Publicidade

DJ

Carnaval Com Alegria e Saúde

Sesc dá dicas de como curtir a folia de maneira saudável

Alimentação e hidratação adequadas e receitas especiais garantem energia e também alívio para quem passou do ponto nas comemorações

Culinária  –  10/02/2015 09:44

1

(Foto Ilustrativa/Viva Light)

Cuide-se: Sucos naturais refrescam, dão energia e ajudam a combater a ressaca pós Carnaval 

Vai começar a maior festa popular do Brasil, os quatro dias oficiais de Carnaval. A preocupação maior dos foliões é saber a programação dos blocos e os horários dos desfiles das escolas de samba. Mas a euforia muitas vezes dá lugar ao arrependimento quando a animação passa da dose. Para não cair na armadilha da má alimentação e ter de parar a brincadeira por causa de uma infecção intestinal, uma desidratação e até uma ressaca, algumas recomendações simples podem ajudar. De acordo com a nutricionista Soraia Alvino, da Gerência de Saúde do Sesc (Serviço Social do Comércio), é comum que, por causa do calor e dos longos períodos de exposição ao sol com esforço físico, as pessoas percam bastante líquido.

- Por conta disso, a regra básica é manter o corpo hidratado com sucos de frutas, água de coco ou água, pois além de estarmos ingerindo líquidos, essas opções mais saudáveis vão suprir a falta de minerais, perdidos com o suor. O ideal, por conta desse valor nutritivo importante, é dar preferência aos sucos no lugar dos refrigerantes - indica Soraia.

- No caso de ingestão de bebidas alcoólicas, é preciso intercalar com o consumo de água e beber com moderação. 

Cuidados com a alimentação

Fazer uma refeição rápida é obrigação durante o baile, o bloco ou para quem está assistindo aos desfiles nas avenidas. Pode ser um lanche ou uma fruta. Como se está gastando energia, o certo é comer carboidratos. As barras de cereais são uma boa pedida, pois, além de práticas, são gostosas e possuem em sua composição carboidratos e fibras.

A nutricionista do Sesc também alerta para a importância na escolha dos ingredientes dos lanches:

- Quem for levar o próprio deve evitar os recheados de molhos, maioneses e frios, pois estragam muito rápido e exigem refrigeração constante. Se a opção for comprar algo, passe longe também dos lanches produzidos por locais de procedência duvidosa, é preciso observar a higiene do local e a forma de armazenagem dos alimentos.

Principais recomendações para os dias de Carnaval

- Beber muito líquido durante a festa;
- Comer a cada três horas;
- Ingerir pequenas porções em várias refeições diárias;
- Evitar carnes e lanches gordurosos;
- Não ficar sem comer para emagrecer;
- Leve barras de cereais;
- Não coma em lugares sem higiene adequada;
- Se for beber álcool, intercale água entre um gole e outro;
- Mantenha o estômago com algum alimento, mas não exagere;
- Durma bastante e evite emendar um dia no outro;
- Vista roupas confortáveis e, de preferência, produzidas com tecidos naturais como algodão que permitem a transpiração da pele.

______________________________________________________
Receitas para hidratar, dar energia
e tratar excessos durante o Carnaval

Suco energético (espinafre, melancia e guaraná em pó)

Benefícios: o espinafre é rico em ferro e a melancia mantém o corpo hidratado. Esse suco tem alto índice glicêmico que, aliado ao pó de guaraná, dá um pique instantâneo.

Ingredientes

• 1 fatia de melancia
• 2 col. (chá) de pó de guaraná
• espinafre
• 1/2 copo de água

Modo de preparo

Higienize bem o espinafre.
Liquidifique bem todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Sirva em seguida. Rendimento: 2 porção de 200ml com 100 calorias por porção

Suco refrescante (água de coco, couve, laranja e morango)

Benefícios: Os vegetais folhosos, como a couve, auxiliam no aumento da quantidade de fibras alimentares que, além de promover a saciedade, levam ao melhor funcionamento do intestino. O suco vai refrescar e contribuir para a proteção do organismo, além de possuir alto teor de vitamina C.

Ingredientes

• 2 copos (400ml) de água de coco
• 2 folhas de couve
• Suco de 3 laranjas (200ml)
• 2 xícaras (chá) de morangos

Modo de preparo

Coloque metade de água de coco (1 copo) em forminhas de gelo (aproximadamente 12 quadrados de gelo) e leve ao congelador, até que endureça (aproximadamente 1 hora). Enquanto isso, no liquidificador, coloque o suco de laranja, os morangos e as folhas de couve bem higienizadas e o restante da água de coco. Bata bem, até obter uma mistura homogênea. Sirva o suco com as pedras de gelo de água de coco. Rendimento: 4 porções de 200ml, com 66 calorias por porção

Suco cura ressaca (abacaxi, água de coco e gengibre)

Benefícios: O abacaxi combate o desconforto gástrico é rico em vitamina C e o gengibre minimiza o mal-estar geral. Já a água de coco é considerada um hidratante natural, possui sódio e potássio que revigoram o organismo.

Ingredientes

• 4 rodelas grandes de abacaxi
• 1 copo de água de coco
• raspas de gengibre

Modo de preparo

Descasque o gengibre, higienize bem o abacaxi, pique com a casca e liquidifique bem todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Coe e sirva em seguida. Rendimento: 2 porções de 200ml, com 86 calorias por porção.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×