Publicidade

RH

Olho Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Comprometimento Com o Movimento Artístico/Cultural da Região

Regulamento do Prêmio OLHO VIVO

Objetivo é reconhecer artistas de diferentes segmentos dos municípios fluminenses; não tem o propósito de premiar o(a) melhor em determinada categoria, e sim destacar e homenagear artistas de produção contínua, além de novos talentos

Colunistas  –  12/08/2022 10:09

Colorido Fogos de Artifício Ano Novo Saudação Cartão (4)

> Confira a cobertura fotográfica da cerimônia de entrega do Prêmio OLHO VIVO 2021
> Confira os vídeos dos finalistas em todas as categorias do Prêmio OLHO VIVO 2022

1. Apresentação

O principal objetivo do Prêmio OLHO VIVO é incentivar a profissionalização dos(as) artistas, homenagear artistas profissionais, bem como ampliar as habilidades daqueles(as) que atuam nos municípios onde o Prêmio atua, além de revelar/destacar novos talentos, dar visibilidade e proporcionar reconhecimento.

Por conseguinte, tem os seguintes objetivos específicos:
- Promover artistas profissionais e amadores;
- Ampliar a visibilidade das obras artísticas e culturais no Interior do Rio de Janeiro;
- Incentivar a produção de novas obras;
- Estreitar a relação entre artistas, público e organizações culturais;
- Promover o encontro entre artistas de diversas linguagens;
- Estimular o constante aprimoramento e capacitação das linguagens artísticas. 

Prêmio OLHO VIVO é uma iniciativa inédita na região, sem registro de outro evento semelhante em seus objetivos e alcance. Já se tornou a maior premiação de arte e cultura do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Médio Paraíba Fluminense e Região da Costa Verde). A sua mais recente edição movimentou, direta e indiretamente, mais de 1.500 artistas. 

Com o sistema de votação, que exige logar pelo Facebook, a etapa popular tornou-se ainda mais justa, permitindo apenas 1 voto por perfil. 

A iniciativa nasceu, ao constatar a necessidade de promover maior visibilidade aos(às) artistas e seus trabalhos, carentes de canais de comunicação especializados no assunto. Além da praticidade, já mostrou ser funcional, unindo todas as necessidades numa só solução: divulgação e reconhecimento

Prêmio OLHO VIVO acontece desde o início da década de 1990, em jornal impresso. Na internet, começou em 2010. Esta é a 13ª edição do evento. O tema de 2022 é Solidariedade. A cada ano o Prêmio busca implementar estratégias inovadoras que contribuam para o constante aperfeiçoamento do projeto. Apesar de o portal receber acessos do mundo inteiro, o Prêmio tem foco no território do Médio Paraíba Fluminense e Região da Costa Verde. O Prêmio OLHO VIVO tem o objetivo de homenagear artistas em diferentes segmentos artísticos. Não tem o propósito de premiar o(a) "melhor" em determinada categoria, e sim destacar artistas de produção contínua, além de novos talentos. 

A novidade deste ano é que são duas premiações em uma só. O(a) mais votado(a) pelos(as) internautas já garante o seu prêmio (a organização do evento ainda vai definir se será um troféu, uma placa, ou outra peça que será entregue como homenagem). E haverá os escolhidos pelos jurados. Ou seja, um(a) mesmo(a) artista pode vencer na mesma categoria no voto popular e nos votos técnicos. Ou um(a) artista pode vencer no voto popular em uma categoria e outro(a) vencer nessa mesma categoria na votação dos jurados. Importante: Quem ganhar na votação popular, não enviar o vídeo para ser analisado pelos jurados, não comparecer à cerimônia de premiação, nem enviar representante, será desclassificado(a) na votação popular e na votação técnica.

O Projeto Estive Aqui (sem fins lucrativos) é o beneficiado nesta edição. O Projeto arrecada leite em pó, fraldas geriátricas e lenços para pacientes em tratamento oncológico. Clique aqui e saiba como fazer doações.

