(Fotos: PoeArt Editora)
O escritor declamando um de seus poemas do livro "Hora aberta - Poemas reunidos"
Depois de seis meses desde o primeiro contato com esse grande mestre da literatura brasileira, graças ao bom Deus, felizmente chegou o grande dia de conhecermos o notável e laureado escritor Gilberto Mendonça Teles. Ele será o próximo homenageado no livro "V coletânea século XXI" - que será o resultado da V Seletiva Nacional de Poesia (2014). Gilberto, prontamente com carinho e atenção, aceitou a nossa singela homenagem à sua pessoa. pela sua importante contribuição à literatura e pelos seus méritos literários.
Então, depois de tudo marcado e acertado, fomos ao encontro desse mestre, em 17 de março, em sua residência, no Rio de Janeiro, onde reside há mais de 40 anos, em Copacabana. Agora podemos dizer: Nosso ilustre amigo o escritor Gilberto Mendonça Teles. Acompanhado pelo braço direito da PoeArt Editora e amigo fiel das artes, o jornalista Vicente Melo, mais uma vez nos honrou com sua companhia para a realização de mais essa missão literária.
Gilberto foi retratado (em vida isso acontece com poucas personalidades)
em selo postal personalizado do IHGG - Instituto Histórico e Geográfico de Goiás
- Série Presidentes - 1962 - 1970
O escritor e sua mulher Maria do Rosário Teles, sua companheira de 56 anos de casamento; ela também é sua secretaria particular, tradutora, pesquisadora e talentosa poeta, autora do livro "Cristal do tempo & a cor do invisível", editado no ano passado; o ilustre casal tem dois filhos: Antônio e Luciana
Ao chegarmos, veio ao nosso encontro com toda alegria e seu clima renovado e interessado, apesar da maturidade de grande mestre. Sinceramente, acho que é algo grandioso e indescritível poder mostrar nosso trabalho, conquistar a credibilidade e ter mais esse aval literário para continuar divulgando a arte literária. Assim como foi no encontro com a primeira homenageada, a também Mestra Olga Savary.
Agradabilíssima conversa de mais de duas horas
Gilberto e este colunista, com os livros que reúne a poesia desse grande mestre da literatura brasileira que nos honrou com sua atenção, carinho, bom humor, simplicidade, paz de espírito, grande conhecimento e propriedade literária
Gilberto Mendonça Teles sendo entrevistado pelo jornalista Vicente Melo
Vicente, Gilberto e este colunista; o autor tem uma biblioteca de aproximadamente 20 mil livros, muito bem organizados e bem distribuídos em prateleiras pelas paredes de boa parte do seu apartamento
Com o seu humor cativante nos conduziu ao seu escritório, onde nos serviu um delicioso café e quis saber o que fazíamos e as motivações que culminaram em nosso encontro. Satisfeito com a nossa breve apresentação pessoal e nossos projetos, adiantou a conversa, certo de que aí, sim, tudo ficaria ainda mais claro. Vicente iniciou a entrevista que evoluiu para uma agradabilíssima conversa de mais de duas horas com promessas mútuas de ter continuidade, de preferência regada a chopp, o mais breve possível. O escritório tem vista de fundos para o Morro dos Cabritos e ele conta que ali se ouvia o constante e estridente canto de cigarras, que inspirou Olegário Mariano, que também residiu naquele lugar.
Transcrevi aqui apenas um pouco desse importante e proveitoso encontro literário, pois a entrevista completa e poemas do Gilberto sairão no livro já mencionado acima.
> Acesse e conheça a vida e obra desse grande escritor brasileiro
_____________________________________________________
Para a nossa degustação literária
Elipse
(Gilberto Mendonça Teles)
Vim descobrir o que ficou de elipse
e precisão,
o que se fez sucinto e reticente,
o inacabado do cabo Não.
Vim recolher esta úmida sintaxe
que foi além
e não poupou a rigidez da língua
que ficou sem.
E vim, não para ver, deixar a meio
fala e raiz:
vim extrair de ti a própria essência
do que não fiz.
_____________________________________________________
> V seletiva para a "V coletânea século XXI" - Prazo: 15 de abril. Saiba como participar pelos contatos: (24) 9-9993-0615 e (24) 3345-7352. E-mail: poearteditora@gmail.com.br
> Organização e realização: PoeArt Editora de Volta Redonda.
> Apoiadores: Reprográfica Barrense, Colégio Garra Vestibular, Colégio ICT, Lex Print - Suprimentos de Informática, Gacemss, Grebal - Grêmio Barramansense de Letras, Academias Barramansenses de Letras e História, Art Nouveau, Val Lourenço - Cabelo e Corpo, jornais "Volta Cultural", "Maioridade", "A Voz da Cidade", "Diário do Vale" e "Jornal do Interior", Clube Foto Filatélico e Numismático de VR - Ponto de Cultura, Zênite Publicidade, Usina Gráfica - Design e Propaganda, Câmara Municipal de VR e deputado Federal Zoinho, Papelaria Arte Nova.