
(Foto Ilustrativa/Pixabay)
Fique de olho: Prazo para indicações nesta categoria é de 20 a 25 de dezembro
> Gratuito: Confira o Regulamento e saiba como participar d3 Prêmio OLHO VIVO 2020
> Confira os vídeos dos finalistas em todas as categorias do Prêmio OLHO VIVO 2020
> Confira a cobertura fotográfica da cerimônia de entrega do Prêmio OLHO VIVO 2019
O Prêmio OLHO VIVO 2020 - Tema: Empoderamento está com as indicações abertas para mais uma Homenagem Especial do ano: Cosplay (de qualquer gênero). A equipe do site está preparando a lista com os seus indicados. Os contemplados nas categorias de anos anteriores são solicitados a indicar. Os internautas também podem indicar seus favoritos na fanpage do OV e no Instagram. O site ainda ouve profissionais da área específica em cada categoria. A entidade beneficiada nesta edição será a ONG Laços de Amor, que confecciona e doa perucas com cabelos naturais para quem está em fase de tratamento de câncer ou com alopecia. (Veja aqui a reportagem sobre a ONG)
O prazo para indicações na Homenagem Especial - Cosplay é de 20 a 25 de dezembro; a votação no site começa 00:01:00 de 29 de dezembro de 2020 e segue até 7 de janeiro de 2021. Os ganhadores só serão revelados na noite de premiação.
De acordo com a vontade da maioria dos artistas finalistas, o EVENTO DE GALA SÓ SERÁ REALIZADO APÓS A VACINAÇÃO DA POPULAÇÃO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), ou seja, DATA INDEFINIDA.
Sistema de votação
Os internautas pediram: Basta logar pelo Facebook para votar em cada categoria do Prêmio 2019
Ouvindo sugestões dos artistas e internautas, desde 2017 a votação ficou mais simples: basta logar pelo Facebook para votar (na tentativa de permitir apenas 1 voto por perfil do Facebook em cada categoria). Com isso, eliminamos o cadastro (Nome, E-mail, Cidade, Estado, Senha, Confirmar Senha) e o ReCAPTCHA. Dessa forma, os três mais votados em cada categoria se classificam para a etapa final da premiação.
Quem, por algum motivo, não se sentir confortável em participar do Prêmio, não tem problema - a menção do nome e a foto entre os 10 indicados ficam registradas aqui no portal e nas redes sociais do OLHO VIVO apenas como uma homenagem.
Então, quem você indica para receber o Prêmio OLHO VIVO 2020? Indique no post da fanpage do OV, no Instagram ou nos comentários aqui no portal, no fim desta reportagem.
Confira o Regulamento
Apresentação
O principal objetivo é incentivar a profissionalização dos participantes, bem como ampliar as habilidades dos profissionais que atuam nos dez municípios onde o Prêmio atua, além de dar visibilidade e proporcionar reconhecimento.
Por conseguinte, este projeto tem objetivos específicos:
- Promover profissionais e amadores;
- Ampliar a visibilidade das obras produzidas no interior do RJ;
- Incentivar a produção de novas obras;
- Estreitar a relação entre os profissionais, público e organizações culturais;
- Promover o encontro entre profissionais de diversas linguagens;
- Estimular o constante aprimoramento e capacitação das linguagens.
O Prêmio OLHO VIVO é uma iniciativa inédita na região, sem registro de outro evento semelhante em seus objetivos e alcance. Já se tornou a maior premiação de arte e cultura do Médio Paraíba Fluminense e Região da Costa Verde. A sua mais recente edição movimentou, direta e indiretamente, mais de 1.000 artistas e reuniu na cerimônia de premiação no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior aproximadamente 700 pessoas, entre artistas e seus convidados. .
Com o novo sistema de votação, que exige logar pelo Facebook, a etapa popular tornou-se ainda mais justa, permitindo apenas 1 voto por perfil.