2. Categorias

2.1. São nove áreas:
Teatro
Dança
Música
Literatura
Moda
Artes Visuais
Empreendedorismo
Internet
Humanas

3. Indicações

Colorido Fogos de Artifício Ano Novo Saudação Cartão (3) 

3.1. Os(as) participantes do Prêmio são definidos(as) por meio de indicações dos(as) colunistas do site, dos(as) internautas, no Instagram e na fanpage do OLHO VIVO, dos(as) especialistas de cada setor (convidados/as pelo editor do site, o jornalista Cláudio Alcântara) e ainda dos(as) contemplados(as) com o Prêmio OLHO VIVO em edições anteriores. O critério para ser indicado(a) é basicamente ter um trabalho considerado merecedor da homenagem, por quem indica. Os(as) indicados(as) não, necessariamente, precisam ser famosos(as) regionalmente, ter aparecido na mídia, estar em evidência ou ser considerados(as) sucesso de público ou crítica, dando assim oportunidade a todos(as) aqueles(as) que gostam desse tipo de premiação.
3.2. Ao todo, em média, são 10 indicados(as) por categoria (se não houver 10 indicados/as, vão para votação no site aqueles/as que foram citados/as pelos/as internautas e/ou inscritos/as, ou seja: nove, oito, sete, seis, cinco, quatro ou apenas três, se for o caso). Em casos excepcionais, o número de indicados(as) na enquete pode ultrapassar 10 artistas. Lembrando que os(as) artistas também podem se inscrever no portal OLHO VIVO (o material é analisado pelo editor-chefe do site).
3.3. Na seleção dos(as) indicados(as), prevalece aquele(a) artista que também tenha efetuado a sua inscrição no portal. Ou seja, o fator decisivo para estar entre os(as) artistas que concorrerão ao Prêmio OLHO VIVO em cada categoria é: maior número de indicações + inscrição no site. Exemplo: Se um(a) artista teve um grande número de indicações, mas não se inscreveu no portal; outro(a) artista que teve menos indicações e se inscreveu ocupará a sua vaga. Outro exemplo: Se todos(as) os(as) artistas se inscreveram no portal, obviamente, aqueles(as) que conseguiram maior número de indicações estarão entre os(as) selecionados(as); ou, se nenhum(a) artista se inscreveu no portal, também prevalece o maior número de indicações para a seleção dos(as) artistas. As indicações dos especialistas de cada setor também têm um peso maior, obviamente porque eles são especialistas no assunto.

4. Inscrições

4.1. Qualquer interessado(a) pode inscrever-se, no mesmo período reservado para as indicações em cada categoria (ver calendário abaixo). As inscrições para o Prêmio OLHO VIVO são realizadas por meio de cadastro eletrônico no site. 
4.2. Ficha de Inscrição. Basta preencher o campo de Mensagem do Fale Conosco do site e enviar uma cópia, ou seja, os mesmos dados, para claudioalcantaravr@hotmail.com (Atenção: Quem não enviar a cópia para o e-mail do editor do portal, a inscrição estará automaticamente invalidada; só estarão inscritos(as) aqueles(as) que receberem um e-mail da organização do evento confirmando a inscrição). No campo destinado à Mensagem, digite as seguintes informações:
Nome;
. CPF;
. Endereço (Rua, Nº, Bairro);
. Cidade;
. Estado;
. CEP;
. Telefone Fixo/Celular/WhatsApp;
. E-mail;
. Facebook | Instagram;
. Descrição da Inscrição:

- Currículo (resumido);
- Clipping e Portfólio (apenas links de matérias publicadas em jornais, revistas, sites etc. e/ou links de materiais de divulgação em blogs, redes sociais, entre outras comprovações de trabalho).  

5. Votação

5.1. O sistema de votação foi criado para tentar permitir apenas 1 voto por pessoa. Basta fazer login pelo Facebook para votar
5.2. Depois de computadas as indicações/incrições, em média, 10 de cada categoria (ou no mínimo três de cada categoria) vão para votação popular no portal.
5.3. Cada votação fica no ar em média 10 dias. Cada candidato(a) é homengeado(a) com a sua foto, nas redes sociais do OLHO VIVO, em um dia da semana, durante o período de votação.
5.4. Findado o período de votação, os(as) três, ou dois(duas), mais votados(as) avançam para a fase final.
5.5. O material enviado pelos(as) três, ou dois(duas), artistas de cada categoria classificados(as) para a final (link de um vídeo postado no YouTube com duração média entre 1 e 5 minutos + texto de no máximo 5 linhas digitado em Word, contando a história do/a artista) é analisado pelo júri técnico, formado por jurados(as) de notório conhecimento artístico profissional (e que não são da região), convidados(as) pelo editor-chefe do site. Os votos dos(as) jurados(as) são secretos, visando evitar possíveis constrangimentos. 
5.6. Quem não enviar o material solicitado pelo site dentro do prazo (7 dias) será desclassificado(a), e poderá (ou não) ser substituído(a) pelo(a) quarto(a) colocado(a) e assim sucessivamente (até que a vaga seja ocupada). Só podemos ampliar o prazo para entrega do material em casos de extrema necessidade, como doença, acidentes, compromissos inadiáveis de trabalho, etc., para que haja tempo de receber e analisar os materiais de todas as categorias. Para que o prazo seja prorrogado, o(a) artista deverá enviar um ofício (disponibilizamos o modelo), detalhando o motivo da solicitação. Se o ofício for aceito pela organização do evento, o prazo será prorrogado em no máximo 7 dias. 
5.7. Todos(as) os(as) jurados(as) votam em todas as categorias.
5.8. Em caso de empate, o(a) jurado(a) especialista no segmento da respectiva categoria terá o voto de minerva. Caso ele(a) não queira desempatar, ganha aquele(a) que conseguiu a maior quantidade de votos na etapa popular.
5.9. Quem não comparecer à cerimônia de premiação e não enviar representante, estará desclassificado e ficará vetado de participar das próximas edições do Prêmio OLHO VIVO.

