Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Tema Livre

PoeArt abre inscrições para concurso nacional de poesia

Editora de Volta Redonda realiza XIII edição da seletiva; homenageada é a trovadora, sonetista, poeta e contista Carolina Ramos

Colunistas  –  04/07/2022 10:05

  • Café com Carolina Ramos; este colunista e os poetas Angela Crispim e Antônio Pena

  • Carolina autografando seus livros

  • Com o 20º livro dela "Canta Sabiá" e a autora homenageada com a ideia de capa do livro em sua homenagem

  • Com o notável e saudoso poeta Luiz Otávio

 
(Fotos: PoeArt e Acervo Particular)

_______________________________________________________

Inscrições terminam em 31 de julho e devem ser feitas pela internet

_______________________________________________________

A PoeArt Editora (de Volta Redonda) está com inscrições abertas para a XIII Seletiva Nacional de Poesia, que resultará na edição do livro “XIII Coletânea Século XXI”. A homenageada é a trovadora, sonetista, poeta e contista Carolina Ramos, de 98 anos. As inscrições terminam no dia 31 de julho e devem ser feitas pela internet.

Premiação

Os cinco melhores poemas serão publicados sem qualquer ônus. Cada um dos cinco autores premiados receberá três exemplares da obra pelos direitos autorais, diploma e a sua foto colorida no livro. Será cobrada apenas a taxa de envio dos livros pelos Correios. A partir do sexto trabalho selecionado, os autores serão convidados a participar do livro pelo sistema de cooperativismo, pois serão escolhidos trabalhos de até 50 escritores ou mais, dependendo da qualidade literária.

Sem taxa de inscrição (até três poemas)

Ao efetuar a inscrição, o autor estará concordando com as regras do concurso, e, se selecionado, autorizando a publicação dos trabalhos no livro “XIII Coletânea Século XXI”. Em caso de cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral, será responsabilizado judicialmente.

Tema e apresentação

O tema é livre. Cada autor poderá inscrever de um a três poemas (versos livres ou poema com forma fixa), cada um em uma página, inéditos ou não, máximo de até 20 versos cada, fonte Times New Roman, corpo 12 e foto de rosto em jpg - imagem com alta qualidade. Não é necessário pseudônimo. Muita atenção na hora de enviar seu texto: já envie revisado. Enviar em doc. anexo contendo os trabalhos e os seguintes dados: nome completo, nº do RG, nome do concurso, títulos dos trabalhos, endereço completo, dados biográficos (no máximo dez linhas), telefone e e-mail. As obras que chegarem sem esses dados não serão consideradas inscritas. Todos os trabalhos enviados (selecionados ou não) serão incinerados, após a divulgação do resultado.

Forma de inscrição

As obras deverão ser enviadas pela internet para:
poearteditora@gmail.com
Jean Carlos Gomes / organizador e editor / organização e realização: PoeArt Editora de Volta Redonda / telefone e WhatsApp (24) 99979-3205 

. Apoiadores: Câmara Municipal de Volta Redonda, Academias Volta-redondense de Letras e Barramansense de História, Evangélica de Letras do Brasil, Costelas Felinas Livros Artesanais, IEV - Instituto de Estudos Valeparaibanos, Val Lourenço - Cabelo e Corpo, Vitor Contabilidade.

Quem é Carolina Ramos

Carolina Ramos tem 98 anos, 21 livros publicados, é poeta, trovadora, contista, cronista, participou, participa e já dirigiu instituições culturais e literárias. Foi casada com o poeta Luiz Otávio, fundador da UBT - União Brasileira de Trovadores, reverenciada por renomes das letras brasileiras de ontem e de hoje, tais como: Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida, Austregésilo de Athayde, Menotti Del Picchia, Câmara Cascudo, Paulo Bomfim, Aparício Fernandes, J. G. de Araújo Jorge, Ives Gandra, Anderson Braga Horta, Andréa Motta Paredes, Cláudia Brino & Vieira Vivo, José Feldman, Raquel Naveira, Sergio Willians, dentre outros.

Vários prêmios recebidos em quase todos os estados do Brasil e no exterior, referentes a trovas, poemas e contos. O “Sempre”, primeiro livro lançado, recebeu da União Brasileira de Escritores o título de melhor obra de poesia inédita. Em 1961, o primeiro prêmio internacional veio de Setúbal. Portugal, com o poema “A Lagarta e a Borboleta” e lhe foi entregue na sede da Academia Brasileira de Letras, pelo então presidente Austregésilo de Athayde.

Títulos honorários e premiações de órgãos oficiais: “Magnífico Trovador”, Nova Friburgo – RJ; “Notável Trovador”, Pouso Alegre - MG; “Medalha Sesquicentenário”, Prefeitura de Santos; “Medalha dos Andradas”- IHGS; “Medalha Brás Cubas”, Medalha de Mérito Cultural, Câmara Municipal de Santos/2006, por serviços prestados à cultura; Mulher do Ano 2018/Mov. Arreg. Fem.Santos; “Princesa da Trova do Brasil”, UBT/2021.

Tive o prazer e a satisfação de estar com a notável escritora em sua residência em Santos na memorável tarde de 19 de junho.
Confira um poema de Carolina Ramos:

Anseio

Por mais que em convulsões o mundo trema,
rumo ao caos que implacável nos atinge...
Por mais, seja negado o suave lema,
“Paz e Amor”, que de sangue hoje se tinge... 

Por mais que o desencanto fel esprema
nas almas secas de quem já nem finge,
creio sempre num Deus, que é Luz suprema!
Sol que clareia o Bem... e o Mal restringe! 

E mesmo envolta em sombras da amargura,
mesmo que os dias sigam mais tristonhos 

e a vida cada vez menos segura,
fujo à incerteza que o momento traz,
mantendo vivo, a incrementar meus sonhos,
um doce anseio de encontrar a Paz! 

________________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Di Bonetti

    Carolina Ramos, orgulho de nossa Academia Cristã de Letras. Feliz por te-la como amiga. Mulher guerreira, Carolina doce, meiga e eterna Ramos.