9545

 

(Foto Ilustrativa)

“Há uma bênção enorme no simples fato de sentar-se por alguns minutos, abandonar a agitação física e mental, e meditar sobre a antiga arte secreta de agir corretamente”

(Carlos Cardoso Aveline)

 

Claro é que às vezes, conforme a situação, parece impossível encontrar uma forma boa para lidar com ela... parece que a gente só consegue resolvê-la se meter ou trocar os pés pelas mãos... mas uma coisa é certa: se não agirmos precipitadamente, se contarmos até 10... ou até 1000 antes de lidar com o que está a nos incomodar, certamente agiremos de uma forma mais equilibrada - e de quem será o ganho principal? Certamente será nosso. 

Há “uma bênção enorme no simples fato de sentar-se por alguns minutos, abandonar a agitação física e mental, e meditar sobre a antiga arte secreta de agir corretamente”, diz Carlos Cardoso Aveline... então, façamos isso, procuremos descansar nossa mente antes de agirmos... uma mente descansada pensa melhor, com mais nitidez, é mais capaz de discernir entre o certo e o errado. E como no mundo tudo é uma questão de ação/reação, certamente sairemos ganhando se agirmos com serenidade, sabedoria e tranquilidade, em vez de nos exaltarmos, inflamar-nos, quando diante de uma situação crítica. 

Assim, entre as grandes fontes dos erros que cometemos ao longo da vida estão duas características opostas: a preguiça, que provoca o imobilismo, e a pressa, que produz impaciência. Huitang, um mestre da tradição zen budista, faz cinco constatações úteis para aqueles que preferem viver em paz

1) Aquilo que tem sido negligenciado desde há muito não pode ser recuperado de imediato.
2) Males que têm se acumulado por longo tempo não podem ser extirpados de imediato.
3) Não se pode estar satisfeito o tempo todo.
4) As emoções humanas não podem ser sempre as corretas.
5) As adversidades não podem ser evitadas pela tentativa de fugir delas.

Queremos paz... então meditemos nessas palavras e coloquemos em uso esse ensinamento... com certeza vamos andar pelo mundo menos aflitos. 

________________________________________________________

Por Rosangela Calza  –  rocalza@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×