6. Critérios de análise pelo júri

Colorido Fogos de Artifício Ano Novo Saudação Cartão (1)

6.1. A organização do Prêmio dá total liberdade a cada um(a) dos(as) jurados(as) para escolher os(as) contemplados(as). Até porque cada categoria exige um critério diferente, por serem artes completamente diversas umas das outras.
6.2. Não são critérios determinantes na hora de analisar o material enviado pelos(as) finalistas: 

- Números, como vendas de CDs, livros etc.; 
- Tempo de carreira; 
- Destaque nas mídias.

6.3. O que é avaliado em cada área:

Teatro: Texto, Direção, Figurino, Cenário, Iluminação, Interpretação, Conjunto da Obra; 
Dança: Expressão Corporal, Técnica, Emoção, Adequação Visual à Proposta; 
Música: Interpretação, Técnica Vocal e Instrumental, Emoção, Expressão Corporal, Comunicabilidade; 
Literatura: Texto, Poética, Adequação Textual à Proposta, Ineditismo, Criatividade;
Moda: Beleza, Simpatia, Fotogenia, Expressão Corporal, Comunicabilidade;
Artes Visuais: Técnica, Estilo, Criatividade, Ineditismo, Proposta Artística;
Infantil: Beleza, Simpatia, Comunicanilidade, Expressão Corporal, Adequação do Desempenho Artístico à Área a que Pertence; 
Internet: Técnica, Qualidade Visual, Som, Proposta do Projeto, Conjunto da Obra;
Empreendedorismo: Proposta do Projeto, Conjunto da Obra;
 
Humanas: História de vida, Simpatia, Comunicabilidade.

7. Premiação

7.1. O EVENTO PODERÁ SER REALIZADO ONLINE, EM FEVEREIRO (OU MARÇO) DE 2023, OU SER PRESENCIAL.   

8. Disposições Gerais

8.1. Quem, por algum motivo, não se sentir confortável em participar do Prêmio, não tem problema - a menção do nome e a foto entre os(as) indicados(as) ficam registradas aqui no portal e nas redes sociais do OLHO VIVO apenas como uma homenagem.    
8.2. Casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela organização do Prêmio OLHO VIVO

9. Como funciona a votação no portal OLHO VIVO  

Colorido Fogos de Artifício Ano Novo Saudação Cartão

1 - Dificilmente é registrado problema técnico no sistema de votação. Se a votação apresentar problema, ou o portal sair do ar, a enquete não será anulada, e os votos registrados até aquele momento serão válidos.

2 - Para votar, basta seguir o passo a passo que está explicado na enquete:

. CLIQUE NA FOTO DO(A) SEU(UA) ARTISTA PREFERIDO(A).
. CLIQUE NOVAMENTE NA FOTO DO(A) SEU(UA) ARTISTA PREFERIDO(A) E FAÇA O LOGIN NO FACEBOOK.
. CLIQUE EM VOTAR, AO LADO DA FOTO DO(A) SEU(UA) ARTISTA PREFERIDO(A), ou abaixo da foto, se alguma propaganda aparecer ao lado da foto. ATENÇÃO: NÃO É NECESSÁRIO CLICAR NAS PROPAGANDAS, E OBSERVE QUE EM NENHUM MOMENTO DO PASSO A PASSO É PRECISO CLICAR NO NOME DO(A) ARTISTA, POR ISSO AS PROPAGANDAS NÃO ATRAPALHAM, NEM PREJUDICAM NINGUÉM NA VOTAÇÃO. 

3 - Embora a capacidade de suportar acessos simultâneos no portal tenha sido aumentada, recomendamos não enviar solicitações de votos a várias pessoas ao mesmo tempo. Envie aos poucos. Isso evita congestionamento.

