Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Talentos, Histórias e Riquezas Culturais

Avera Podcast completa 1 ano de sucesso

Transmitido de um estúdio em Barra do Piraí, explora o nicho sobre personalidades da região sul fluminense, suas histórias e seus trabalhos

Colunistas  –  07/02/2022 12:37

 
WhatsApp Image 2022-01-06 at 11.00.49

(Foto: Divulgação) 

_______________________________________________________

A equipe do Avera (da esquerda para a direita): Bruno Oliveira, Lafon Barros, Gustavo Kengen, Julio Kengen e Marina Kengen 

_______________________________________________________

“Um canal que reconhece as personalidades da região sul fluminense, suas histórias, seus trabalhos, de uma forma que agregue sempre a quem está assistindo”. Essa é a proposta do Avera Podcast, que completou 1 ano em 2 de dezembro de 2021. O estúdio fica em Barra do Piraí. Com o sucesso alcançado (são 57 convidados nesse período, aproximando de 1.000 inscritos e de 6.000 horas de visualizações), tem novidade vindo: Os apresentadores Gustavo Kengen e Lafon Barros estudam a possibilidade de aumentar de um episódio semanal para dois episódios. Também estão fechando novas parcerias com empresas e eventos. 

A edição dos episódios fica por conta de Gehan Barbosa. Gestão de áudio e vídeo ao vivo leva a assinatura de Bruno Rodrigues. 

- Com o boom dos podcasts no Brasil, sentimos uma necessidade de montar um canal que explorasse o nicho sobre personalidades da região. Até então não se tinha - diz Kengen. 

Como tudo começou 

Tudo começou com a reforma de um quarto que era usado para guardar objetos de casa. Investiram no espaço. E a aposta deu certo. Em média, as entrevistas duram duas horas. Os episódios que mais tiveram sucesso, segundo Kengen, foram com o empresário Ronald Carvalho, da Metalúrgica de Barra do Piraí, e com o apresentador Taí Braz, da Band. 

- Todos os convidados são de cidades como Volta Redonda, Barra do Piraí, todos do Sul Fluminense. Escolhemos esse nicho, pois a maioria dos podcasts foca apenas em convidados “globais”, famosos nacionalmente. Como a nossa região é rica em talentos, histórias e riquezas culturais, resolvemos desenvolver esse projeto, como uma forma de gerar conteúdos para pessoas da região e reconhecer essas pessoas tão importantes - enfatiza Kengen. 

Mídia que veio para ficar 

Na avaliação do apresentador do Avera, os podcasts vieram para ficar. Gustavo Kengen argumenta: 

- Sem dúvida alguma, o podcast tem vindo com força, como mais uma forma de mídia, até mesmo como mais uma alternativa para as empresas veicularem suas marcas e ações. Não vejo, por exemplo, que as grandes empresas investindo pesado em seus próprios podcasts possam prejudicar as menores, pois há muito assunto, tema, modalidades a serem abordadas, vejo que o “mato” ainda está sendo capinado. 

O que é um podcast 

O termo podcast foi criado pela Apple, e significa a junção de “iPod” com “broadcast” (transmissão) e era apenas em áudio. Com o passar do tempo, ele foi começando em um formato audiovisual, principalmente nos tempos de pandemia (novo coronavírus/Covid-19). Canais como o do Joe Rogan e Flow Podcast foram os pioneiros no formato, transmitindo em vídeo no YouTube e Twitch e depois sendo em áudio para plataformas como Spotify, Amazon Music e demais plataformas. 

> Onde conferir o Avera Podcast: Site | YouTube | Twitch | Instagram

________________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×