Publicidade

RH

Batalhas Sem Fim

A linguagem da guerra e a morte da política

A política democrática sofre constantemente com os bombardeios que minam sua saúde e a ferem mortalmente

Colunistas  –  15/09/2021 06:44

10154

 

(Foto Ilustrativa)

A nossa história sempre foi marcada, e assim permanece, pela necessidade do inimigo, externo ou interno, para alimentar as guerras

 

Creio que todos (ou a grande maioria) concordam que a guerra retrata o ápice da barbárie e da bestialidade humana! Ou seria não-humana? Mesmo as guerras ditas justas, justificadas pelos discursos jurídicos, filosóficos e até religiosos, são passíveis de reprovação do ponto de vista moral. Contudo, aparentemente a nossa história sempre foi marcada, e assim permanece, pela necessidade do inimigo, externo ou interno, para alimentar as guerras.

Paradoxalmente, por mais que reprovemos a guerra e propalemos tanto a necessidade quanto a preferência pela paz, a linguagem da guerra se faz presente em diferentes dimensões das nossas atividades. A política, ou a nossa noção de fazer política, não escapa a essa presença da linguagem da guerra, ao contrário: torna-se cada vez mais marcada pela produção da imagem do inimigo. Nesse estágio, os antagonismos se extremam e ganham um caráter belicista de tal modo que a construção do imaginário referente ao inimigo passa desde as cores das roupas que alguém use (verde e amarelo ou o vermelho), até posturas e expressões de valores, como a defesa por exemplo da união homoafetiva ou ser contra ela. São posturas construídas enquanto inimigas e não-dialogantes. Não há qualquer chance para o entendimento. Um mínimo de diálogo torna-se praticamente impossível. O inimigo deve ser eliminado para o bem do corpo social ou em nome da estabilidade do Estado. A práxis política, principalmente no âmbito da democracia, transforma-se em um campo de batalha de discursos, ações e valorações que transbordam de ódio e medo contra o inimigo produzido. 

Assim, a política passa a ser mais e mais ferida de morte. Permanece apenas o seu verniz, com o objetivo de embasar a linguagem e a atitude da guerra. E a política democrática sofre constantemente com os bombardeios que minam sua saúde e a ferem mortalmente. Principalmente na situação de democracias ainda combalidas como a nossa. Penso que essa situação deve ser vista com todo cuidado, pois a linguagem da guerra, enfraquecendo o potencial da ação política, pode esconder o fato que determinados governos, indiferentemente de sua posição ideológica, mais à direita ou à esquerda, não possuem qualquer tipo de projeto político, visando somente a manutenção e perpetuação do poder. Dessa forma, o governar se expressa enquanto o fomento de batalhas que não têm fim. Podendo acarretar o término do tecido social e político, além da morte da estrutura democrática.     

________________________________________________________

Por Rogério Luís da Rocha Seixas  –  rogeriosrjb@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×