_______________________________________________________
"Queria ampliar o alcance da premiação, tornando-a mais popular e limando da iniciativa o que algumas pessoas definem como premiação elitizada; e isso só seria possível com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura"
(Cláudio Alcântara)
_______________________________________________________
> Confira a programação do Palco Música, no Memorial Zumbi
> Confira a programação do Palco Teatro/Dança, no Memorial Getúlio Vargas
> Confira a programação do Palco Literatura, na Biblioteca Municipal
> Confira a programação do Palco Moda, no Memorial Getúlio Vargas
> Confira a programação do Palco Artes Visuais, no Espaço Zélia Arbex
> Confira a programação do Palco Poesia, no Memorial Getúlio Vargas
> Confira a programação do Palco Conteúdo Digital, na Biblioteca Municipal
> Quem são os convidados especiais que entregarão os troféus aos premiados
> A ordem de entrega dos troféus, durante a cerimônia de premiação
> Quem são os jurados do Prêmio OLHO VIVO 2017 - Maratona Cultural
Confira a cobertura fotográfica da primeira premiação do Sul Fluminense e Costa Verde no formato de Maratona Cultural
Reinventar-se é o segredo do sucesso do Prêmio OLHO VIVO. Este ano o editor-chefe do site, Cláudio Alcântara (o jornalista que assina esta reportagem), acrescentou proporções gigantescas à sua reinvenção - graças ao apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda. Em cerca de 30 anos de evento, é a primeira vez que o Prêmio recebe o apoio da prefeitura. Serão mais de 12 horas de programação artística, começando às 9h do dia 25 de fevereiro, domingo, em quatro pontos culturais na Vila Santa Cecília:
. Memorial Zumbi (Palco Música):
. Memorial Getúlio Vargas (Palco Teatro/Dança/Poesia/Moda/Cerimônia de Entrega dos Troféus);
. Biblioteca Municipal Raul De Leoni (Palco Literatura/Conteúdo Digital/Espaço Kids/After Party);
. Espaço das Artes Zélia Arbex (Palco Artes Visuais).
A Maratona Cultural do Sul Fluminense e Costa Verde vai acontecer simultaneamente, tudo gratuito, aberto ao público, culminando com a entrega dos troféus, às 20h, no espaço que será montado no Memorial Getúlio Vargas.
- Quando eu procurei a secretária de Cultura, Aline Marah Ribeiro, confesso que não tinha muitas expectativas de que a minha proposta fosse aprovada. Até reservei um Plano B, bem mais simples, para realizar a premiação este ano. Mas queria mudar radicalmente o Prêmio, porque acho que as premiações (as festas, não o formato em si, já que o Prêmio OLHO VIVO ocorre durante todo o ano; envolve regulamento, inscrições, processo de indicações, votação na internet, bancada técnica com jurados que não são da região, exposição de artes visuais e um festival de artes integradas), estão todas muito parecidas, e isso não é nada bom. Fui muito bem recebido pela secretária, e tudo foi feito dentro dos trâmites legais, uma exigência minha, e também da Aline - conta Alcântara.
_______________________________________________________
Prêmio OLHO VIVO arrecada fraldas geriátricas para o GAPC; durante a Maratona Cultural, leve sua doação e deixe no estande do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer
_______________________________________________________
Para esta oitava edição do evento, o idealizador do Prêmio OLHO VIVO quer ampliar o alcance da premiação, tornando-a mais popular e limando da iniciativa o que algumas pessoas definem como “premiação elitizada”. A proposta é fazer um dia inteiro de evento, uma Maratona Cultural, estendendo-se até à noite, ocupando os quatro espaços culturais públicos na Vila Santa Cecília. Todas as atrações cessam nos demais espaços, quando começar a cerimônia de entrega dos troféus, no Memorial, às 20h.
Atividades culturais em cada um dos espaços
Os quatro espaços culturais serão utilizados simultaneamente para atividades de arte, cultura e lazer, durante todo o dia, começando às 9h e culminando com a entrega dos troféus, a partir das 20h, aos premiados (entre três finalistas de cada categoria), que só são revelados na hora, por personalidades do cenário artístico/cultural.
(Fotos: Reprodução/Facebook)
Coordenação do "Palco Música - Memorial Zumbi": Gustavo Kengen (Toca Logo)
Atrações - Shows musicais, a partir das 9h. Apresentações das bandas, grupos de pagode/samba, duplas, intérpretes (cantoras e cantores), instrumentistas e DJs indicados e finalistas ao Prêmio 2017.
