Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Série Edições 2020 - Sétima Obra

Volta Redonda é homenageada em livro de poesia e fotos

Dividida em três partes, obra tem 70 páginas, poemas de 13 autores e sai pela PoeArt Editora

Livros  –  22/08/2020 18:45

CAPAS CANTO
 
(Foto: Divulgação) 

 

_______________________________________________________

Pré-venda: Encomendas pelo telefone/WhatsApp (24) 99979-3205; na capa, o encanto na visão do saudoso fotógrafo Antônio Calino

_______________________________________________________

Matizes diversos / Cantados em versos / Frequente cismar!... / Cidade do Aço! / Os versos que faço / São pra te exaltar!” Pedro Viana Filho (1926-2010).
“Canto a minha cidade” é uma homenagem a Volta Redonda em poesias e fotos. O livro tem 70 páginas, poemas de 13 autores, orelhas assinadas pelo poeta Ruy Espinheira Filho e sai pela PoeArt Editora. 

A presente edição não é um canto a minha cidade simplesmente, é um cantar de amor, generosidade e gratidão profunda à terra em que nasci, cresci, vivo e quero descansar. É um resgate, o registro de um tempo em versos que enaltecem e engrandecem a nossa querida Volta Redonda, uma vistosa e simpática senhora que em 17 de julho de 2019 completou seus 65 anos de emancipação. 

A primeira parte é composta por singelos poemas livres, onde canto/proclamo/reivindico/decanto, de uma forma ou de outra, esse meu torrão, parte dessa história evolutiva que dia após dia funde-se com as veredas dele. 

A segunda parte é uma 2ª edição de “Exaltação a Volta Redonda”, belíssimos poemas do saudoso poeta e professor Pedro Viana Filho, o qual tive a honra e satisfação de conhecer, conviver (de 1996 a 2010), sendo grande incentivador do meu fazer poético em minha tenra idade. Seus versos, sempre metrificados e rimados, comprovam seu total domínio, em especial da trova e do soneto, modalidades literárias que o premiaram dezenas de vezes. Sua lavra poética é da qualidade de Gonçalves Dias. 

A terceira parte é o “Canto de amigos a Volta Redonda”, uma seleção das visões, dos jeitos peculiares com que cada um descreve, exalta sua paixão pela nossa Cidade do Aço, sendo ou não nascidos em seu berço acolhedor. São eles: 

. Alzira Ramos da Silva,
. José Huguenin,
. Lourildo Costa,
. Luciano Baptista Domingos,
. Márcio Castilho,
. Mari-Lei Nobre Ferro e Silva,
. Rafael Clodomiro,
. Renata Orlandi,
. Roberto Guião de Souza Lima,
. Thereza Salgado Lootens y Gil (in memoriam),
. Vicente Melo. 

Agradeço a todos pela atenção, o carinho, a dedicação e a confiança em mim e nos objetivos do meu trabalho, para que esse projeto pudesse ser sonhado, organizado, impresso, fazendo parte de um capítulo da história da nossa mãe majestosa que é a Menina do Vale, Volta Redonda que te quero mais!...

Introdução

(Alexei Bueno, poeta, ensaísta, crítico e tradutor)

Volta Redonda, antigo distrito de Barra Mansa, deve seu nome a uma marcante e curiosa curva que o Rio Paraíba do Sul faz em seu território, do mesmo modo que deve o seu progresso, emancipação e projeção nacional à Segunda Grande Guerra, graças à qual se tornou sede da Companhia Siderúrgica Nacional, que por sua vez lhe outorgou o célebre epíteto de Cidade do Aço. Paradoxalmente, o terrível conflito do qual o Brasil foi o único país latino-americano a participar, e de forma heroica, causou o florescimento de uma cidade fluminense, Volta Redonda, e a desaparição de outra, a belíssima São João Marcos, já então classificada monumento nacional, para a expansão da represa de Ribeirão das Lajes. Na mesma época, portanto, e por causa de um mesmo contexto histórico, uma se ergueu pelo fogo, e a outra desapareceu pela água.

Entre as inumeráveis atribuições da poesia, nunca esteve ausente o enaltecimento da terra natal, como podemos ver em todas as épocas e lugares, e em tantos dos nossos românticos, como bem sintetizou Casimiro de Abreu, ao declarar: “Todos cantam sua terra, / Também vou cantar a minha, / Nas débeis cordas da lira / Hei de fazê-la rainha”. E é exatamente este o caso do livro que o leitor tem nas mãos, “Canto a minha cidade”, uma homenagem tripartida a Volta Redonda.

Sua primeira parte é composta por poemas de Jean Carlos Gomes, poeta nascido na Cidade do Aço, na qual tem exercido notável e constante atividade editorial, divulgando autores de todas as partes do Brasil. Os poemas de Jean Carlos, em versos livres com uma livre utilização de rimas, não deixam, obviamente, de enaltecer a sua cidade natal, as suas belezas naturais e outras, mas sem jamais deixar de lado uma visão bastante crítica e muito consciente dos efeitos tantas vezes nefastos do progresso industrial, indispensável, no entanto, a todas as coletividades.

A segunda parte do livro consiste na reedição de “Exaltação a Volta Redonda”, de Pedro Viana Filho, nascido em Barra do Piraí mas voltaredondense por escolha própria, desde o momento inicial da grande expansão da futura cidade. Poeta lírico com grande domínio das formas fixas, destacadamente do soneto, dedicou-se igualmente à trova, a singela e sintética “quadra ao gosto popular”, para usar a expressão de Fernando Pessoa, tão querida e praticada em todo o Brasil.

A terceira e última parte do livro, finalmente, “Canto de amigos a Volta Redonda”, reúne 11 homenagens de autores contemporâneos, fechando assim, em plena atualidade, todo esse exercício poético de enaltecimento de um lugar, de uma paisagem, de uma forma de vida.

Para além da expressão literária, belas imagens de Volta Redonda trazem para mais perto do leitor essa terra que tem a felicidade de ser cantada por seus filhos, filhos tanto por nascimento quanto por vontade própria. 

Os livros que serão lançados pela PoeArt Editora no pós-pandemia

VI Coletânea Viagem pela Escrita (Poesia);
O Conflito I e II (Ficção e Poesia), de Luan Pascoal;
Histórias de Criança (Infantil), de Denise Marques;
X Coletânea Século XXI (Poesia);
Canto a minha cidade - Volta Redonda (poesias e fotos);
O tempo e o caos que somos (Ensaio), de Luciano Baptista Domingos;
D/verso o Reverso (Poesia), de Guima Moreno - in memoriam;
. Canto a minha cidade - Barra Mansa (poesias e fotos);
Vozes de Aço XXII. 

Boa leitura e até a próxima! 

________________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Elyane

    Bravo !!!
    Amo minha terra Natal e todas as homenagens a essa cidade do aço são sempre motivo de muitos aplausos dentro de mim!