A iniciativa nasceu, ao constatar a necessidade de promover maior visibilidade aos profissionais e seus trabalhos, carentes de canais de comunicação especializados no assunto. O projeto, além da praticidade, já mostrou ser funcional, unindo todas as necessidades numa só solução: divulgação e reconhecimento
O Prêmio OLHO VIVO acontece desde o início da década de 1990, em jornal impresso. Na internet, começou em 2010. Esta é a 11ª edição do evento. O tema de 2020 é Empoderamento. A cada ano o Prêmio busca implementar estratégias inovadoras que contribuam para o constante aperfeiçoamento do projeto. Apesar de o portal receber acessos do mundo inteiro, o Prêmio tem foco no território do Médio Paraíba Fluminense e Região da Costa Verde. O Prêmio OLHO VIVO tem o objetivo de homenagear artistas e profissionais das mais variadas áreas em diferentes segmentos dos municípios fluminenses. Não tem o propósito de premiar o melhor em determinada categoria, e sim destacar aqueles que mantêm uma produção contínua, além de novos talentos.
Indicações
Os participantes do Prêmio são definidos por meio de indicações dos colunistas do site, dos internautas na fanpage do OLHO VIVO, no Instagram e dos especialistas de cada setor (convidados pelo editor do site, o jornalista Cláudio Alcântara) e ainda dos contemplados com o Prêmio OLHO VIVO em anos anteriores. O critério para ser indicado é basicamente ter um trabalho considerado merecedor da homenagem, por quem indica. Os indicados não, necessariamente, precisam ser famosos regionalmente, ter aparecido na mídia, estar em evidência ou ser considerados sucesso de público ou crítica, dando assim oportunidade de participar a todos aqueles que gostam desse tipo de premiação.
Ao todo são em média dez indicados por categoria + as inscrições voluntárias no portal OLHO VIVO (o material é analisado pelo editor-chefe do site).
Na seleção dos 10 indicados, prevalece aquele que também tenha efetuado a sua inscrição no portal. Ou seja, o fator decisivo para estar entre os 10 que concorrerão ao Prêmio OLHO VIVO em cada categoria é: maior número de indicações + inscrição no site. Exemplo: Se um profissional teve um grande número de indicações, mas não se inscreveu no portal; outro profissional que teve menos indicações e se inscreveu ocupará a sua vaga. Outro exemplo: Se todos os profissionais se inscreveram no portal, obviamente, aqueles que conseguiram maior número de indicações estarão entre os 10 selecionados; ou, se nenhum profissional se inscreveu no portal, também prevalece o maior número de indicações para a seleção dos 10 artistas.
Inscrições
Qualquer interessado pode inscrever-se na premiação, no mesmo período reservado para as indicações em cada categoria. As inscrições para o Prêmio OLHO VIVO são realizadas exclusivamente por meio de cadastro eletrônico no site.
Ficha de Inscrição. Basta preencher o formulário do Fale Conosco do site e enviar uma cópia para claudioalcantaravr@hotmail.com (Atenção: Quem não enviar a cópia para o e-mail do editor do portal a inscrição estará automaticamente invalidada; só estarão inscritos aqueles que receberem um e-mail da organização do evento confirmando a inscrição). No campo destinado à mensagem digite as seguintes informações:
. Nome;
. CPF;
. Endereço (Rua, nº, complemento - se tiver; Cidade, Estado, CEP, Telefone Celular/WhatsApp, E-mail, redes sociais);
. Descrição da Inscrição (até 4 mil caracteres):
. Currículo (resumido);
. Clipping e Portfólio (apenas links de matérias publicadas em jornais, revistas, sites etc. e/ou links de materiais de divulgação em blogs, redes sociais, entre outras comprovações de trabalho).
Votação
O sistema de votação foi criado para tentar permitir apenas 1 voto por pessoa. Basta fazer login pelo Facebook para votar.
Depois de computadas as indicações/incrições, dez de cada categoria vão para votação popular no site.
Cada votação fica no ar em média dez dias.
Findado o período de votação, os três mais votados avançam para a fase final.
