Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Série Edições 2020 - Oitava Obra

Um passeio poético e fotográfico por Barra Mansa

Poetas, natos ou não, residentes ou não, demonstram amor, carinho, apreço e paixão à cidade em forma de versos; livro tem 100 páginas e sai pela PoeArt Editora

Livros  –  24/08/2020 20:27

 
CAPA BM

(Foto: Divulgação)

_______________________________________________________

Pré-venda: Encomendas pelo telefone/WhatsApp (24) 99979-3205; na capa, foto clicada por Paulo Dimas

_______________________________________________________

“Canto a minha cidade - Barra Mansa” é um marco histórico literário, pois reúne pela primeira vez um número expressivo de poemas, em versos livres ou de forma fixa (sonetos e trovas), fotos e, ainda, alguma prosa de exaltação ao município, demonstrando, assim, a forma e maneira com que cada autor pôde ver, sentir seu encanto de evocação a Barra Mansa, fazendo dela uma casa acolhedora, seu berço, sua musa, fonte inspiradora. O livro tem 100 páginas e sai pela PoeArt Editora, com apresentação de Jean Carlos Gomes, introdução do historiador Nikson Salem, comentários de Hilton Alexandre Alves da Silva e Ricardo Volpe Maciel, posfácio do escritor Diego Amaro de Almeida e orelhas assinadas pelo jornalista Vicente Melo. A foto da capa é de Paulo Dimas e as demais fotografias são do Acervo da Academia Barramansense de História.

Participam do livro

. Alice Figueiredo,
. Oswaldo Porto,
. Pedro Viana Filho,
. Santos Levy (os quatro morreram),
. Ana Maria Carvalho Alves,
. André Nishihara,
. Antônio Oliveira Pena,
. Daniela Alves Neves,
. Heloisa de Paula Alves,
. Heloisa Lourenço,
. José Huguenin,
. L. S. Moreira,
. Luan Pascoal,
. Maria Aparecida Araújo Silveira,
. Maria Luisa Silva Ramos,
. Mari-Lei Nobre Ferro e Silva,
. Mattus Silva,
. Mauri Alves da Silva,
. Menulfo Nery Bezerra,
. Natália Faria,
. Rita Procópio,
. Sheila Maria Leijoto,
. Shirley Rosa Leonardo,
. Terezinha Alves Crispim. 

A introdução, muito bem detalhada por Nikson Salem, mostra a importância da imprensa logo nos seus primórdios, já evidenciando com grande ênfase as produções literárias em seus periódicos, que marcaram época com nomes locais ou de projeção nacional, como podemos constatar no texto.

Dividido em em cinco partes

Parte I - “Primeira Geração”, até porque, pelas diferentes épocas em que cada um viveu ou passou por Barra Mansa, traz preciosidades literárias que certamente estão sendo publicadas pela primeira vez em livro, que é o caso do poema do poeta resendense Luiz Pistarini e dois da genial poeta mineira Lacyr Schettino, autora de renome além-fronteiras.

Parte II - Segunda edição do livro “Crepúsculo Barramansense” (apenas a parte de poesia a Barra Mansa) do poeta barramansense José Benedito Gomes de Oliveira, lançado em 1961, provavelmente o primeiro livro de poesia que genuinamente descreve com nostalgia e propriedade a cidade, seu encanto, que seu filho soube registrar, e ao qual, por um acaso, tivemos acesso e que merece constar aqui para as atuais e futuras gerações terem em mãos essa parte importante da arte em versos a Barra Mansa, que estava de certa forma adormecida pelas ações naturais do tempo.

Parte III - “Segunda Geração” é composta por poetas mais seletos, clássicos, mas também contemporâneos, pois tinham o apreço e o afã principalmente pela trova e pelo soneto, forma fixa metrificada e rimada, dando um toque especial ao cantar seu amor à terra amada, claro, sem deixar de fazer os versos livres, melodiosos e tocantes ao serem entoados.

Parte IV - “Terceira Geração”, composta por poetas do naipe dos anteriores, portanto, os poemas, em sua maioria, como são inéditos, foram feitos especialmente para compor este trabalho literário.

Parte V - “Personalidades Literárias”. São comentários e resumos biográficos de autores que, por seus méritos, merecem o devido destaque. São eles:

. Adelaide da Cunha Franco,
. Alzira Ramos,
. Eliette Ferreira,
. Francisco Nogueira,
. Henrique Zamith,
. J. M. do Lago Leal,
. José Fleming,
. José Lourenço,
. Lacyr Schettino,
. Matilde Diniz Lacerda. 

Poetas natos ou não, residentes ou não, próximos ou não, de uma forma ou de outra conseguiram demonstrar com todo amor e carinho seu apreço ou paixão em forma de versos à cidade de Barra Mansa, e agora, juntos, demos as mãos, versejemos e por ela façamos um passeio poético e fotográfico de resgate e devoção a suas terras tão pitorescas!

Rosa dos Vergéis

Barra Mansa, erguida às margens do Rio Paraíba do Sul, com suas imponentes fazendas de café governadas pelos seus barões, composta por imigrantes vindos de várias partes, ergue-se com a força e a coragem dos seus filhos natos ou adotivos, que nela desembarcaram com seus sonhos, escrevendo, assim, parte de sua história nessa nossa querida Rosa dos Vergéis, cidade que, apesar de ser quase bicentenária, com seu frescor de inúmeras antiguidades expostas ou bem guardadas, cresce dia após dia com o avanço evolutivo que o tempo veio e virá lhe proporcionando em cada etapa que ainda está sendo contada. Porém, cremos que nunca perderá a essência, a inspiração de terra pitoresca, quando transitamos por suas ruas, avenidas, casarios, linhas férreas, dentre outros fatores e causos que nos tocam quando aqui chegamos, estacionamos ou até mesmo no vai e vem dos compromissos que nos separam apenas pela simples demarcação geográfica, mas nos une pelo amor à primeira vista, pela arte, pelos seus encantos mil que ficarão guardados no coração de quem teve ou terá o privilégio de conhecer essa senhora tão simpática e contagiante! 

Os livros que serão lançados pela PoeArt Editora no pós-pandemia

VI Coletânea Viagem pela Escrita (Poesia);
O Conflito I e II (Ficção e Poesia), de Luan Pascoal;
Histórias de Criança (Infantil), de Denise Marques;
X Coletânea Século XXI (Poesia);
Canto a minha cidade - Volta Redonda (poesias e fotos);
O tempo e o caos que somos (Ensaio), de Luciano Baptista Domingos;
D/verso o Reverso (Poesia), de Guima Moreno - in memoriam;
. Canto a minha cidade - Barra Mansa (poesias e fotos);
Vozes de Aço XXII. 

Boa leitura e até a próxima! 

________________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×