Publicidade

RH

Água na Boca

Conheça a receita do pé de moleque da Lapinha da Serra

Doce é tradicional deste recanto do país, que chega a receber mais de 4.000 visitantes nesta época do ano

Culinária  –  15/07/2019 20:41

8589

 

(Fotos: MF Press Global/Hebert Neri)

Fácil de fazer: Delicioso, doce é típico dessa região de Minas Gerais

 

Nesta época de festas julinas, o interior do Brasil surpreende com experiências gastronômicas e pratos típicos. Lapinha da Serra, vilarejo no sul de Minas Gerais, a 143 km de Belo Horizonte (MG), é uma dessas gratas surpresas. Lá, fica a Casa do Teuler, criada pelo psicólogo e escritor Teuler Reis. Hoje vamos conhecer a receita do pé de moleque tradicional deste recanto do país, que chega a receber mais de 4.000 visitantes nesta época do ano, atraídos pelas belezas naturais, cultura e gastronomia.  

História do pé de moleque da Lapinha 

A chefe Rosângela, do Restaurante Moendas, conta a história desta receita: 

- A receita do pé de moleque vem de uma tradição familiar. Meu pai, Sr. Antônio, conhecido como Toninho, fazia a rapadura e plantava amendoim e minha mãe, Dona Ilda, fazia o pé de moleque. Muitas famílias na Lapinha plantam amendoim há gerações, como uma tradição local, e cada uma desenvolveu seu próprio modo de preparo. Ainda hoje plantamos o amendoim que é utilizado na confecção dos doces.  

Ingredientes  

. 1/2 kg de amendoim natural
. 1/2 kg de rapadura  

Modo de preparo 

Primeiro descasque o amendoim e o torre. Em seguida socado num pilão, mas com certo cuidado para não ficar muito moído, isso ajuda a dar liga. Em tacho derretemos a rapadura e acrescentamos o amendoim. Durante 20 minutos é preciso mexer em seguida. Despeje o conteúdo numa pedra untada com manteiga. Só esperar esfriar e pode cortar os pedaços. Está pronto o pé de moleque da Lapinha. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×