Alternativa - Não havendo interesse dos artistas indicados e finalistas deste ano em participar, fica a organização do evento liberada para convidar artistas indicados e finalistas de anos anteriores e também artistas que não tenham sido indicados ao Prêmio (esses para participações especiais).
Tempo para cada apresentação - Será dividido igualmente entre os artistas que aceitarem o convite da organização do evento para realizar os shows sem cobrança de cachê. Haverá intervalos entre um show e outro apenas para troca de instrumentos. As apresentações terminarão minutos antes de começar a entrega dos troféus na estrutura montada no Memorial Getúlio Vargas.
Coordenação do "Palco Memorial Getúlio Vargas": Giglio e Elisa Carvalho
Atrações - Apresentações de espetáculos teatrais, de dança, esquetes, performances poéticas etc., a partir das 9h. Durante o dia também será apresentado um desfile com as modelos e os modelos indicados ao Prêmio 2017, além de modelos convidados, tendo como foco a divulgação de um trabalho social - o escolhido deste ano é o GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer). No mesmo local será realizada, a partir das 20h, a entrega dos troféus aos premiados.
Coordenação do "Palco Literatura - Biblioteca Municipal": Aline Reis (Nós - Educação Literária)
Atrações - A partir das 9h, autores dos livros indicados ao Prêmio 2017 e poetas se dividem e autografam seus livros. Palestras e debates voltados para a arte de escrever, segmentados por gêneros ou estilos - crônica, romance, poesia, prosa etc. - com convidados especiais. A Academia Voltarredondense de Letras e o Grebal (Grêmio Barramansense de Letras) serão convidados a movimentarem o espaço.
Os artistas da Categoria Conteúdo Digital poderão exibir seus canais, blogs, fanpages, sites etc., gerar conteúdo ao vivo e bater um papo com o público sobre essa vertente artística que vem sendo explorada na internet.
Coordenação do "Palco Artes Visuais - Espaço das Artes Zélia Arbex": Zaqueu Pedroza
Atrações - A partir das 9h, os artistas plásticos e fotógrafos indicados e finalistas ao Prêmio 2017 expõem seus trabalhos. Alguns podem pintar obras durante todo o dia. Também podem ser realizadas no mesmo local oficinas de iniciação às artes plásticas. Artistas performáticos podem ser convidados a apresentar performances que envolvam artes plásticas/dança/interpretação.
O que é o Prêmio OLHO VIVO
O Prêmio OLHO VIVO começou na década de 1990, em um jornal impresso de circulação na Região do Médio Paraíba Fluminense. Na internet, o início foi em 2010. A partir de 2012 passou a entregar troféus em uma cerimônia especial. Esta é a oitava edição do evento.
Durante dois anos consecutivos o Prêmio recebeu a consultoria do Escritório de Apoio à Produção Cultural do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), com o objetivo de analisar e implementar estratégias inovadoras que contribuam para o constante aperfeiçoamento do projeto. Uma delas é a realização do Festival OLHO VIVO de Artes Integradas - que em novo formato, durante 2017, foi realizado no Centro Cultural Fundação CSN, de março a dezembro (com espetáculos teatrais, shows, dança e performances poéticas); e uma exposição coletiva, na Biblioteca Municipal - Volta Redonda, em novembro. Tudo com entrada gratuita.
Apesar de receber acessos do mundo inteiro, o Prêmio OLHO VIVO tem foco no território do Médio Paraíba Fluminense e Região da Costa Verde, cujos municípios são: Barra do Piraí, Barra Mansa, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Volta Redonda, Paraty e Angra dos Reis.
O Prêmio OLHO VIVO tem o objetivo de reconhecer artistas de destaque em diferentes segmentos artísticos dos municípios fluminenses. Não tem o propósito de premiar o melhor em determinada categoria, e sim destacar e homenagear artistas de produção contínua.
O principal objetivo do Prêmio OLHO VIVO é incentivar a profissionalização dos artistas participantes, bem como ampliar as habilidades dos artistas profissionais que atuam nos dez municípios onde o Prêmio atua.
Por conseguinte, este projeto tem por objetivos específicos:
- Promover artistas profissionais e amadores;
- Ampliar a visibilidade das obras artísticas e culturais produzidas no interior do RJ;
- Incentivar a produção de novas obras;
- Estreitar a relação entre artistas, público e organizações culturais;
- Promover o encontro entre artistas de diversas linguagens;
- Estimular o constante aprimoramento e capacitação das linguagens artísticas.
