
(Foto Ilustrativa)
“Algo que já é ruim não pode piorar, mas melhorar”. E, assim, vamos vivendo e aprendendo.
A frase “Tudo que acontece de ruim é para melhorar” significa que mesmo em meio às experiências negativas podemos ter oportunidades de crescimento, aprendizado e transformação pessoal, levando a uma evolução ou a uma nova perspectiva na vida. Essa máxima, praticamente um ditado popular, nos encoraja a uma visão otimista e esperançosa, reforçando que a adversidade pode ser um catalisador para a reinvenção e para a superação.
Esse termo é a letra de uma música de Paulinho Moska e Mu Carvalho, popularizada pela novela da Rede Globo, “Êta Mundo Bom!” e interpretada por outros artistas, como Michel Teló. Num trecho fala: “É tão difícil a gente caminhar, quando uma estrada não está mais lá e ter que construir o próprio chão com as incertezas que tiver”.
A ideia central da letra é que, mesmo diante das adversidades, a vida pode se transformar efetivamente, com a esperança de que os eventos em ruínas sejam uma oportunidade para o aprendizado e para um futuro melhor.
As adversidades parecem que nos forçam a sair da zona de conforto, a encontrar novas formas de pensar e agir, e a construir caminhos diferentes dos que traçaríamos se tudo fosse fácil. E a vida é um imenso processo contínuo de aprendizado e renovação.
Em algumas filosofias orientais e tradições espirituais, como o hinduísmo, budismo e até no Cristianismo, há a crença de que tudo o que acontece faz parte de um plano maior e contribui para o bem da pessoa, do universo ou do divino para o homem.
Uma outra frase diz algo profundo a esse respeito: “O melhor professor da vida é a experiência. Ela cobra caro, mas explica bem”. Quantas são as nossas experiencias, sejam elas boas ou ruins e nos trazem grandes lições que jamais serão esquecidas?
Na citada novela, desde a primeira parte “Êta Mundo Bom!” até na atual segunda, “Êta Mundo Melhor!” a frase foi dita e muito repetida pelos personagens do professor Pancrácio e pelo protagonista Candinho, sempre às voltas por uma situação ou outra de problemas em que, depois, foram verdadeiras aulas para a vida.
Uma outra cunhada na internet, Diego Neves diz algo semelhante: “Se tudo estiver ruim, foque no que pode melhorar ao invés ajudar a piorar mais ainda”. Quantas vezes parece que levamos mais em conta o que de ruim acontece não o de bom que, com certeza, são maioria? Muitas pessoas são negativas a ponto de contagiar um ambiente por seu baixo-astral.
Em outro adágio popular, podemos refletir: “Viver é não esperar a tempestade passar... É aprender como dançar na chuva”. Não podemos cruzar os braços e parar a vida, mas precisamos agir em meio às lutas em busca de mudanças para melhorar nossa existência.
A vida é uma jornada constante de aprendizagem. Enfrentamos desafios, aceitamos perdas e celebramos conquistas, tornando cada experiência um degrau para a evolução e vitórias pessoais, familiares ou coletivas. Aprender a ser grato, a superar medos, a viver em sincronia com nossos valores e princípios, encontrando um propósito que nos motiva a algumas das grandes lições que moldam por dentro e por fora.
Então, a frase “Tudo que acontece de ruim é para melhorar” parece algo que a ser dito apenas da boca para fora, mas, na prática, é muito mais abrangente e pode ser assimilada como um fator que motiva mudanças e não apenas uma esperança baseada em estatísticas, como a de que “Nada é tão ruim que não possa piorar”. Sendo assim, ao contrário, “Algo que já é ruim não pode piorar, mas melhorar”. E, assim, vamos vivendo e aprendendo.
Um forte abraço do Rofa!