4 - São vários dias de votação, não há necessidade de correr para votar. As pessoas podem votar com calma, seguir o passo a passo para não errar e o voto ser computado. Na etapa Voto Popular, são válidos apenas os votos registrados na enquete no site. O voto só é válido, quando você recebe uma mensagem automática, avisando que o seu voto foi computado. Se não aparecer essa mensagem, você ERROU em alguma etapa do passo a passo. Repita com calma.

5 - Se o portal ficar congestionado e a enquete sair do ar, não há necessidade de enviar mensagem reclamando. Quando a enquete voltar ao normal, o(a) internauta poderá votar tranquilamente.

6 - Para votar, o(a) internauta precisa ter perfil no Facebook e saber a sua senha para fazer o login, caso contrário não vai conseguir votar.

7 - Esse sistema foi escolhido para evitar que a mesma pessoa fique o dia todo votando no(a) mesmo(a) indicado(a).

8 - Enquanto o Facebook for a rede social com o maior número de pessoas cadastradas, esse sistema será mantido. Se outra rede social superar o Facebook em número de usuários, aí sim mudaremos o sistema de login.

9 - Não existe, em hipótese alguma, a possibilidade de erro apenas na votação de um(a) indicado(a). Quando há algum problema no sistema, ninguém consegue votar em nenhum(a) indicado(a).

10 - Quem já votou usando o perfil no Facebook, não vai conseguir votar novamente.

11 - Não adianta reclamar e criticar a votação, comparando-a com o BBB, por exemplo. Jamais vamos seguir o padrão do BBB, porque lá é permitido que as pessoas votem quantas vezes quiserem. Isso não nos interessa. 

12 - Quando apenas alguns(mas) internautas não conseguem votar, isso não significa que o sistema de votação esteja com problema. Normalmente, nesses casos, o problema é na configuração do aparelho desses(as) internautas. Portanto, o portal não tem responsabilidade nessas situações, cabendo aos(às) internautas solucionarem o problema, se quiserem votar. Quando ninguém consegue votar, aí sim, o problema é no sistema de votação e cabe ao portal solucionar a questão, acionando os técnicos responsáveis (Se o problema for com o Facebook, entramos em contato com eles, para que o sistema volte a funcionar; ou se o problema for com o servidor, também entramos em contato, solicitando uma explicação).   

13 - Como consta acima, no Regulamento, quem, por algum motivo, não se sentir confortável em participar do Prêmio, não tem problema - a menção do nome e a foto entre os(as) indicados(as) ficam registradas no portal e nas redes sociais do OLHO VIVO apenas como uma homenagem.  

10 - Artistas em primeiro lugar 

Colorido Fogos de Artifício Ano Novo Saudação Cartão (2)

A nossa premiação não trabalha com comida e bebida para os(as) convidados(as). É GRATUITA. Começamos no início da década de 90, e a nossa inspiração sempre foi o OSCAR e o GRAMMY (claro, guardadas as enormes proporções). Como todos(as) sabem, essas duas premiações mundiais não servem coquetel, jantar ou qualquer outra alimentação ou bebida aos(às) artistas e convidados(as). Grupos de artistas, como Madonna, Elton John, etc., fazem suas festas particulares pós-premiação para seus(uas) convidados(as). Aqui na região, outras premiações (PAGAS) iniciaram esse estilo de comes e bebes, mas não é a nossa proposta. Já experimentamos e o resultado não foi o esperado. O nosso foco principal são os(as) homenageados(as) e, quem participar do evento, precisa colocar os(as) artistas em primeiro lugar, estar interessado(a) em arte e cultura. Não temos nada contra quem opta por premiações PAGAS e regadas a comida e bebida, mas DEFINITIVAMENTE NÃO É O NOSSO FOCO.    

11. Calendário de indicações e votações (sujeito a alterações)

Colorido Fogos de Artifício Ano Novo Saudação Cartão (5) 

1 . Dança 
21 de fevereiro a 25 de fevereiro - Indicações
1 de março a 6 de março - Votações

2 . New Face Masculino
2 de março a 5 de março - Indicações
7 de março a 11 de março - Votações

3 . Fotógrafo
7 de março a 10 de março - Indicações
12 de março a 16 de março - Votações 

4 . New Face Feminina
12 de março a 16 de março - Indicações
17 de março a 26 de março - Votações

5 . Cantora
18 de março a 22 de março - Indicações
27 de março a 5 de abril - Votações

