Publicidade

Premiação 2026

Vida em Crônicas e Muito Mais...

Rofa Rogério Araújo

rofa.escritor@gmail.com

Pensar e Repensar

Há duas coisas infinitas: o universo e a estupidez humana...

A dose de estupidez humana domina pessoas vazias mas com o ego inflado, levando a um mundo de nível mais baixo com tantos crimes, falta de amor ao próximo e de empatia

Colunistas  –  27/09/2025 10:57

12108

 

(Foto Ilustrativa)

“Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam”

(Confúcio, chinês, filósofo, político e educador)

 

Essa frase, atribuída à Albert Einstein, por Frederick S. Perls, mas com autoria não totalmente confirmada, diz: “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza”. É algo a pensar e repensar em nossa vida.

Mesmo não havendo provas de que o universo é infinito ou finito, mas a teoria mais aceita é que ele seja infinito, porque a sua expansão é consistente com um universo plano sem curvatura, tal como uma folha de papel infinita. Esta ideia é sustentada pela observação pelo fato de não podermos medir ou ver o universo inteiro. 

E quanto à “estupidez humana” pode referir-se tanto à falta de inteligência, razão ou sagacidade ou, ainda, à recusa consciente em considerar a verdade e agir com discernimento, mesmo diante das evidências. Enquanto a ignorância é uma falta de conhecimento, a estupidez envolve uma incapacidade de aprender e agir de forma sensata. 

O tema é explorado no livro “As Leis Fundamentais da Estupidez Humana”, de Carlo M. Cipolla, que argumenta que uma pessoa estúpida é mais perigosa, pois suas ações irracionais e imprevisíveis causam um enorme custo social. E não é verdade, até mesmo infeliz, observar esse tipo de pessoa que age assim?

Nessa citada obra, Cipolla afirma: “Sempre haverá mais estúpidos do que se pensa”. A proporção de pessoas estúpidas é constante, independentemente do contexto; “Uma pessoa estúpida é o indivíduo mais perigoso”. Suas ações, por serem irracionais e imprevisíveis, causam perdas significativas e incalculáveis à humanidade; “As pessoas inteligentes subestimam a estupidez”. É difícil prever e controlar as ações de um estúpido, pois ele é sem lógica e em qualquer momento, tornando a associação com ele um erro custoso. 

Existem diferenças e características da estupidez: falta de inteligência - quando pode ser vista como uma incapacidade de aprender, de compreender ou de raciocinar; falta de discernimento - é a característica de quem não envelhece com bom senso ou sensatez, mesmo quando possui as informações necessárias para isso; rejeição da realidade - em alguns casos, a estupidez manifesta-se como uma recusa consciente em aceitar fatos, mesmo com evidências claras. Eis tantas características contidas numa mesma “estupidez humana”.

Justin Kruger e David Dunning, que estudaram a “psicologia social”, explicam que pessoas com incompetência em uma área tendem a superestimar suas próprias habilidades, o que é um traço de estupidez. E ela afeta o impacto social negativo no bem-estar e na felicidade da sociedade; comportamento irracional, os “estúpidos” são sem razão definida, sem objetivo ou um lugar e hora segura; necessidade de conscientização, com uma educação focada em valores humanísticos e na dignidade das pessoas poderia mitigar a estupidez, promovendo uma maior sanidade na humanidade. 

Bertrand Russell, teceu a seguinte frase sobre o tema: “A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na retaguarda para ver”. Quantas vezes algumas ações estúpidas são tão irracionais que parece passar longe da razão, deixando a irracionalidade da emoção tomar conta.

Confúcio, chinês, filósofo, político e educador, afirmou: “Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam”. Não mudar por decisão própria é atitude dominante daqueles que se acham os maiores conhecedores de tudo e não precisam aprender mais nem um milímetro ou àqueles que acham saber de algo e escolhem não aprender, porém se iludem com seu próprio ego de se achar o maior de todos sem realmente ser absolutamente nada. E o mesmo autor também disse: “A humildade é a única base sólida de todas as virtudes”. E como faz falta na humildade ultimamente!

E um alerta sobre isso fez o escritor José Saramago: “Chegará o dia em que a inteligência humana será desprezada e a estupidez humana será adorara”. E como parece que temos uma adoração a atitudes vis, mesquinhas e abomináveis.    

É preciso lidar, portanto, com todo tipo de gente na atualidade. É extremamente necessário saber que, segundo textos antigos judaicos: “O topo da inteligência é alcançar a humildade”. E isso vai de encontro ao que mais está presente na vida de pessoas vazias, mas que possuem ego inflado onde a dose de “estupidez humana” os domina, levando a um mundo de nível mais baixo com tantos crimes, falta de amor ao próximo e muita falta de empatia.

Um forte abraço do Rofa! 

 

Por Rofa Rogério Araújo  –  rofa.escritor@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×