Publicidade

Premiação 2026

Crônicas de Humor e Entrevistas Poéticas

Isabel Furini

isabelfurini@hotmail.com

Posturas Diante da Vida

A menina sapeca

Quem falar sem pedir licença irá para o inferno; quem não escovar os dentes depois do almoço irá para o inferno; meninas sapecas irão para o inferno

Colunistas  –  02/06/2021 09:24

10035

 

(Foto Ilustrativa)

Carla entrou na sala, sentou-se perto da janela e soltou sua imaginação, visualizou o inferno; depois, visualizou o céu

 

Eram os anos 60 - dos hippies, do rock, do sonho de uma comunidade universal e pacífica. As freiras da escola da Carla, muito tradicionais, rejeitavam essas posturas diante da vida - especialmente a irmã Lúcia.

Carla fora educada num colégio de freiras tradicional, mais do que tradicional - um colégio antiquado mesmo, cheio de regras e padrões. A irmã Lúcia cuidava das crianças como a diligência e rigidez de um sargento nazista. Qualquer movimento, qualquer palavra dos alunos era considerada indisciplina.

A irmã Lúcia gritava:

- Quem falar sem pedir licença irá para o inferno. Quem não escovar os dentes depois do almoço irá para o inferno... Meninas sapecas irão para o inferno... E Carla era uma menina sapeca.

Um dia entrou na cozinha, pegou uma jarra e molhou as plantas da entrada que estavam com as folhas meio amarelas e pareciam precisar de água.

- Você não pode decidir sozinha, tem que pedir autorização para pegar uma jarra. Eu já falei que desordem leva ao inferno... Pense nisso, Carla.

- Sim, irmã Lúcia - respondeu a menina.

- Pode voltar para a sala de aulas.

Carla entrou na sala, sentou-se perto da janela e soltou sua imaginação... Visualizou o inferno. Um lugar lindo e colorido, cheio de crianças que corriam, brincavam e faziam bagunça. Depois, visualizou o céu. Um lugar frio e chato, cheio de freiras. 

________________________________________________________

Por Isabel Furini  –  isabelfurini@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×