O Prêmio OLHO VIVO é uma iniciativa inédita na região, sem registro de outro evento semelhante em seus objetivos e alcance. Já se tornou a maior premiação de arte e cultura do Médio Paraíba Fluminense e Região da Costa Verde. A sua mais recente edição movimentou, direta e indiretamente cerca de 500 artistas e reuniu na cerimônia de gala no Aldeia das Águas aproximadamente 400 artistas e seus convidados. A edição 2017 ultrapassou 700 artistas envolvidos.
Com o novo sistema de votação, que exige logar pelo Facebook, a etapa popular tornou-se ainda mais justa, permitindo apenas 1 voto por perfil.
A iniciativa nasceu, ao constatar a necessidade de promover maior visibilidade aos artistas e seus trabalhos, carentes de canais de comunicação especializados no assunto. O projeto, além da praticidade, já mostrou ser funcional, unindo todas as necessidades numa só solução: divulgação e reconhecimento
Categorias
Teatro: Ator, Atriz, Espetáculo Teatral;
Dança: Performance;
Música: Intérprete (incluídos nesta categoria cantor/cantora), Grupo de Pagode/Samba, Instrumentista, Canção, CD/EP, Clipe, DJ, Banda, Dupla;
Literatura: Livro e Poeta;
Moda: Modelo Feminino e Modelo Masculino;
Artes Visuais: Artista Plástico, fotógrafo, Conteúdo Digital.
_______________________________________________________
Os classificados para a final do Prêmio OLHO VIVO 2017
1 - Modelo Feminino (confira as dez indicadas)
. As três mais votadas: Pamela Suelen, Estefânia Logmar e Duda Nawar.
2 - Performance - Dança (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Júlia Martins, Lissiana Schlick e Mazinho Miranda.
3 - Modelo Masculino (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Leandro Braga, Warley Santanna e Pedro Henrique Mezzabarba.
4 - Instrumentista (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Wallace Gregório, Jorge Eduardo e Gilson Oliveira.
5 - Fotógrafo (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Gusttavo Lacerda, Ju Henriques e Taynara Arantes.
6 - Ator (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Thiago Freire, Lancaster Gabriel e Jesus Vinícius.
7 - Artista Plástico (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Oswaldo Fernandes, Dirlene Tavares e Adriana Jacob.
8 - Atriz (confira as dez indicadas)
. As três mais votadas: Amanda Araújo, Duda Motta e Monica Melanie.
9 - Poeta (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Paulo Cesar Rabello, Gabriel Sam e Amanda Citelly.
10 - Intérprete (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Rany Silveira, Cassio Cesar e Rafaela Rodrigues.
11 - DJ (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Colombia, Leticia Sabatinni e Bruno Bernardino.
12 - Dupla (confira as dez indicados)
. As três mais votadas: Zé Vithor & Cuiabá, Max Oliveira & Gustavo e Márcio Henrique & Gabriel.
13 - Grupo de Pagode/Samba (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Pura Amizade, Opsamba e Ziriguidum.
14 - Banda (confira as dez indicadas)
. As três mais votadas: Orunaiyê, Circunlókios e Piramidal.
15 - Conteúdo Digital (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Salada mixta (Canal), Escolhido (Série - Produtora Vibe) e Monique Theodoro (Canal).
16 - Clipe (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Feito café (Feito Café), Ele e a pequena (Luiz Garcia) e Moça (Peter Jane).
17 - CD/EP (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Pense alto (Acemira), Foto síntese (Vitor Karyello Trio) e Rock caiçara (Moeda Paralela). Rafael SM, do disco Filho volta, não cumpriu o prazo para envio do material solicitado pelo site e foi desclassificado.
18 - Livro (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Viagem ao meu interior (Natália Faria), As crônicas do Sill (Edson Sill) e O que é o amor: 101 reflexões para se viver todos os dias (Artur Rodrigues).
19 - Canção (confira as dez indicadas)
. As três mais votadas: Brisa do vento (Edmar dos Santos Azevedo - Pura Amizade), Castelo de areia (Acemira) e Não sou obrigada (Manaíra Silva).
20 - Espetáculo (confira os dez indicados)
. Os três mais votados: Censurado (Cia. de Teatro Arte em Cena), Um conto nos contos (Cia. Teatral Calegari - Oficina de Atores) e Luxúria (Cia. Teatral Intervalo).