6 . Poeta
28 de março a 1 de abril - Indicações
6 de abril a 15 de abril - Votações

7 . Confeitaria
7 de abril  a 11 de abril - Indicações
16 de abril a 25 de abril - Votações

8 . Kids 
17 de abril a 21 abril - Indicações
26 de abril a 5 de maio - Votações

9 . Cantor
27 de abril a 1 de maio - Indicações
6 de maio a 15 de maio - Votações

10 . Cerimonialista
7 de maio a 11 de maio - Indicações
16 de maio a 25 de maio - Votações

11 . Teen 
17 de maio a 21 de maio - Indicações
26 de maio a 4 de junho - Votações

12 . Dupla
27 de maio a 31 de maio - Indicações
5 de junho a 14 de junho - Votações     

13 . Artesanato 
6 de junho a 10 de junho - Indicações
15 de junho a 24 de junho - Votações  

14 . DJ
16 de junho a 20 de junho - Indicações 
25 de junho a 4 de julho - Votações

15 . Artista Visual
26 de junho a 30 de junho - Indicações
5 de julho a 14 de julho - Votações

16 . Banda
6 de julho a 10 de julho - Indicações
15 de julho a 24 de julho - Votações 

17 . Revelação Masculina
16 de julho a 20 de julho - Indicações
25 de julho a 3 de agosto - Votações 

18 . Videomaker/Filmmaker
26 de julho a 30 de julho - Indicações
4 de agosto a 13 de agosto - Votações

19 . Make-up Artist (Maquiador/a)
5 de agosto a 9 de agosto - Indicações
14 de agosto a 23 de agosto - Votações

20 . Ator (Com Registro Profissional)
15 de agosto a 19 de agosto - Indicações
24 de agosto a 2 de setembro - Votações

21 . Conteúdo Digital
25 de agosto a 29 de agosto - Indicações
3 de setembro a 12 de setembro - Votações

22 . Hair Stylist (Cabeleireiro/a)
4 de setembro a 8 de setembro - Indicações
13 de setembro a 22 de setembro - Votações

23 . Atriz (Com Registro Profissional)
14 de setembro a 18 de setembro - Indicações
23 de setembro a 2 de outubro - Votações

24 . Revelação Feminina 
24 de setembro a 1 de outubro - Indicações
3 de outubro a 6 de outubro - Votações

25 . Rapper/MC  
2 de outubro a 5 de outubro - Indicações
7 de outubro a 10 de outubro - Votações

26 . Barber 
6 de outubro a 9 de outubro - Indicações
11 de outubro a 13 de outubro - Votações

27 . Grupo de Pagode 
10 de outubro a 12 de outubro - Indicações
14 de outubro a 16 de outubro - Votações

28 . Gastronomia/Buffet
13 de outubro a 15 de outubro - Indicações
17 de outubro a 19 de outubro - Votações

29 . Arte Sem Fronteiras 
16 de outubro a 18 de outubro - Indicações
20 de outubro a 23 de outubro - Votações

30 . Estética
19 de outubro a 21 de outubro - Indicações
24 de outubro a  27 de outubro - Votações

31 . Instrumentista
22 de outubro a 25 de outubro - Indicações
28 de outubro a 31 de outubro - Votações

32 . A Definir
26 de outubro a 28 de outubro - Indicações
1 de novembro a 10 de novembro - Votações

33 . Elenco
3 de novembro a 7 de novembro - Indicações
11 de novembro a 20 de novembro - Votações

34 . Celebrante
13 de novembro a 17 de novembro - Indicações
21 de novembro a 30 de novembro - Votações

35 . Espetáculo
23 de novembro a 27 de novembro - Indicações
1 de dezembro a 10 de dezembro - Votações

36 . Canção
3 de dezembro a 7 de dezembro - Indicações
11 de dezembro a 20 de dezembro - Votações

37 . Livro
13 de dezembro a 17 de dezembro - Indicações
21 de dezembro a 30 de dezembro - Votações 

38 . CD/EP
23 de dezembro a 27 de dezembro - Indicações
31 de dezembro de 2021 a 1 de janeiro de 2022 - Votações

39 . Clipe
Indicados por especialistas e pelo diretor/editor do portal OLHO VIVO 

40 . Arte Online
Indicados por especialistas e pelo diretor/editor do portal OLHO VIVO 

41 . Conjunto da Obra
Escolhido(a) pelo diretor/editor do portal OLHO VIVO 

42 . Garota da Capa - Cardeal Produções
 de janeiro de 2022 a  de  de 2022 - Votações 

_______________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

4 Comentários

×

×

×