O material enviado pelos três profissionais de cada categoria classificados para a final (link de um vídeo produzido especialmente para o Prêmio e postado no YouTube com duração média entre 1 e 5 minutos + texto de no máximo 5 linhas digitado em Word, contando a história do profissional) é analisado pelo júri técnico, formado por seis jurados de notório conhecimento artístico profissional, convidados pelo editor-chefe do site. Os votos dos jurados são secretos, visando evitar possíveis constrangimentos.
Quem não enviar o material solicitado pelo site dentro do prazo (sete dias) será desclassificado, substituído pelo quarto colocado e assim sucessivamente (até que a vaga seja ocupada). Só podemos ampliar o prazo para entrega do material em casos de extrema necessidade, como doença, acidentes, compromissos inadiáveis de trabalho, etc., para que haja tempo suficiente de receber e analisar os materiais de todas as categorias de 2020. Para que o prazo seja prorrogado, o artista deverá enviar um ofício (disponibilizamos o modelo), detalhando o motivo da solicitação. Se o ofício for aceito pela organização do evento, o prazo será prorrogado em no máximo 7 dias.
Todos os seis jurados votam em todas as categorias.
Em caso de empate, o jurado especialista no segmento da respectiva categoria terá o voto de minerva. Caso ele não queira desempatar, ganha aquele que conseguiu a maior quantidade de votos na etapa popular.
Critérios de análise pelos jurados
Como todos sabem, arte é algo muito subjetivo e, embora existam pontos técnicos determinantes na hora da avaliação pelos jurados, há o lado emocional, ou seja, aquilo que provoca a emoção em cada pessoa - e com o júri não é diferente. Por isso, a organização do Prêmio dá total liberdade a cada um dos jurados para escolher os contemplados. Até porque cada categoria exige um critério diferente, por serem artes completamente diversas umas das outras.
A organização do Prêmio apenas sugere aos jurados que não sejam critérios determinantes:
- Números, como vendas de CDs, livros, etc.;
- Tempo de carreira;
- Destaque nas mídias.
Esses pontos não precisam ser levados em consideração na hora da escolha pelos jurados, e sim apenas a obra (em categorias como Livro, CD/EP, Clipe, Espetáculo Teatral, etc.) e os vídeos enviados pelos finalistas.
O que é avaliado em cada área:
Teatro: Texto, Direção, Figurino, Cenário, Iluminação, Interpretação, Conjunto da Obra;
Dança: Expressão Corporal, Técnica, Emoção, Adequação Visual à Proposta;
Música: Interpretação, Técnica Vocal e Instrumental, Emoção, Expressão Corporal, Comunicabilidade;
Literatura: Texto, Poética, Adequação Textual à Proposta, Ineditismo, Criatividade;
Moda: Beleza, Empatia, Fotogenia, Expressão Corporal, Comunicabilidade;
Artes Visuais: Técnica, Estilo, Criatividade, Ineditismo, Proposta Artística;
Infantil: Beleza, Empatia, Comunicanilidade, Expressão Corporal, Adequação do Desempenho Artístico à Área a que pertence;
Internet: Técnica, Qualidade Visual, Som, Proposta do Projeto, Conjunto da Obra;
Empreendedorismo: Proposta do Projeto, conjunto da Obra.
Premiação
A premiação da edição 2020 será com a entrega de troféus ou placas, em cerimônia de gala. De acordo com a vontade da maioria dos artistas finalistas, o EVENTO SÓ SERÁ REALIZADO APÓS A VACINAÇÃO DA POPULAÇÃO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), ou seja, DATA INDEFINIDA.
Disposições Gerais
Quem, por algum motivo, não se sentir confortável em participar do Prêmio, não tem problema - a menção do nome e a foto entre os 10 indicados ficam registradas aqui no portal e nas redes sociais do OLHO VIVO apenas como uma homenagem.
Casos omissos neste Regulamento deverão ser resolvidos pela organização do Prêmio OLHO VIVO.
Dúvidas frequentes
- Dificilmente é registrado qualquer problema técnico na votação.
