Publicidade

RH

Fim de Ano

Dicas para uma ceia econômica

Chef Flávio Duarte ensina como servir a família sem estourar o orçamento

Culinária  –  10/12/2020 17:16

9775

 

(Foto: Divulgação/MF Press Global)

Saiba como calcular a divisão dos pratos para cada adulto

 

Deixar a mesa farta neste fim de ano não vai ser tarefa fácil para os brasileiros. Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) mostrou que os alimentos que compõem a ceia estão, em média, 15% mais caros na comparação com o ano passado. 

O arroz foi o que mais subiu, 62% mais caro. Atrás dele o pernil suíno, com 30,5%; depois o lombo, com 20,14% de aumento; o frango inteiro, com aumento de 14,5%; e o bacalhau, 10% mais caro. 

Para a festa em família (mesmo com poucas pessoas, por causa da pandemia do novo coronavírus/Covid-19) é preciso pensar em economizar. Por isso, o chef confeiteiro Flávio Duarte dá três dicas que vão fazer a diferença. 

Proteínas 

- Carnes de peru, chester e pernil são quase obrigatórias na ceia. Na hora de fazer o cálculo de quanto servir, pense que, cada adulto come de 200g a 250g de carne. Então a dica é: calcular a quantidade de pessoas vezes 250g e com o resultado mesclar as opções de carne que serão servidas. Outra opção para quem quer economizar é servir algum peixe inteiro assado. Para servir de acompanhamento um pirão e uma salada verde - indica. 

Bebidas 

- No caso de bebidas alcoólicas, o correto é calcular uma garrafa de vinho ou espumante para cada três pessoas. No caso de bebidas não alcoólicas, pode-se considerar de 500ml a 700ml para cada pessoa. Pode variar entre refrigerante, sucos e outras opções sem álcool - recomenda. 

Sobremesas 

- Tortas, mousses, pavês e bolos podem ser considerados uma taça (200ml) ou uma fatia por pessoa. Doces individuais, como bombons e trufas, mede-se três por convidado. Para aqueles que gostam de uma mesa farta com muitas castanhas, também vale trocar as importadas pelas nacionais, como é o caso da castanha de caju. 

Confira uma receita selecionada pelo chef para economizar, e, ao mesmo tempo, fazer a família vibrar de alegria. 

Manjar de coco com cobertura de goiaba 

Rendimento: 12 porções 

Ingredientes 

• 3 xícaras de leite integral
• 1 vidro pequeno de leite de coco
• ½ colher de chá de sal
• 9 colheres de sopa de açúcar
• 1 pedaço de canela em pau
• 4 colheres de sopa de amido de milho
• 1 colher de chá de manteiga

Para a cobertura 

• 500ml de suco concentrado de goiaba
• 1 xícara de açúcar

Preparo 

1 - Junte todos os ingredientes, menos a manteiga e leve ao fogo médio até engrossar, retire do fogo e junte a manteiga. 

2 - Transfira imediatamente para uma forma de 24cm com furo no meio untada com manteiga ou desmoldante. 

3 - Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo três horas. 

Para a calda 

1 - Em uma panela junte o suco concentrado de goiaba e o açúcar e deixe reduzir a 1/3, você terá uma calda linda e deliciosa. 

Desenforme o manjar e sirva com a calda por cima. Se quiser decore com alguns pedaços de goiaba no prato. 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×