(Fotos: PoeArt Editora)
Tivemos a grata alegria de desfrutarmos mais uma vez da companhia sábia e generosa do professor e escritor Gilberto Mendonça Teles, juntamente com sua atenciosa esposa (e também poeta) Maria do Rosário. Ainda em plenas atividades literárias, com seus bem vividos 91 anos, é um eximo cultor da perfeita linguagem literária, sempre pontuada com suas vivências acadêmicas, experiências poéticas variadas e bem inspiradas. Faz com que sua obra sempre seja festejada, procurada, estudada, premiada e, sobretudo, encantadora para aqueles que têm o privilégio ainda de ter contato com o grande mestre da poesia brasileira. Ele vem publicando livros desde 1955, fazendo sua obra ser e ficar cada vez mais robusta e instigante.
A conversa literária foi enriquecida com a presença especial da professora, escritora, imortal da Academia Goiana de Letras e ganhadora do Prêmio Peregrino Júnior (crítica literária do ano de 2022) da União Brasileira de Escritores RJ, Maria de Fátima Gonçalves Lima, que apresentou seu livro premiado: Box de Crítica Literária (4 volumes). O conjunto reúne os livros “A Poesia Brasileira - do Barroco ao Modernismo”, “Arte e Poesia em Goiás”, “O Discurso do Rio em João Cabral” e “O Signo de Eros em G.M.T”.
A PoeArt editora já prestou Homenagens ao notável Gilberto Mendonça Teles em 2014, no livro “V Coletânea Século XXI”, outorgou-lhe o Título de Mestre da Literatura em 2018, editou seu livro solo “Caixa de Fósforos II” (poesia) em 2019, “XI Coletânea Século XXI”, 2021, pelos seus 90 anos, e Edição Especial da mesma contendo apenas a parte da homenagem à sua obra.
Mais tarde entregamos o Quadro Homenagem ao poeta José Inácio Vieira de Melo, homenageado este ano no livro “XII Coletânea Século XXI”, e finalizamos o dia com a entrega do livro solo “Emoções” (poesia - 2ª edição), da poeta Yna Beta.
Este colunista e poeta esteve acompanhado das professoras e poetas Angela Alves Crispim e Camila Cabral, da estudante Quésia Araujo e do professor e poeta Luiz Otávio Oliani, do Rio de Janeiro. Os registros são de 23 de julho.