- O sistema funciona normalmente.
- Para votar, basta seguir o passo a passo que está explicado na enquete.
- Recomendamos não enviar solicitações de votos a várias pessoas ao mesmo tempo. Envie aos poucos. Isso evita congestionamento.
- São 10 dias de votação, não há necessidade de correr para votar. As pessoas podem votar com calma, seguir o passo a passo para não errar e o voto ser computado. Na etapa Voto Popular, são válidos apenas os votos registrados na enquete no site. O voto só é válido, quando você recebe uma mensagem automática, avisando que seu voto foi computado. Se não aparacer essa mensagem, você ERROU em alguma etapa do passo a passo. Repita com calma.
- Caso o portal fique congestionado e a enquete saia do ar, não há necessidade de enviar mensagem reclamando. Em poucos minutinhos, a enquete volta ao normal, e o internauta pode voltar tranquilamente.
- Para votar, o internauta precisa ter perfil no Facebook e saber a sua senha para fazer o login, caso contrário não vai conseguir votar.
- Esse sistema foi escolhido para evitar fraudes, ou seja, impedir que a mesma pessoa fique o dia todo votando no mesmo indicado(a).
- Enquanto o Facebook for a rede social com o maior número de pessoas, esse sistema será mantido. Se o Instagram, ou outra rede social, superar o Facebook em número de usuários, aí sim mudaremos o sistema para login pelo Instagram ou outra rede social.
- Não existe, em hipótese alguma, a possibilidade de erro apenas na votação de um(a) indicado(a). Quando há algum problema, ninguém consegue votar em nenhum(a) indicado(a). O sistema não é seletivo, é igualitário.
- Quem já votou usando o perfil no Facebook, não vai conseguir votar novamente.
- Não adianta reclamar e criticar a votação, comparando-a com o BBB, por exemplo. Jamais vamos seguir o padrão do BBB, porque os números lá são facilmente fraudados, permitindo que as pessoas votem quantas vezes quiserem. Isso não nos interessa.
- Como consta acima, no Regulamento, quem, por algum motivo, não se sentir confortável em participar do Prêmio, não tem problema - a menção do nome e a foto entre os 10 indicados ficam registradas no portal e nas redes sociais do OLHO VIVO apenas como uma homenagem.
Atualização
A organização do Prêmio OLHO VIVO 2020, em virtude de alguns questionamentos, informa:
- A cerimônia de entrega do Prêmio OLHO VIVO 2020 estava agendada, DESDE MARÇO DESTE ANO, para fevereiro de 2021. Mas, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a maioria dos artistas classificados para a final decidiu que o evento só será realizado após a VACINAÇÃO DA POPULAÇÃO CONTRA O VÍRUS, ou seja, DATA INDEFINIDA. A dor de ver alguém que amamos morrer, seja por qualquer motivo, é devastadora. Concursos de beleza, festas, premiações, são eventos maravilhosos, mas não podem, NEM DEVEM, estar acima das vidas. Vidas importam. É preciso ter empatia e respeito.
2 - Nossa premiação não trabalha com comida e bebida para os convidados. É GRATUITA. Começamos no início da década de 90, e nossa inspiração sempre foi o OSCAR e o GRAMMY (claro, guardadas as enormes proporções). Como todos sabem, essas duas máximas premiações mundiais não servem coquetel, jantar ou qualquer outra alimentação aos artistas e convidados. Grupos de artistas, como Madonna, Elton John, etc., fazem suas festas particulares no pós-premiação para seus convidados. Aqui na região, outras premiações (PAGAS) iniciaram esse estilo de comes e bebes, mas não é a nossa proposta. Já experimentamos e o resultado não foi o esperado. O nosso foco principal são os homenageados e, quem for ao evento, precisa ir para prestigiar os artistas, precisa ir pela arte e pela cultura, e não interessado em comer e beber. Não temos nada contra quem opta por premiações PAGAS e regadas a comida e bebida, mas DEFINITIVAMENTE NÃO É O NOSSO FOCO.